Autores: Maria Teresa Telles Ribeiro Senna
Este livro apresenta aos leitores brasileiros o pensamento ecológico de Urie Bronfenbrener em profundidade, preenchendo um espaço significativo para o campo da educação. Superando as discussões que se alicerçam em contrapo-sições, Urie Bronfenbrenner aposta em um projeto de investigação que procure evidenciar o quanto as relações sociais – geográficas, políticas, culturais, religiosas – compõem os modos de pensar e sentir dos seres humanos e, também, o quanto cada ser humano, em sua singularidade, tece uma rede própria de significados a partir daquilo que apreende do social e confere novos rumos para o contexto onde vive.
Além disso, a autora traz ainda importante contribuição aos leitores quando, a partir da compreensão da teoria de Bronfenbrener, analisa o pensamento e trabalho de diversos estudiosos que se transformam em interlocutores do paradigma sistêmico em foco, dando destaque a Loris Malaguzzi, importante autor italiano que construiu, com seus parceiros teóricos, seus colaboradores de trabalho e com as crianças que frequentavam as escolas infantis, a abordagem de educação infantil de Reggio Emilia, na Itália, já bastante conhecida entre nós.
Certamente, a obra vai fazer o leitor compreender o desenvolvimento humano em sociedades contemporâneas com outro olhar, muito mais complexo.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-153-8
DOI: 10.24824/978858042153.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Maria Teresa Telles Ribeiro Senna
Professora da Educação Básica pela prefeitura do Rio de Janeiro, iniciou o trabalho na área da surdez, o que a levou a graduar-se em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá. Sua caminhada na Educação Especial foi significativa, com a implantação do atendimento oficial ao aluno surdo na Prefeitura de Angra dos Reis, RJ, e ingresso, em 1991, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC). Em 1994, transferiu-se para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde dedicou o trabalho entre pesquisas com a surdez e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI. Em 1999, tornou-se Mestre em Linguística (UFSC) e, em 2010, concluiu o Doutorado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral como bolsista CAPES na Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália. Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento Humano e Educação, com ênfase em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem.
Beatriz Vargas Dorneles
Mestre em Educação (UFRGS), Doutora
Maria Ângela Mattar Yunes
Psicóloga, Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Pesquisadora do CNPq, Professora no Mestrado em Educação da Unilasalle e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação
Maria Carmen Silveira Barbosa
Doutora