Capa do livro: NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE ATUALIZAÇÃO DE SI. OS GRUPOS-REFERÊNCIA E O GRUPO REFLEXIVO NA MEDIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE

NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE ATUALIZAÇÃO DE SI. OS GRUPOS-REFERÊNCIA E O GRUPO REFLEXIVO NA MEDIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE

Autores: Gilvete de Lima Gabriel

                  Como possibilitar o aflorar da expressão e das múltiplas vozes que compõem esse complexo e diversificado mosaico cultural existente no curso de Pedagogia da UFRR? Quais os caminhos teórico-metodológicos que propiciarão a formação do professor? Como promover a formação de professores considerando os diferentes contextos e espaços educativos, momentos históricos e a história de vida de cada um? O que permitirá a nova apreensão dos limites e das possibilidades para a formação do professor ao retornar à UFRR? A partir desses questionamentos, decidi introduzir nas disciplinas que lecionei atividades pedagógicas tendo a abordagem biográfica como referência.

                  A prática de trabalhar com a narrativa autobiográfica na formação inicial permitiu-me constatar que a escrita das narrativas possibilitou aos alunos a conscientização de sua formação acadêmico-profissional e a identificação, ou não, com essa formação. Possibilitou, ainda, o reconhecimento das influências recebidas, para uma assunção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal/profissional. A cada semestre, essas atividades iam revelando que a construção de possíveis alternativas pedagógicas se dá no cotidiano da prática educativa, reunindo diferentes personagens, cenários e condições sociais de trabalho. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que, à medida que eles se conscientizavam das diferentes práticas educativas que estavam presentes nas escolas visitadas, indicavam também a opção teórico-metodológica em relação ao seu fazer pedagógico, ou seja, ao compreender o presente se lançavam para o futuro numa perspectiva construtiva. Desse modo, os alunos tiveram a chance de  aprender o que enfatiza Ricoeur “a ler o próprio tempo às avessas, como a recapitulação das condições iniciais de um curso de ação nas suas conseqüências terminais”(1994, p. 106).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-188-0
DOI: 10.24824/978858042188.0
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 167
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE ATUALIZAÇÃO DE SI. OS GRUPOS-REFERÊNCIA E O GRUPO REFLEXIVO NA MEDIAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE

Gilvete de Lima Gabriel

 

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é docente da Universidade Federal de Roraima, do curso de Pedagogia, das disciplinas História da Educação I, História da Educação Brasileira e Didática. Coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo e é   líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais, Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima – GEPAIIRR.