Capa do livro: O PROFESSOR MEDIADOR NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR

O PROFESSOR MEDIADOR NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores: Claudia Aparecida Sorgon Scotuzzi - Joyce Mary Adam

Muitos estados brasileiros têm desenvolvido políticas e programas de prevenção e/ou minimização de situações de violência no interior das escolas. Dehttp://www.editoracrv.com.br/includes/fckeditor/editor/images/spacer.gifntre eles, destacamos o estado de São Paulo, que criou, no ano de 2010, o Sistema de Proteção Escolar, no qual está inserido o Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC), cuja função é desenhar e desenvolver projetos de prevenção e atuar na mediação de conflitos nas escolas, amparado nos princípios da Justiça Restaurativa.
O PMEC é, assim, tomado como figura central na redução de episódios de violência na escola, o que nos leva a algumas indagações:
É possível, a partir da atuação de um único ator, tornar o ambiente escolar menos conflitivo?
O PMEC possui formação adequada para lidar com situações de conflito e violência nas escolas?
Seria o PMEC um guardião da paz?
Este livro apresenta os programas de prevenção de violência escolar desenvolvidos no estado de São Paulo na última década, o conceito de Justiça Restaurativa e sua influência na atuação do Professor Mediador e procura elucidar a função do PMEC, seu papel no Sistema de Proteção Escolar e a abrangência de suas ações no ambiente educativo, vislumbrando a possibilidade de se entender e projetar a construção de relações mais humanas na escola.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0728-8
DOI: 10.24824/978854440728.8
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O PROFESSOR MEDIADOR NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR

CLAUDIA APARECIDA SORGON SCOTUZZI
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho atua no Magistério Público há 32 anos. Trabalhou como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e ocupa, nos últimos 12 anos, o cargo de Supervisora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, realizando, entre outras funções, a formação de Professores Mediadores e gestores escolares, a supervisão escolar e a implementação de políticas públicas. Participa há mais de 10 anos do
Grupo de Pesquisa: Educação, Jovens e Violência, desenvolvendo projetos sobre o tema da violência em ambiente escolar. É membro da rede PROTECA, do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e participa da organização do trabalho em rede nos diversos municípios de sua região.

JOYCE MARY ADAM DE PAULA E SILVA
Professora Livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e livre-docencia pela UNESP. Esteve como acadêmic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education e como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França. Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e na Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Pertence à linha de pesquisa Educação: politicas, gestão e o sujeito contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e política educacional, teoria organizacional, políticas para a juventude, política educacional e relações de poder e violência escolar. Líder do Grupo Educação Cultura e Subjetividade; vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne/ França.