Capa do livro: TEMAS PARA O OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

TEMAS PARA O OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores: Amarildo Menezes Gonzaga - Augusto Fachin Terán - Ierecê dos Santos Barbosa - Eduardo A. Das Chagas Segura - Rosa Oliveira Marins Azevedo

Este livro destina-se a todos que atuam na área de Educação em Ciências e que discutem a diversidade e a multidimensionalidade da produção do conhecimento. Além disso, contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que seja capaz de gerar indivíduos aptos a considerar e fazer interagir as diversas epistemologias, campos de saber e paradigmas particulares. Outro ponto importante é que contempla aspectos que norteiam o desenvolvimento de uma Educação em Ciências capaz de contribuir para a formação cultural daqueles que se propuserem a Lê-lo. 

Vale ressaltar que é a partir desta produção que se constituirá o referencial teórico do projeto integrado de pesquisa “O campo interdisciplinar Língua, Matemática e Ciências na iniciação às ciências na Educação Básica: um estudo no 7º, 8º e 9º anos em uma escola da rede pública de Manaus, que foi aprovado pela CAPES, no Edital do Observatório Nacional da Educação 2010”.

Impresso
de R$ 64,36 por
R$ 56,29
Digital
de R$ 64,36 por
R$ 45,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-098-2
DOI: 10.24824/978858042098.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

TEMAS PARA O OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Amarildo Menezes Gonzaga

Doutor em Educação - Currículo e Avaliação Educacional - Universidad de Valladolid (2002), Mestre em Ciências Humanas - Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Universidade Federal do Amazonas (1995), Licenciado em Letras - Universidade Federal do Amazonas (1990). Curso Adicional em Estudos Sociais: Habilitação para 5ª e 6ª séries no Colégio Batista de Parintins (1984). Curso Técnico: Habilitação para o Magistério 1ª a 4ª série do primeiro grau no Colégio Nossa Senhora do Carmo - Parintins (1980-1983). MInistrou aulas nas Séries Iniciais, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente ministra aulas em Cursos de Graduação, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática das Ciências nos Cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Também atua em cursos de pós-graduação, como professor pemanente tanto no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazonia da Universidade do Estado do Amazonas, quanto no Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências, também da UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: PARADIGMA SISTÊMICO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Ierecê dos Santos Barbosa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Psicanalista Clínica. Tem experiência nas áreas de Educação, Comunicação, Psicanálise, Engenharia de Produção e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de ciências, problemas e transtornos da aprendizagem, engenharia de produção, gênero, semiologia, longevidade.

 

Augusto Fachin Terán

É bacharel em Ciências Biológicas no Programa Acadêmico de Biologia pela Universidad Nacional de la Amazonía Peruana-UNAP (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos com mais de 25 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, atuando principalmente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. É Coordenador do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Escola Normal Superior da UEA. Atua nas disciplinas, Tópicos em Ensino de Biologia e Conservação de Recursos Naturais Amazônicos. É professor da graduação na Escola Normal Superior desde 2001, onde ministra aulas nas Licenciaturas de Normal Superior, Pedagogia e Biologia. Atua na linha de Pesquisa: Meios e recursos didático-pedagógicos para otimização do Ensino de Ciências. É líder do Grupo Integrado de Pesquisa em Ensino de Ciências: suas Metodologias e Tecnologias. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, espaços não formais, educação para o meio ambiente e divulgação científica.

Rosa Oliveira Marins Azevedo

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2011). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008). Especialização em Psicopedagogia (2005) e Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas - IFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Conceitos Científicos e Novas Tecnologias.


Eduardo Alberto das Chagas Segura

Mestrando em Educação em Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA (2011). Graduação com Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: PARADIGMA SISTÊMICO, EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, CURRÍCULO.