Capa do livro: PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL:<br>o paradigma sistêmico de Urie Bronfenbrenner

PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL:
o paradigma sistêmico de Urie Bronfenbrenner

Autores: Maria Teresa Telles Ribeiro Senna

Este livro apresenta aos leitores brasileiros o pensamento ecológico de Urie Bronfenbrener em profundidade, preenchendo um espaço significativo para o campo da educação. Superando as discussões que se alicerçam em contrapo-sições, Urie Bronfenbrenner aposta em um projeto de investigação que procure evidenciar o quanto as relações sociais – geográficas, políticas, culturais, religiosas – compõem os modos de pensar e sentir dos seres humanos e, também, o quanto cada ser humano, em sua singularidade, tece uma rede própria de significados a partir daquilo que apreende do social e confere novos rumos para o contexto onde vive.

 

Além disso, a autora traz ainda importante contribuição aos leitores quando, a partir da compreensão da teoria de Bronfenbrener, analisa o pensamento e trabalho de diversos estudiosos que se transformam em interlocutores do paradigma sistêmico em foco, dando destaque a Loris Malaguzzi, importante autor italiano que construiu, com seus parceiros teóricos, seus colaboradores de trabalho e com as crianças que frequentavam as escolas infantis, a abordagem de educação infantil de Reggio Emilia, na Itália, já bastante conhecida entre nós.

 

Certamente, a obra vai fazer o leitor compreender o desenvolvimento humano em sociedades contemporâneas com outro olhar, muito mais complexo.

Impresso
de R$ 56,29 por
R$ 48,23
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 39,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-153-8
DOI: 10.24824/978858042153.8
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL:<br>o paradigma sistêmico de Urie Bronfenbrenner

Maria Teresa Telles Ribeiro Senna

Professora da Educação Básica pela prefeitura do Rio de Janeiro, iniciou o trabalho na área da surdez, o que a levou a graduar-se em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá. Sua caminhada na Educação Especial foi significativa, com a implantação do atendimento oficial ao aluno surdo na Prefeitura de Angra dos Reis, RJ, e ingresso, em 1991, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC). Em 1994, transferiu-se para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde dedicou o trabalho entre pesquisas com a surdez e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI. Em 1999, tornou-se Mestre em Linguística (UFSC) e, em 2010, concluiu o Doutorado em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral como bolsista CAPES na Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Itália. Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento Humano e Educação, com ênfase em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem.


Beatriz Vargas Dorneles

Mestre em Educação (UFRGS), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Estágio pós-doutoral na Universidade de Oxford (2009), professora do programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. É autora de vários artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. E-mail: bvdornel@terra.com.br.

 

Maria Ângela Mattar Yunes

Psicóloga, Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Pesquisadora do CNPq, Professora no Mestrado em Educação da Unilasalle e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da FURG (CEP-RUA/FURG) e do Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias da FURG (NEAF). É autora de vários artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. E-mail: mamyunes@yahoo.com.br.

 

Maria Carmen Silveira Barbosa

Doutora em Educação UNICAMP (2000), mestre em Educação - UFRGS (1987), especialista em Alfabetização em classes populares - GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil - Centro Lidia Coriat (1995). É graduada em Pedagogia - UFRGS (1983). Professora Associada 1 no Programa de Pós-graduação - UFRGS linha: Estudos da Infância. Foi coordenadora drdenação da Mostra Anual da Educação Infantil e das exposições intercrianças de 0 a 6 anos da ANPED e atualmente participa do comitê Científico da mesma entidade. É autora de vários artigos em periódicos científicos e capítulos de livros. E-mail: licabarbosa@uol.com.br.