Autores: Solange Helena Ximenes-Rocha - Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Não se trata de uma caminhada que se inicia agora. Já temos um movimento expressivo de experiências pedagógicas inovadoras, fundadas na cultura popular e na matriz da gente do campo. A pequena e quase simbólica substituição da expressão "escola no campo" por "escola do campo" traduz esta passagem de uma escola urbana, apenas adaptada ao contexto rural sem alteração de suas características e estratégias pedagógicas, para uma escola emergente da relação visceral entre a educação e o homem do campo com suas tradições e cultura e trabalho. Trata-se de um modelo educacional próprio do campo ainda em construção, enriquecido, dia a dia, com novos conhecimentos empíricos e teórico-críticos, temperados na forja quente e martelante da experiência quotidiana e que, seguramente, abrirá caminho ao reconhecimento do sujeito do campo como portador pleno de direitos numa sociedade democrática e justa.
As pesquisas publicadas no presente volume nos confrontam com esta realidade abrindo-nos os olhos para a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação do campo. Os trabalhos mostram a realidade, realçando os problemas do deslocamento, da formação e condição de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, das classes multisseriadas. São trabalhos de modo algum restritos ao interesse local uma vez que, desde contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação do campo do interesse de todos os brasileiros e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para o setor, além, é claro, daqueles diretamente envolvidos na práxis pedagógica.
Os autores partilham com o leitor um esforço auspicioso de investigação, cuja meta maior é a construção de uma escola básica do campo e não apenas uma escola básica no campo como destacam algumas passagens dos textos. Trata-se de fundar um projeto de educação tomando como ponto de partida a cultura e história do homem do campo, com seus sentidos e identidade próprios. Os textos mostram que não se trata apenas de fazer uma escola do campo adaptada às condições materiais e culturais da realidade rural, mas de promover, também, consciência e visão críticas dessa mesma realidade com vistas à sua superação.
O livro que o leitor tem em mãos representa uma contribuição nesse sentido. São leituras e tentativas de resposta, circunstanciais e parcelares, mas fecundas porque focadas na realidade concreta do campo. Se o desafio é construir uma escola adequada ao movimento e à dinâmica do campo que, aos poucos, se difunda pelo país, é desejável que trabalhos como estes se ampliem, aprofundem e multipliquem.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-187-3
DOI: 10.24824/978858042187.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Solange Helena Ximenes -Rocha (Organizadora)
É Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professora pesquisadora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, onde também ocupa o cargo de Diretora de Ensino. É membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da revista Exitus. É vice-coordenadora do Curso de Especialização
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Organizadora)
Doutora e Mestre em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Integra o corpo docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, Instituto de Ciências da Educação/ICED. É avaliadora institucional e de cursos pelo MEC/INEP. Diretora Estadual da ANPAE/PA. Coordenadora da Revista Exitus. Coordenadora do projeto de pesquisa Construção de indicadores para análise da política educacional destinada à educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental em Santarém (PIBIC/CNPq). Coordenadora do Curso de Especialização
Alene Gomes da Silva
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.
Ana Hiarley Castro Silva
Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA. Foi bolsista PIBIC/FAPESPA e bolsista de extensão PIBEXT/UFPA. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.
Anselmo Alencar Colares
Graduou-se em Pedagogia na UFPA (1988) onde também fez especialização em Docência no Ensino Superior (1994). Concluiu Mestrado, Doutorado e pós doutorado em Educação na UNICAMP (1998, 2003 e 2011). Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado I. Integra o corpo docente do Instituto de Ciências da Educação na UFOPA e do Mestrado em Educação na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Está desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de formação de professores e história da educação. Coordena o Projeto Formação Docente e Diversidade Cultural (CNPq). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas FORMAZON (UFOPA). Atua principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; educação de jovens e adultos; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC. Autor de livros, capítulos de livros e artigos (individual e em coautoria).
Clênya Ruth Alves Bentes
Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. É aluna do Curso de Especialização
Fabiana Pinheiro da Rocha
Graduação em licenciatura plena em Pedagogia – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.
Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista
Heliene Pimentel de Sousa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense.
Heloisa Helena Martins Sousa
Pedagoga pela UFPA e concluinte do curso de Especialização em Educação e Direitos Humanos – UFOPA. Foi bolsista PIBIC pela UFPA e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense.
Maria Caetana Bentes Mota
Especialista em Informática na Educação – UFPA. Graduação em Formação de Professores das Series Iniciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi diretora da Escola Afroamazônida de Murumuru e é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.
Maria Francenilda Teixeira Castro
Possui graduação
Maricelli Cunha da Silva
Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA. É aluna do Curso de Especialização
Milka Oliveira de Vasconcelos
É estudante de licenciatura plena em Pedagogia – UFOPA. Foi bolsista PIBIC/CNPq e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense - UFOPA. Fez intercâmbio na Universidade do Minho no Campus de Gualtar-Braga pelo Programa Erasmus Mundus no período de agosto de
Orivan José de Matos Campos Júnior
Especialista
Patrícia Mascarenhas dos Santos
Graduação em andamento
Paula de Souza Ferreira
Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA e bolsista PIBIC/FAPESPA. Foi bolsista de Extensão da UFPA. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense UFOPA. Tem artigos publicados em livros e diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.
Raimunda Luzilene Sousa dos Santos
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense – UFOPA.
Rayana Silva Frota
Acadêmica do curso de Pedagogia – UFOPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de professores na Amazônia Paraense UFOPA.
Shelzya Tallita Alves Bentes
Possui graduação plena em Pedagogia – UFPA. É aluna do Curso de Especialização
Waldenira Santos Guimarães
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade. Professora da Educação Básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores na Amazônia Paraense (FORMAZON). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. Linha: Formação de Professores. Tem diversos trabalhos apresentados em congressos científicos e publicados em anais de eventos.