Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL:<br>infância, conselhos de educação e formação de educadores

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL:
infância, conselhos de educação e formação de educadores

Autores: Ione da Silva Cunha Nogueira - Valdeci Fontoura (Orgs)

Essas reflexões que aqui organizamos no formato de livro, expressam as percepções de pesquisadores da área de educação que se debruçaram sobre seus objetos no campo educacional provocados pelas políticas públicas em Educação no Brasil.    Essas políticas seguem a lógica neoliberal e atendem especificamente a áreas consideradas prioritárias pelos organismos internacionais que têm na globalização, o cerne de suas definições. Entretanto, nós nos movimentamos neste complexo tabuleiro na tentativa de compreender tais políticas para resisti-las e no movimento dialético também afetá-las. Assim, as políticas públicas, enquanto área de pesquisa e de atuação profissional, reúnem por meio de seus vínculos e raios de abrangência possíveis, temáticas que podem parecer isoladas, entretanto, são na verdade elementos de uma cadeia de fenômenos entrelaçados.
    Os capítulos, frutos de pesquisas de mestrado e doutorado, foram erigidos a partir de objetos que foram tratados qualitativamente. Destacamos o processo formativo destes pesquisadores, que mais ou menos experientes, colaboram aqui com os produtos de suas pesquisas dividindo com os professores brasileiros um recorte das reflexões que os autores estabeleceram em seus processos formativos.
    Enquanto organizadores dessa obra, entendemos que não exaurimos aqui a temática das políticas públicas, posto que esta área de conhecimento dentro do campo complexo e entremeado de temáticas como o da pesquisa em educação, fica aqui a nossa pequena contribuição para que o leitor, com suas reflexões, possa ampliar as que aqui registramos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-343-3
DOI: 10.24824/978858042343.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL:<br>infância, conselhos de educação e formação de educadores

Ione da Silva Cunha Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - FFC - Marília - SP (2010). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista - FCL - Araraquara. Atualmente é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas e avaliadora institucional e de curso do INEP/MEC.


Valdeci Luiz Fontoura dos Santos

Habilitado para o Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM Prof. Argemiro Machado Filho (Andradina -SP), Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB (Andradina - SP), Especialista em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Três Lagoas - MS) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (Presidente Prudente - SP). Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus deTrês Lagoas - MS.

 

Elizabeth Piemonte Constantino

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professor assistente-doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Fabiola Colombani Luengo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP/Assis), especialização em Psicologia Escolar e Educacional pelo CFP, mestrado em Psicologia pela UNESP/Assis, na linha de Infância e Realidade Brasileira. Atualmente é funcionária pública efetiva no cargo de psicóloga na Prefeitura Municipal da Estância Climática de Campos Novos Paulista,doutoranda em Educação pela UNESP/Marília e docente no curso de Psicologia e Serviço Social da UNIP-Assis S.P

 

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Marília (2003). Especialização lato-sensu em Educação Inclusiva (UENP/Fafija) - Jacarezinho, Mestre em Psicologia, (UNESP/Assis), Doutoranda em Educação - UNESP/ Marília. - Pesquisadora CAPES e colaboradora Unesp Assis e PDE Paraná, Campus de Jacarezinho.

 

Klinger Teodoro Ciríaco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Campus Três Lagoas. Mestrando em Educação (Educação Matemática), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Campus Presidente Prudente. É pesquisador do GED - Grupo de Estudos Ligados à Docência - vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2011 onde atua como PROFESSOR ASSISTENTE I no curso de Pedagogia Licenatura Plena. Atualmente trabalha na Rede Municipal de Educação de Três Lagoas (MS) atuando junto ao Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) nas funções de: Professor de Educação Especial e Professor de Ensino Fundamental (Apoio Pedagógico).

 

Miriam Darlete Seade Guerra

Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Urubupungá (1991), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007), tendo feito um Estágio de Doutoramento em 2006 na Universidade de Lisboa, sob a orientação do Prof Dr Rui Canario. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Tarcísio Luiz Pereira

É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP (2008) Campus de Presidente Prudente, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2003), foi Presidente do Conselho Municipal de Educação de Andradina-SP e Coordenador Regional dos Conselhos Municipais de Educação via União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação (2005 a 2007). Atualmente Coordena os Cursos da Área Educacional na Modalidade a Distância (EAD) pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

 

Tatiana Rodrigues Barbosa

Graduada(2006) e Mestre (2010) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/Assis. Tem experiência na área da Infância, com ênfase em Psicologia Clínica e Escolar, e atua na área de Psicologia Social.

 

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professora do Depto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da FC/ UNESP- Bauru.

 

Vera Luísa de Sousa

Graduada em Pedagogia (1999) e especialista em Políticas e Gestão Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação, na área de concentração: Formação inicial e continuada de Professores, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2003). Atuou como professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Professora Assistente lotada no Departamento de Educação do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.