Capa do livro: EDUCAÇÃO SUPERIOR<br>Política e Formação

EDUCAÇÃO SUPERIOR
Política e Formação

Autores: Ana Maria de Lima Souza - Marlene Rodrigues (orgs.)

“A obra aborda a educação superior numa perspectiva que desafia a todos, estudantes, professores, pesquisadores a olhar para suas instituições de ensino, seus cursos, na busca por desvendar suas particularidades expressas na sua cultura, formas de funcionamento, de organização seja institucional seja curricular”. A proposta procurar trazer educação superior de maneira avaliativa, reflexiva e crítica transforme-se em melhorias significativas para as comunidade acadêmica e científica e respectivamente transformar-se no maior bem que a sociedade necessita: o conhecimento aplicável às melhorias na condição de vida da pessoa humana e suas interfaces com o desenvolvimento mundial.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-172-9
DOI: 10.24824/978858042172.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 120
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO SUPERIOR<br>Política e Formação

Ana Maria de Lima Souza (Org.)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1978); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Hu­mano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP (2005). Professora Associado na Fundação Universidade Fe­deral de Rondônia desde 1983. Desenvolve atividade docente no Departamento de Ciências da Educação e no Programa de Mestrado em Psicologia. Tem Participado da administração acadêmica da uni­versidade à frente de diversos setores como: Coordenação de Curso, Chefia de Departamento, Diretorias e Pró-Reitora. Coautora do livro Psicologia, Saúde e Educação: desafios na realidade amazônica. Pedro & João Editores e EDUFRO, 2009.

 

Marlene Rodrigues (Org.)

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras Barão de Mauá (1988); Especialista em Psicopeda­gogia e Metodologia do Ensino Superior; Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC e Mestre em Geografia pela Universidade Fe­deral de Rondônia. Atua há mais de dez anos no ensino superior em atividades ligadas à docência com dedicação às áreas da educação Inclusiva e educação especial, atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia, pes­quisadora do GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - UNIR.

 

Osmar Siena

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa, tendo exercido as Funções de Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coorde­nador do Mestrado em Administração e atua como docente e pesqui­sador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração da UNIR. Na Pesquisa desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de organizações acadêmicas, desenvolvimento sustentável - indica­dores de sustentabilidade; cadeias-rede de produtos da floresta.

 

Ivanda Soares da Silva

Graduada em Ciências Contábeis (1984) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), MBA em Administração pela FIA/USP Mestrado em Administração (2008) pela Universidade Fede­ral de Rondônia (UNIR). É contadora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Colaboradora em grupos e projetos de pesquisa nas linhas de Gestão Pública (GEPORG) e Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da UNIR.

 

Rauriene Araújo da Silva

Graduada em Administração (2010) Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq/UNIR) entre 2007 e 2009.

 

Maray del Carmem Silva Rodrigues

Graduada em Ciências - Habilitação Matemática (1989) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), graduação em Adminis­tração (2007) pelo ILES ULBRA de Porto Velho e mestrado em Ad­ministração (2009) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É direção da Escola de Línguas Border Line Ltda e conselheira su­plente do Conselho Estadual de Educação de Rondônia. Tem expe­riência na área de Administração, com ênfase em Administração e Estratégia Empresarial.

 

Clésia Maria de Oliveira

Graduação em Administração (2001) pela Faculdade Rui Bar­bosa (BA). Especialização em Finanças Empresariais (2002) e; Mestrado em Administração (2009) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Colaboradora em gru­pos e projetos de pesquisa nas linhas de Sustentabilidade (CDR), Gestão de Ativos Estratégicos (GEPORG) e Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da UNIR.

 

Vanessa Aparecida Alves de Lima

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Huma­no pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP (2005). Faz parte da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Participa do Grupo de Pesquisa CEPE­FOP – Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa. Com experi­ência em docência do ensino superior na rede privada do Estado de Rondônia entre os anos de 1995 e 2004, é Docente do Mestra­do Acadêmico em Psicologia e do Departamento de Psicologia da UNIR desde 2004, ministrando disciplinas na área da Psicologia Escolar, Psicologia Institucional, Ética Profissional e Técnicas de Aconselhamento. Coautora dos livros Psicologia e Saúde na Ama­zônia (Casa do Psicólogo, 2003), Psicologia, Saúde e Educação: desafios na realidade amazônica (Pedro & João Editores/EDUFRO, 2009) e Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educa­ção Infantil (Alínea, 2008).

 

Luís Alberto Lourenço de Matos

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Hu­mano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000/2005). Professor do Departamento de Psicologia da Univer­sidade Federal de Rondônia (UNIR) desde 1992 nos cursos de gra­duação em Psicologia e de Mestrado em Psicologia. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa. Coautor dos livros Psicologia e Saúde na Amazônia (Casa do Psicólogo, 2003) e Psi­cologia, Saúde e Educação: desafios na realidade amazônica (Pe­dro & João Editores/EDUFRO, 2009).

