Capa do livro: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA NA AMÉRICA PORTUGUESA<br>estudos sobre a presença jesuítica

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA NA AMÉRICA PORTUGUESA
estudos sobre a presença jesuítica

Autores: Fábio Eduardo Cressoni

Os estudos aqui reunidos representam uma parcela de jovens pesquisadores que vêm enfrentando a problemática da educação jesuítica na formação cultural da América portuguesa. Não é problemática nova, nem tampouco mal mapeada. Ao contrário, é das mais antigas temáticas recorrentes na historiografia sobre o período colonial desde o século XIX. O interessante, no caso, não é a originalidade do tema, mas a clareza e a organização com as quais o acúmulo das discussões clássicas e mais recentes sobre a questão toma corpo no conjunto dos capítulos apresentados. Nesse sentido, temos um panorama abrangente de cinco âmbitos nos quais a educação jesuítica se desenvolvia: o âmbito dos Exercícios, o âmbito dos Colégios, o âmbito da “formação dos professores”, o âmbito do teatro e o âmbito da “educação familiar” ou da “pedagogia”, no seu sentido etimológico de “educação das crianças”, inseparável, no caso, da própria educação da mulher. Em suma, por meio desses estudos, o leitor tem em mãos um material seguro e bem fundamentado para o entendimento global da dinâmica educacional jesuítica na América portuguesa e de seu impacto na sociedade e na cultura da colônia.

Guilherme Amaral Luz, professor do Instituto de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG).

Impresso
de R$ 48,23 por
R$ 43,38
Digital
de R$ 48,23 por
R$ 33,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-431-7
DOI: 10.24824/978858042431.7
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA NA AMÉRICA PORTUGUESA<br>estudos sobre a presença jesuítica

Fábio Eduardo Cressoni

Licenciado em História (Centro Universitário de Araras) e mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba), atualmente cursa doutorado em História (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Franca).

 

Educação, sociedade e cultura na América portuguesa: estudos sobre a presença jesuítica é seu terceiro trabalho no formato de livro. Anteriormente publicou Fazenda Montevidéo: barões, escravos e imigrantes na formação do Oeste Paulista (Topázio, 2007) e Educando pela palavra: pedagogia da escravidão nos sermões de Antônio Vieira (CRV, 2012).

 

Tem-se dedicado a pesquisar a história da formação e expansão do Império português no decorrer do antigo regime, com especial atenção a colonização da América a partir da presença jesuítica (1549-1759); atualmente lecionando História da educação geral e História da educação brasileira na Fundação Hermínio Ometto (FHO/Uniararas).

 

Daniela Fernanda Cardozo Forster Lima

Licenciada em História (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Assis) e Mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba). Professora de História na rede pública estadual paulista e na rede particular de ensino.

 

Marcos Desan Scopinho

Licenciado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba), atualmente cursa doutorado em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba).

Atua como docente na educação básica (Colégio Dom Bosco Assunção Piracicaba/SP) e superior (Faculdades Claretianas Rio Claro/SP).


Afrânio Willian Tegão

Licenciado em Filosofia (Universidade Metodista de Piracicaba), bacharel em Teologia (Escola Superior de Teologia) e mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba). Atualmente atua como docente na Faculdade Nacional de Teologia (Fanatel Piracicaba/SP).

 

Kauiza Araújo de Barros

Possui licenciatura em Filosofia (Universidade Metodista de Piracicaba) e Pedagogia (Faculdade de Pinhais), sendo mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba).  Atualmente atua como professor de Filosofia na rede estadual paulista de ensino e na rede particular.

 

Fábio Falcão Oliveira

Doutorando em Educação (Universidade Federal de São Carlos) e mestre em História da Educação (Universidade Metodista de Piracicaba). Licenciado em Filosofia (Universidade Metodista de Piracicaba) Bacharel em Teologia pela (Faculdade Nacional de Teologia).