Capa do livro: CULTURA, ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE/MUNDO

CULTURA, ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE/MUNDO

Autores: Fábio José Rodrigues da Costa (Org.)

A Arte como uma das dimensões da Cultura tem exigido outras formas de compreensão sobre os processos de ensinar e aprender artes da Educação Básica à Universidade e, consequentemente, uma Arte/Educação contemporânea e pós-moderna tem ressignificado o conhecimento do professor de artes, do artista-professor, do arte/educador.

Impresso
de R$ 88,55 por
R$ 80,48
Digital
de R$ 88,55 por
R$ 61,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-193-4
DOI: 10.24824/978858042193.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CULTURA, ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE/MUNDO

Fábio José Rodrigues da Costa (organizador)

 

Doutor em Arte/Educação pela Universidade de Sevilla – Espanha. Professor do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte – NEPEA. Membro da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – FAEB. Membro da Rede Iberoamericana de Educação Artística – RIAEA. Membro da International Society for Education through Art - InSEA. Secretário Geral do Conselho Latino Americano de Educação pela Arte – CLEA.

 

 

 

Ana Mae Barbosa

Doutora em Humanistic Education - Boston University (1978). Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo – USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.

 

Juan Carlos Arañó Gisbert

Doutor em Artes pela Universidad Complutense de Madrid. Professor do Departamento de Didática da Expressão Musical e Plástica da Universidade de Sevilla - Espanha. Coordenador do Programa de Doutorado Artes Visuales y Educación, un enfoque construccionista. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educación y Cultura Audio-Visual.

 

Otilia Aparecida Silva Souza

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Adjunta de Antropologia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade e Sistemas Simbólicos - CNPq e do Núcleo de Estudos Regionais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Cultura Popular, Identidade Cultural e Arte Popular.

 

Francisco Grangeiro Tavares Neves (Mano Grangeiro)

Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará - UFC - Campus Cariri, com pesquisa sobre Cultura e Desenvolvimento. Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Administração, Finanças e Marketing, com foco em difusão e circulação de bens e produtos culturais. Pesquisador nas áreas de cultura e sociedade, religiosidade e gestão cultural. No campo das artes possui trabalhos realizados como ator, encenador, produtor. Atualmente é Gestor Cultural do Serviço Social do Comércio SESC Unidade Juazeiro do Norte, Ceará. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação.

 

José Eldo Elvis Pinheiro Morais

Graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação.

 

Cecilia Maria de Araújo Ferreira

Diretora e Dramaturga. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009), Especialista em Arte-Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minhas Gerais (2008), Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Diretora do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri (URCA), professora do Departamento de Teatro. Diretora e coordenadora da Companhia de Teatro Engenharia Cênica e Líder do Grupo de pesquisa Laboratório de Criação e Recepção Cênica - CNPq.

 

João Dantas Filho

Mestre em Letras na área de Literatura e Cultura, Linha de Pesquisa: Memória e Produção Cultural pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Especialista em Representação Teatral e graduado em Educação Artística/Habilitação Artes Cênicas (2000) e História (1995) pela UFPB. Atualmente é professor do Departamento de Teatro/Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau - Universidade Regional do Cariri – URCA. Chefe do Departamento de Teatro e Líder do Grupo de Pesquisa Dramaturgia e Encenação - CNPq.

 

Duílio Pereira da Cunha Lima

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Graduado em Licenciatura Em Educação Artística - Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Professor do Departamento de Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA e membro do Grupo de Pesquisa Dramaturgia e Encenação - CNPq.

 

Marcio Alessandro Nunes Rodrigues

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduado em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas – UFRN. Professor do Departamento de Teatro e Coordenador da Licenciatura em Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA.

 

Frederyck Sidou Piedade

Mestre em Artes pela Universidade de Brasília - UNB (2001). Graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (1998). Atualmente é professor e Vice-Diretor do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Artes Visuais – L.A.V (CNPq).

 

Cristina Antonioevna Dunaeva

Graduação em Culturologia, História e Teoria da Cultura pela Universidade de História das Culturas (2000) de Moscou (Rússia); Mestre em História/História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005); doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaisau da Universidade Regional do Cariri – URCA e membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação. É intérprete e tradutora (russo-português-russo).

 

Ana Cláudia Lopes da Assunção

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1993). Aperfeiçoamento em Formação em Arteterapia pela Clínica POMAR-RJ. Professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da URCA. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos - GPEACC/CNPq e Membro do Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais - GPAEAV/CNPq.

 

Aurenivia Morais Uchôa (Nivia Uchôa)

Fotógrafa e Professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação.

 

Alysson Amâncio de Souza

Graduado em Dança pelo Centro Universitário da Cidade (2006) e graduado em Dança e Coreografia pela Universidade Gama Filho (2002). Professor do Departamento de Teatro do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro/Dança e Novas Tecnologias – CNPq.

 

Teresa Torres de Eça

Investigadora Colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia daUniversidade de Évora/Portugal. Membro do  Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) Universidade do Minho, Portugal. Membro  do Grupo de Investigación Interdisciplinar ‘Cultura, Imaginación y Creación Artística’, Universidad Autónoma de Madrid, Espanha. Vice-Presidente da International Society for Education Through Art (www.insea.org). Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual - Portugal (www.apecv.pt)

 

Eleonôra Nunes Oliveira

Licenciada em Educação Física pela Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (FESP), pós-graduada em Educação Física Infantil pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), doutoranda do Programa em Artes Visuales y Educación, un Enfoque Construccionista da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilla/Espanha. Professora do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação.

 

José Jaildo da Silva Oliveira

Estudante da Graduação em Artes Visuais da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA. Bolsista de Extensão da PROEX/URCA e membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq da Linha de Pesquisa Cultura, Arte e Arte/Educação.

 

Charles Farias Siqueira

Especialista em Arte/Educação, Licenciado em Pedagogia, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos GPEACC/CNPq/URCA da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais. Estudante da Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau-URCA.

 

Carlos Robério Silva

Estudante do curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA. Na região do Cariri produziu material educativo para as exposições “Cabaré – Memórias de uma Vida” e “Percepções Situações” no Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri. Um dos desenvolvedores do catálogo “Miradas LGBT – Cariri da Diversidade” para a exposição de mesmo nome. Também foi mediador cultural, montador e desmontador de diversas exposições como: “Vestidas de Branco” - Nelson Leirner” e “Canteiro de Obras - Claudio Tozzi”. Expôs trabalho artístico nas exposições: “Miradas LGBT Cariri da Diversidade”, “Continentes”, “Mostra de Artes Visuais da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau e recentemente no LUMEN_EX 2011 – Prêmios de Arte Digital, na Espanha, de âmbito Internacional; é um dos fundadores e músico do grupo de Hip Hop “Monastereo”, atuante em Juazeiro do Norte – Ceará.

 

Fábio Tavares da Silva

Estudante do curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri - URCA; Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP/PIBIC/URCA, Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte NEPEA/URCA, Membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos GPEACC/CNPq/URCA da Linha de Pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais. Estuda, pesquisa e desenvolve trabalhos na área de Histórias em Quadrinhos.