 

Maria Hercília Rodrigues Junqueira

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Huma­no, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com formação em Psicoterapia corporal, Psicologia transpessoal e Es­cola S. Atualmente cursa a formação em Constelações Familiares. Ministra cursos de Relações Humanas e Interpessoais e Dinâmicas de Grupo. Professora de cursos de Graduação, Pós-graduação, Ad­junta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR e do Mestrado em Psicologia/UNIR. Superviso­ra de Estágio na Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-Terapia. Pesquisadora do CEPEFOP. Coautora dos livros Psicologia e Saú­de na Amazônia (Casa do Psicólogo, 2003) e Psicologia, Saúde e Educação: desafios na realidade amazônica (Pedro & João Edito­res/EDUFRO, 2009).

 

Iracema Neno Cecilio Tada

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Huma­no pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural pela Uni­versidade de Brasília (1994). Professora adjunta do curso de Psi­cologia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Diversidade Humana e Psicolo­gia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, deficiência mental, processo de escolarização, inclusão escolar e social. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa da Universidade Federal de Rondônia e do Grupo de Pes­quisa “Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolariza­ção e atividade profissional em uma perspectiva crítica”. Coautora do livro Psicologia, Saúde e Educação: desafios na realidade ama­zônica (Pedro & João Editores/EDUFRO, 2009).

 

Anselmo Alencar Colares

Graduação em Pedagogia (UFPA, 1988); Especialização em Ensino Superior (UFPA, 1994); Mestre em Educação (UNICAMP, 1998); e Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Adjunto IV. Integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universida­de Federal de Rondônia (UNIR). Está desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de formação de professores e história da edu­cação, além de coordenar o Projeto Formação Docente e Diversi­dade Cultural (Aprovado no Edital MCT/CNPq nº 14/2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA) e membro dos grupos PRAXIS (UNIR) História, Trabalho e Educação (Universidade Federal de Uberlândia/MG), e HISTED­BR/UNIR. Iniciou a carreira docente em 1982, na educação básica, onde também atuou como supervisor e diretor de escola. No ensino superior ingressou em 1994. Tem experiência na área administrativa e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; edu­cação de jovens e adultos; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cur­sos, pelo INEP/MEC. Autor de livros, capítulos de livros e artigos (individual e em coautoria).

 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (1996); Mestrado (2000) e Doutorado em Educação pela Uni­versidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). É Professora Adjunta III da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Ava­liadora de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora Titular do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia. Coordenadora do Programa Escola de Gestores/UFOPA­-MEC. Atua nos Grupos de Pesquisa: HISTEDBR/UFOPA; PRA­XIS/UNIR e FORMAZON/UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e formação de professores. Principais Obras pu­blicadas: Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa: História e gestão educacional. Editora Autores Asso­ciados, 2003; Colóquios temáticos em educação: polêmicas da atua­lidade. Editora átomo e Alínea, 2005 (Org); Colóquios temáticos em educação: a avaliação em seus múltiplos aspectos. Editora átomo e Alínea, 2006 (Org.); Políticas educacionais no município de San­tarém. Editora da ULBRA, 2006. Colóquios temáticos em educa­ção: do discurso à prática: o cotidiano do educador. Editora átomo e Alínea, 2007; Encontro marcado em educação: debates de temas atuais. Editora átomo e Alínea, 2007. (Org.); Pesquisa Educacional em Rondônia, Editora átomo e Alínea, 2008. (Org.) Aprendizagens da Docência: reflexões sobre os cursos de formação, a inserção pro­fissional e as recentes pesquisas na área, Editora CRV, 2009. (Org.). Formação de professores e as novas tecnologias em educação, Edu­fro Editora, 2010. Org. (no prelo).

 

Berenice Perpetua Simão

Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR/RO e atualmente estuda Gestão de Sistemas Sócios Ecológi­cos e Econômicos na Amazônia pelas Instituições UNEMAT (BR) e Universidade da Flórida (EUA) pesquisando as mudanças de há­bitos e costumes de populações ribeirinhas deslocadas por força de construção de hidrelétricas. Atua na Educação (professora) e Cultu­ra (bailarina) desde 2004 e é funcionária das Secretarias de Educa­ção do Estado de RO e do Município de Porto Velho. É Gestora da Fundação Cultural Iaripuna da Prefeitura de Porto Velho/RO onde é Vice-Presidente e coordena a restauração do Complexo Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

Walterlina Barboza Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ron­dônia (1989), mestrado em Enseñanza Superior - Universidad Au­tónoma de Nuevo León (1997) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos da Ama­zônia (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Fe­deral de Rondônia (UNIR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior na Amazônia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação, pedagogia, Amazônia e desenvolvimento regional.