Capa do livro: O ENVELHECIMENTO E A VELHICE:<br>teorias, demografia e polí­tica

O ENVELHECIMENTO E A VELHICE:
teorias, demografia e polí­tica

Autores: Rita de Cássia da Silva Oliveira - Flávia da Silva Oliveira - Paola Andressa Scortegagna

O processo de envelhecimento da população constitui um fenômeno mundial. O Brasil segue essa tendência tendo atualmente aproximadamente 20 milhões de idosos, o que representa mais de 10% da população. 

Além do aumento no número de idosos, amplia-se também a esperança de vida, consequência da diminuição da taxa de mortalidade e de natalidade. 

Esse fenômeno de envelhecimento populacional é extremamente complexo e não pode se restringir apenas a reflexos demográficos, mas exige entendimento de diferentes aspectos, entre os quais: biológico, social e psicológico. Para maior esclarecimento torna-se imprescindível o estudo das teorias sobre o envelhecimento. 

Na sociedade brasileira, percebe-se um culto à juventude e em decorrência uma desvalorização e discriminação da velhice. Entretanto, esse panorama está se modificando, por um lado com o registro de um número maior de idosos que aos poucos reclamam a situação discriminatória e de vulnerabilidade das quais são vítimas, reivindicando seus direitos como cidadãos; por outro, surge um novo idoso, mais ativo, integrado, informado e participativo socialmente. 

Os objetivos dessa obra são refletir sobre o processo de envelhecimento e da velhice enquanto etapa da vida; apresentar as principais teorias do envelhecimento nos âmbitos biológico, social e psicológico; identificar a situação demográfica desse segmento etário no Brasil e as principais políticas públicas que amparam os idosos na nossa sociedade para a garantia do respeito aos direitos e ao exercício pleno da cidadania.

 Composto por quatro capítulos, o livro aborda fundamentos teóricos relevantes para o entendimento da pessoa idosa. Paralelamente busca, de maneira intencional, suscitar a curiosidade de estudiosos para que se preocupem e se mobilizem para efetivação das políticas públicas elaboradas para essa faixa etária, que ainda apresenta um descompasso entre o que está previsto em lei e o que é praticado, e também se empenhem para a ampliação de mais ofertas de programas e intervenções educativas voltadas para o idoso. 

Parafraseando Paulo Freire: “Somos velhos ou novos muito mais em função da forma como entendemos o mundo, da disponibilidade com que nos dedicamos, curiosos, ao saber cuja conquista nunca cansa e cujo descobrimento nunca nos deixa passivos e insatisfeitos”. 

Esperamos conquistar cada vez mais estudiosos e pesquisas científicas sobre o tema em busca do fortalecimento de um novo Paradigma da Velhice, emergindo um idoso mais ativo que aos poucos tem sido esboçado no cenário nacional.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-084-5
DOI: 10.24824/978858042084.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 102
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O ENVELHECIMENTO E A VELHICE:<br>teorias, demografia e polí­tica

RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA

Pedagoga. Gerontóloga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI/UEPG). Líder dos grupos de pesquisas Educação Permanente de Jovens, Adultos e Idosos e Envelhecimento, maturidade e velhice. Pesquisadora Produtividade do CNPq. 

FLÁVIA DA SILVA OLIVEIRA

Advogada. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica da Argentina. Professora e Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Educacional de Ponta Grossa – Faculdade União. Participante do grupo de pesquisas Educação Permanente de Jovens, Adultos e Idosos. 

PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participante do grupo de pesquisas Educação Permanente de Jovens, Adultos e Idosos.