Autores: Gilvete de Lima Gabriel
Como possibilitar o aflorar da expressão e das múltiplas vozes que compõem esse complexo e diversificado mosaico cultural existente no curso de Pedagogia da UFRR? Quais os caminhos teórico-metodológicos que propiciarão a formação do professor? Como promover a formação de professores considerando os diferentes contextos e espaços educativos, momentos históricos e a história de vida de cada um? O que permitirá a nova apreensão dos limites e das possibilidades para a formação do professor ao retornar à UFRR? A partir desses questionamentos, decidi introduzir nas disciplinas que lecionei atividades pedagógicas tendo a abordagem biográfica como referência.
A prática de trabalhar com a narrativa autobiográfica na formação inicial permitiu-me constatar que a escrita das narrativas possibilitou aos alunos a conscientização de sua formação acadêmico-profissional e a identificação, ou não, com essa formação. Possibilitou, ainda, o reconhecimento das influências recebidas, para uma assunção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal/profissional. A cada semestre, essas atividades iam revelando que a construção de possíveis alternativas pedagógicas se dá no cotidiano da prática educativa, reunindo diferentes personagens, cenários e condições sociais de trabalho. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que, à medida que eles se conscientizavam das diferentes práticas educativas que estavam presentes nas escolas visitadas, indicavam também a opção teórico-metodológica em relação ao seu fazer pedagógico, ou seja, ao compreender o presente se lançavam para o futuro numa perspectiva construtiva. Desse modo, os alunos tiveram a chance de aprender o que enfatiza Ricoeur “a ler o próprio tempo às avessas, como a recapitulação das condições iniciais de um curso de ação nas suas conseqüências terminais”(1994, p. 106).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-188-0
DOI: 10.24824/978858042188.0
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 167
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Gilvete de Lima Gabriel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é docente da Universidade Federal de Roraima, do curso de Pedagogia, das disciplinas História da Educação I, História da Educação Brasileira e Didática. Coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais, Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima – GEPAIIRR.