Capa do livro: ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO:<br>um olhar discursivo sobre a língua,a leitura e a interpretação

ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO:
um olhar discursivo sobre a língua,a leitura e a interpretação

Autores: Marilei Resmini Grantham - Ingrid Gonçalves Caseira (orgs.)

“Análise do Discurso e ensino: um olhar discursivo sobre a língua, a leitura e a interpretação” investe na relação entre a Análise do Discurso francesa e o ensino de Língua Portuguesa, explorando –  teórica e analiticamente – uma forma de trabalho que privilegia sempre a produção dos sentidos.

 

A obra reúne o trabalho de professores que, em seus primeiros contatos com a Análise do Discurso, descobrem nesta corrente teórica uma possibilidade de verem sua própria prática pedagógica passar a (re) fazer sentido.

 

Os textos aqui apresentados – longe de se constituírem em “modelos” ou “receitas” de aulas de Língua Portuguesa – possuem em comum o fato de compartilharem uma concepção de ensino de língua que coloca, no espaço da sala de aula, o discurso. Este discurso é focalizado em seus diferentes tipos – pedagógico, jurídico, publicitário, literário – sob diferentes formas – charges, capa de revistas, leis, provérbios – e em diferentes espaços – jornais, revistas, internet.

 

A obra aponta, ainda, um tratamento diferente – a ótica discursiva – para antigas questões gramaticais (pontuação, classes gramaticais) e para aspectos referentes à produção de textos.

Impresso
de R$ 72,42 por
R$ 69,19
Digital
de R$ 72,42 por
R$ 50,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-236-8
DOI: 10.24824/978858042236.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO:<br>um olhar discursivo sobre a língua,a leitura e a interpretação

Marilei Resmini Grantham

Doutora em Letras na área de Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Mestre em Letras na área de Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande pela FURG. Professora do Cur­so de Graduação em Letras e do Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

 

Ingrid Gonçalves Caseira

Mestranda em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Máster em Es­pañol como Lengua Extranjera pela UIMP e Instituto Cervantes de Madrid. Es­pecialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela FURG.

 

Patrícia Franco

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela FURG.

 

Maria Thereza Franceschi

Graduada em Letras Português e Inglês e as Respectivas Literaturas pela FURG. Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa pela FURG. Professora de Língua de Portuguesa e de Língua Inglesa na Rede Estadual de Rio Grande.

 

Ana Regina Muller de Britto

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Francês e Respectivas Literaturas pela FURG. Professora da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande.

 

Priscila Cavalcante do Amaral

Mestranda em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Es­panhol e respectivas literaturas pela FURG.256.

 

Raquel Malta Resende

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela FURG.

 

Patrícia Amorim Chaves

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Espanhol pela FURG.

 

Neromar de Araújo Guimarães

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela FURG. Aluno do Curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos UAB-FURG. Vice-Diretor e recursos humanos no Instituto Estadual de Educação São José, em São José do Norte – RS. Tutor presencial do Curso de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade UAB-FURG. Educador popular do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Cursos Técnicos  Superior – PAIETS- FURG.

 

Elizete Terezinha Lopes Marques

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras pela FURG.

 

Giselle Silveira da Silva

Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras pela FURG.

 

Talita dos Santos Gonçalves

Aluna de mestrado do PPG em Letras da PUCRS. Especialista em Linguística e Ensino de Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Espanhol e res­pectivas literaturas pela FURG. Tutora a Distância do curso Formação de Professo­res de Espanhol como Língua Estrangeira da UFPEL. ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO 257

 

Aline Pires de Moura

Especialista em Linguística e Ensino do Português pela FURG. Graduada em Letras Português/Francês e Respectivas Lit.