Autores: Ivanise Monfredini
Neste pequeno texto, dirigido principalmente aos professores e professoras que militam no ensino público, Ivanise Monfredini convida-os a refletir sobre seu próprio trabalho e sobre as condições históricas e sociais que o determinam. Ao mesmo tempo pondera que, dado seu caráter contraditório, tais condições lhes abrem possibilidades de atuar conscientemente sobre elas, contribuindo ou para sua manutenção ou para a introdução de questionamento, de novas práticas e de novos olhares.
Esse enfoque lhe permite a apreensão e compreensão do caráter ontológico do trabalho docente, razão pela qual considera como formadoras as práticas profissionais realizadas pelos homens e mulheres que a ele se dedicam, as quais se propõe investigar por meio das categorias cultura, trabalho e formação. Não se trata, portanto, da formação puramente acadêmica, mas daquela que resulta do trabalho como bem se pode verificar a partir do subtítulo do livro. Ou seja, que é fruto da tentativa diária dos docentes de promover a adequação entre os propósitos educativos que consideram adequados à formação de seus alunos e as legalidades objetivas no âmbito das quais tais propósitos podem, ou não, se concretizar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-043-2
DOI: 10.24824/978858042043.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 92
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ivanise Monfredini
É psicóloga e doutora em Educação: História, Política, Sociedade. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, realizando atividades de docência, pesquisa e orientação. Participa da Linha de Pesquisas