Capa do livro: EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA:<br>reflexões interdisciplinares

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA:
reflexões interdisciplinares

Autores: Antonio Escandiel de Souza

A chave de leitura desta obra coletiva é dada pela interdisciplinaridade. O conjunto de textos reunidos invoca as ciências, as artes e a filosofia. Isso é o primeiro dos muitos caminhos feitos pelos autores em busca do ponto de encontro de diferentes saberes. A perspectiva interdisciplinar não põe fronteiras. Ao contrário, trabalha buscando a convergência de diferentes áreas ou campos do saber para um ponto onde, cada uma a partir do que lhe é próprio, contribua para construir novos conhecimentos e saberes.

 

 A aproximação entre teóricos da linguística, da literatura, da pedagogia, da psicologia, da antropologia, da análise do discurso, da história e de outras simboliza a tentativa de encontrarmos caminhos mais produtivos para práticas sociais construtoras da cidadania plena.

 

A presença de Bakhtin como referência em mais de um texto é um exemplo interessante para o processo interdisciplinar instalado na obra. As formulações do filósofo soviético feitas ainda na década de 20 do século passado continuam fundamentais para os analistas das práticas sociais. Nada tão atual quanto buscar, a partir de análises literárias, os discursos dos períodos ditatoriais dos povos latino-americanos e as relações ideológicas que trazem implícitas. Mas também tentar dissecar, no movimento da dança, o corpo que baila e produz um ato dialógico entre a arte e a ciência; tentar encontrar no lúdico as relações entre brincar e aprender; as relações entre sociologia e linguística aplicada e as tentativas de avançar metodologicamente com novas tecnologias para o ensino de línguas, trazem fazeres teórico-práticos perpassados por questões básicas da obra do filósofo: o dialogismo e a interação.

 

A interdisciplinaridade se instala exatamente aí onde aos saberes da fisiologia humana se amalgamam os da filosofia -estética e político - e possibilitam a constituição de um significante aberto à multiplicidade de sentidos; se instala onde o professor coloca a história da escravidão por um viés da cultura do espetáculo ou então com relevância para direitos humanos ou economia. A história, o político e a linguagem tornam possível uma ou outra abordagem, mas o fio que identificará cada foco conduzirá ao ponto de encontro que é lugar interdisciplinar da construção de um novo saber ou da constituição de uma nova posição acerca de questão afro-brasileira.

 

As abordagens estão na direção de situarem as coafetações entre sociedade, educação e cultura. A discussão que permeia alguns dos textos estabelece pontes para compreendermos a relação das condições sociais com os produtos culturais que determinam a identidade de grupos de trabalhadores ou estudantes. As referências básicas como Manuel Castells, Raimond Aron, Jacques Rancière, Michel Pêcheux e Maurice Tardif retomam também, quando colocadas em relação suas ideias, a interdisciplinaridade na constituição de diferentes identidades dos envolvidos nas práticas sociais. Eles dão aos autores desta obra e aos leitores da transversalidade dos textos múltiplas possibilidades de fazerem dialogar teorias para produtivos resultados nesse universo acadêmico das ciências sociais e da comunicação. A proposta dos autores configura, portanto, uma bem sucedida tarefa de aproximar, de fazer conversar autores e teorias em busca de avanços para a compreensão dos processos sociais, educacionais e culturais.

 

 

Elizabeth Fontoura Dorneles

Reitora da Universidade de Cruz Alta

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-099-9
DOI: 10.24824/978858042099.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA:<br>reflexões interdisciplinares

Antonio Escandiel de Souza (Org.)

Possui graduação em Letras e Especialização em Linguísticatextual pela Universidade de Cruz Alta, Mestrado em Estudos linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Doutorado em Estudos da linguagem/Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é docente e pesquisador da FAPERGS, CAPES e CNPq, líder do Grupo de Estudos Linguísticos – GEL – da Universidade de Cruz Alta, RS, atuando também como Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da mesma universidade.

 

Aristeu Castilhos da Rocha

É graduado em Estudos Sociais pela Universidade de Cruz Alta e em História pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutor em História pela mesma universidade. É docente e pesquisador da FAPERGS e CNPq, integrante do Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa em História da Universidade de Cruz Alta - RS.

 

Berenice Geshwind Basso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cruz Alta, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e exerce, atualmente, a função de coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade de Cruz Alta. É também docente e pesquisadora CAPES e CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos na mesma universidade.

 

Carla Rosane da Silva Tavares

É graduada em Letras e Direito pela Universidade de Cruz Alta, Especialista em Leitura pela Unicruz e Supervisão Escolar pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua como docente, coordenadora do GEPELC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação, pesquisadora da FAPERGS, CAPES e CNPq e coordenadora do Curso de Letras na Universidade de Cruz Alta.

 

Elizabeth Fontoura Dorneles

É graduada em Letras pela Universidade de Cruz Alta, Especialista em Leitura e produção textual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre e Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É docente e pesquisadora na Universidade de Cruz Alta sendo, atualmente, reitora desta universidade.

 

Ermelio Rossato

Cursou seus estudos superiores em São Paulo. É formado em Ciências Sociais, Filosofia e Teologia. Atuou como sociólogo na Secretaria de Estado da Agricultura e Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais. Formou-se Mestre em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, obteve o título de Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem artigos publicados sobre sociedade e educação e publicou três livros, a respeito da mesma temática. Atualmente exerce as funções de pesquisador CNPq e professor na Universidade de Cruz Alta- RS.

 

Fabiana Iser

É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta, mestre em Ciências da Comunicação pela  Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Docente do Curso de Comunicação Social da Universidade de Cruz Alta e pesquisadora CNPq do Centro Integrado de Pesquisa em Comunicação nesta universidade.

 

Maria Aparecida Santana Camargo

É bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, especialista em Fundamentos Teórico-metodológicos pela UNICRUZ, mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui dois livros publicados na área de Arte- -Educação. Atualmente é docente e pesquisadora CNPq, FAPERGS, líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos da Universidade de Cruz Alta, RS.

 

Rubiane Falkenberg Zancan

Licenciada em Dança e Especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens pela Universidade de Cruz Alta, RS. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenadora e docente do Curso de Dança – Licenciatura da UNICRUZ. Bailarina e Coreógrafa de Dança Contemporânea. Pesquisadora CNPq, integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos.

 

Sirlei de Lourdes Lauxen

É graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professora e Vice-Reitora de Graduação da Universidade de Cruz Alta, RS, atuando ainda como pesquisadora FAPERGS e CNPq, integrante do Grupo de Estudos Humanos e pedagógicos.

 

Vânia Maria Oliveira de Freitas

Possui graduação em História pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Cursou mestrado e doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Historiadora, professora e coordenadora do Curso de História da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Pesquisadora CNPq, integrante do Grupo de Estudos, Ensino em Pesquisa em História da mesma universidade.

 

Veronice Mastella da Silva

É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade de Cruz Alta, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. É docente, coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Cruz Alta. Pesquisadora CNPq, líder do Centro Integrado de Pesquisa em Comunicação da mesma universidad