Capa do livro: CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO:<br>redes de pesquisas em negociação

CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO:
redes de pesquisas em negociação

Autores: Rita de Cássia Prazeres Frangella (Org.)

O investimento na produção de conhecimento em redes de pesquisa, por meio da reflexão compartilhada, tem possibilitado o adensamento das discussões desenvolvidas no campo da educação e a busca por modos próprios de fazê-lo.  Tomamos o desafio de propor um trabalho de equipe que visa, a partir de diferentes possibilidades de interrogação, desenvolver um estudo sobre políticas curriculares, de formação e de avaliação na articulação/negociação do que vai sendo produzido nas diferentes pesquisas. Nosso intuito é, nesse enredamento, possibilitar a produção de conhecimentos teórico-metodológicos para operar na análise dessas políticas. Isso implica a compreensão de que essa construção não se dá na busca de um sentido único, mas considerando a interação e o diálogo como forma de produção, como campo de enfrentamento entre diferentes discursos, atos de enunciação cultural que remetem a grupos diferenciados. Assim, o diálogo se dá entre formas de se narrar enquanto sujeito e grupo, na fronteira, como espaço significativo de construção de múltiplas histórias que não se unificam, mas podem dialogar, construindo outras narrativas, hibridizadas nas diferenças negociadas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1047-9
DOI: 10.24824/978854441047.9
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CURRÍCULO, FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO:<br>redes de pesquisas em negociação

ANA CAROLINA CHRISTOVÃO
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

CARLOS ROBERTO DE CARVALHO
Professor do PPGEDUC da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Departamento de Educação e Sociedade do Campus Multidisciplinar. Doutor em Educação pela UFF, Mestre em Educação pela UERJ, graduado em História. Tem experiência na área de educação, com ênfase em didática e africanidades. Coordenador do GEPELID - Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagens e diferenças que dedica-se a pesquisar em Ciências Humanas numa perspectiva bakhtiniana. Ator.

DÉBORA RAQUEL ALVES BARREIROS
Doutora em Educação (2006-2009) e Pós-Doutorado em Educação (2009-2012) pela UERJ. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF/UERJ. Pesquisadora integrante dos GrPESq/CNPq – Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos(GCDEH). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá Campus Madureira. Integra o Projeto “Políticas de currículo como enunciações culturais: currículo, formação e avaliação em negociações com e na diferença” financiado no edital grupos emergentes FAPERJ.

ELISANGELA DA SILVA BERNADO
Pós-Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Bolsista PNPD/CAPES). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2015-2017).

ÉRIKA VIRGÍLIO RODRIGUES DA CUNHA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd), Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado (PPGEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.

FLÁVIA MILLER NAETHE MOTTA
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Campus Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do PPEGEduc da UFRRJ. Coordenadora do GEPELID - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem e Diversidade que desenvolve o projeto. Jovem Cientista no Nosso Estado/FAPERJ.

MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO
Doutora em Educação pela PUC-Rio em 2005. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Procientista/UERJ. Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGCC/FEBF/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd/UERJ). É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, Editais 2011 e 2015. É coordenadora institucional do Projeto Observatório de Periferias Urbanas, que conta com apoio da CAPES/INEP/OBEDUC. Integra o Projeto “Políticas de currículo como enunciações culturais: currículo, formação e avaliação em negociações com e na diferença” financiado no edital grupos emergentes FAPERJ.

MARIA LUIZA SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI
Doutora em Educação pelo Proped/UERJ. Pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, Canadá, junto ao Professor Emérito William Pinar, com projeto aprovado pela Capes. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO. Coordenadora do GT Currículo Anped (2015-2017). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas educativas e Formação de Professores/GPPF. Editora da Revista Teias Proped-UERJ.

NEUZA MARIA SANT’ANNA DE OLIVEIRA
Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc- UFRRJ), Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do Ensino Fundamental das redes municipais de Mesquita e Nova Iguaçu.

RAPHAEL PELLEGRINI
Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

RITA DE CÁSSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Proped. Desenvolve pesquisas na área de currículo e formação de professores. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Procientista/UERJ. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Secretaria Geral da ABdC (2015- 2016). Coordena o GRPesq/CNPQ Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos – GCDEH, que congrega pesquisas desenvolvidas no Proped/UERJ e na FEBF/UERJ. Coordena o Projeto “Políticas de currículo como enunciações culturais: currículo, formação e avaliação em negociações com e na diferença” financiado no edital grupos emergentes FAPERJ.