Autores: Maria Fani Scheibel - Silvana Lehenbauer (orgs.)
Las contribuciones a la obra colectiva que ahora los lectores tienen en sus manos (clarificación conceptual, formación del profesorado, dificultades de aprendizaje, tecnologías de la comunicación, ámbitos disciplinares como generadores de concientización, etc.) implican conocimiento y experiencia sobre el terreno, sabiendo de la importancia de no ceder en la lucha por lograr que a este campo de trabajo social y pedagógico por antonomasia se le conceda por las autoridades toda la trascendencia que tiene en el escenario de las políticas federales, armonizadas con las estatales y locales.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-169-9
DOI: 10.24824/978858042169.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Jamila Acosta
Pedagoga pela Universidade Católica de Pelotas (RS).
Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Docente de Cursos de Graduação e Pós Graduação.
Tales Leandro Costa Martins
Possui graduação
Cintia Jung Bonenberger
Possui graduação
Juliana da Silva
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Tem experiência na área de Genética, com ênfase
Maria Fani Scheibel
Pedagoga, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação, pesquisando sobre EJA. Experiência como docente na educação básica e superior. Atualmente integrante do Fórum Estadual de EJA do estado do RS (gestão 2009- 2012). SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Saberes e Singularidades na Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Porto Alegre: Pallotti, 2006.
Maria Aparecida Ferreira Barbosa Fernandes
Possui graduação
Maria Eloisa Farias
Possui graduação
Everton Fêrrêr de Oliveira
Possui Licenciatura Plena
Eduardo Garralaga Melgar Jr
É Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão (2010), adquiriu através da participação de projetos de pesquisas e extensão no âmbito da Universidade, experiência em Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação na modalidade EaD pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Pelotas/RS e a partir do 2° Sem./2011 acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu EJA em Territórios de Fronteira da UNIPAMPA – Campus Jaguarão.
Jorge Araujo Azambuja
Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Integrou projetos e trabalhos na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Movimentos Sociais. Atua junto aos Diretórios Acadêmicos do campus e formação do Diretório Central Estudantil da instituição. É representante estudantil no Conselho do Campus e desde o início de 2011 integra o Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia.
Leticia Feijó Fagundes Rodrigues
Licencianda de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Iniciou a graduação em 2008 na Universidade Federal do Pampa, atuou no projeto de Pesquisa Investigação na Formação Inicial e Continuada de Professores no Município de Jaguarão, RS (2008-2009), atualmente está vinculada ao Projeto: Pedagógico Brincando com o Alfabeto-IFPA, Projeto: Observando o Meio Ambiente: Aprendendo com o modo de vida dos insetos-IFPA na Universidade Federal do Pará.
Vera Teresinha Curtinaz da Silva
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão (2010), atuou como bolsista em projetos pesquisa e extensão na área de Educação Educação de Jovens e Adultos e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Atualmente é acadêmica do Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação na modalidade EaD pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Pelotas/RS e a partir do 2° Sem./2011 acadêmica do Curso de Especialização Lato Sensu EJA em Territórios de Fronteira da UNIPAMPA – Campus Jaguarão.
Miguel Anxo Santos Rego
Nació el 25 de septiembre del año 1955 en Xuño-Porto do Son (A Coruña). En 1978 se licenció en Filosofía y Ciencias de
Amplió estudios en
Forma parte del Consejo Editorial de distintas Revistas Científicas españolas y extranjeras. Entre las Revistas Internacionales y Nacionales en las que ha publicado se encuentran: Teaching & Teacher Education (USA), European Journal of Education (Francia), Intercultural Education (Inglaterra & USA), Evaluation and Program Planning (USA), Mediterranean Journal of Education (Malta), Studies in Learning, Evaluation, Innovation and Development (SLEID, Australia), Revista Portuguesa de Educaçao, Innovación Educativa (México, D.F.), Revista Portuguesa de Pedagogia, Forum Crítico da Educaçao (Brasil), Realidades Educativas (Argentina), MAGIS. Revista Internacional de Investigación en Educación (Colombia), Bordón (Sociedad Española de Pedagogía), Revista de Educación (MEC), Revista de Ciencias de
A lo largo de su trayectoria académica ha desempeñado distintos cargos: Director del Centro Asociado de
Además de haber dirigido doce tesis doctorales, con otras siete en realización, ha sido Investigador Principal de 14 Proyectos de Investigación, tanto de ámbito nacional como internacional, en torno a cuestiones diversas, de las que son un ejemplo las siguientes: la reforma educativa en Galicia, las estrategias de aprendizaje, los proyectos educativos en la emigración, la dimensión social y educativa de la emigración en América y Europa, la educación primaria en Galicia, la inmigración y sus desafíos educativos, la investigación educativa en Galicia, el aprendizaje cívico y las competencias transversales en la universidad, evaluación del sistema educativo en Galicia, y las familias inmigrantes: el lado socio-educativo de la integración, el rendimiento académico del alumnado procedente de la inmigración en Galicia, o la gestión socio-educativa de la inmigración en la administración local. Evaluación y optimización. Es evaluador de
En el año 2008 le fue concedido, junto al Grupo Esculca de
Vivian Edite Steyer
Pedagoga. Especialista
Liana Borges
Doutora em educação (2009). Possui graduação em Filosofia (1985), especializção em Alfabetização na perspectiva do socioconstrutivismo (1987) e mestrado em Educação (2001), todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com experiência na área de Ciência Política, com ênfase
Atualmente coordena o Fórum Estadual de EJA do estado do RS (2009/2012) e faz parte da direção da Fundação de Recursos Humanos RS através da direção pedagógica da Escola de Governo.
Tania Maria Scuro Mendes
Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora e professora na graduação e pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil.
Karin koenig
Professora Tutora Virtual do Curso de Pedagogia/EAD Ulbra - Mestranda em Educação do PPGEDU.
Silvana Lehenbauer
Graduada em Pedagogia, Mestre
SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Saberes e Singularidades na Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Porto Alegre: Pallotti, 2006.
Moema Terezinha Pinto Cavalcante
Licenciatura em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Mestre em Literaturas da Língua Portuguesa pela UFRGS. Mestre
Livros publicados:
CAVALCANTE, M. Por Mares Muito Antes Navegados. Canoas: ULBRA, 2001.
CAVALCANTE, M. Pré-Emergência da Literatura Brasileira em relação.... (Tese de Doutorado). Canoas: ULBRA, 2002.
Org. CAVALCANTE, M. (Org.) Cem Anos sem Machado. Canoas: ULBRA, 2008.
Vários Capítulos de livros publicados, dentre os quais, obra recentemente publicada na França.