Autores: Cristina Maria Pescador - Eliana Maria do Sacramento Soares - Paulo César Nodari
As questões e desafios emergentes na sociedade contemporânea, especialmente, os relacionados às relações humanas em seus diferentes contextos, convocam-nos a “redimensionar” nossa concepção de conhecimento, de educação e dos respectivos processos educativos. Para isso é especialmente relevante buscar conexões entre Filosofia e Educação, a fim de que as práticas educativas possam impulsionar transformações no sentido de promover a formação de indivíduos criativos e empreendedores capazes de despertar o mundo para uma consciência global e sistêmica.
Com esse foco, o Programa de Pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul, PPGEd-UCS, organizou-se em torno de duas linhas de pesquisa, “História e Filosofia da educação” e “Educação, linguagens e tecnologia”, e vem desenvolvendo estudos através de temas direcionados à epistemologia, à ética, à linguagem, à tecnologia dentre outros, na busca de produzir conhecimento que possa auxiliar em inovações nas práticas educativas.
Assim, no intuito de compartilhar alguns resultados dessas pesquisas com a comunidade científica e interagir com estudiosos da área, em 2010, o programa organizou o V CINFE, Congresso Internacional de Filosofia e Educação, tendo como tema “Conhecimento, linguagem, educação e cidadania: pensando alternativas para os desafios da ação na atualidade”. Durante três dias, pesquisadores das áreas da filosofia e da educação, se reuniram para discutir e repensar a concepção de conhecimento, de aprendizagem e dos processos educativos, tendo como fio condutor os problemas atuais e a inclusão das tecnologias digitais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-021-0
DOI: 10.24824/978858042021.0
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1
Angelo Vitório Cenci
Possui graduação
Carla Beatris Valentini
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu a pesquisa de tese "Tecendo e aprendendo: redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem" tendo como fundamentação teórica a Epistemologia Genética de Piaget e a Biologia do Conhecimento de Maturana. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação "Apropriação da Leitura e Escrita e os Mecanismos Cognitivos de Sujeitos Surdos na Interação
Cristina M. Pescador (org.)
Possui formação acadêmica como Bacharel em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1983), pós-graduação como Especialista em Educação a Distância - UCS (2005) e Mestrado em Educação - UCS (2010). Suas atividades profissionais concentram-se no ensino de língua inglesa como professora titular junto ao Programa de Línguas Estrangeiras na Universidade de Caxias do Sul e como tutora presencial no curso de pró-licenciatura da REGESD (Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância). Também é membro integrante do quadro de docentes do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem
Eliana Maria do Sacramento Soares (org.)
Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul. Ministra disciplinas de matemática para os cursos de Engenharia e de Licenciatura em Matemática. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul.Participa do colegiado do curso de Licenciatura
Elias Grossmann
Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado em LL.M (Magister Legum) Direito pela Johannes Gutenberg - Universität Mainz (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) . Atualmente é Professor auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase
Jean-Christophe Merle
Possui doutorado
José Pedro Boufleuer
Possui graduação
Léa da Cruz Fagundes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado
Manfredo Araújo de Oliveira
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1962), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1966) e doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (1971). Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal do Ceará. Conferencista renomado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Transcendental, Reflexão, Subjetividade.
Neires Maria Soldatelli Paviani
Possui graduação
Neiva Senaide Petry Panozzo
Possui graduação
Paulo César Nodari (org.)
Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1991), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), com sanduíche na Universidade de Tübingen, na Alemanha (2002-2003). Desde 2004, é professor na Universidade de Caxias do Sul. Trabalha no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: filosofia, razão, ética, política, educação, direitos humanos.
Possui doutorado em filofsofia contemporânea pela Universidade de Lisboa. Atua especialmente na filosofia do conhecimento e fenomenologia. É professor na Universidade de Lisboa. É vice-presidente da Associação de Filosofia Fenomenológica. É diretor da Revista Phainomenon.
Sílvio Gallo
Professor Associado do Departamento de Filosofia e História da Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Coordenador do DiS – Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação e pesquisador do PAIDEIA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação. Pesquisador do CNPq.
Terciane Ângela Luchese
Possui graduação
Valdemir Guzzo
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e Doutorado em Educação pela UNISINOS (2009). Exerceu cargo administrativo - Banco do Brasil - por trinta anos (1975-2005). Atualmente é professor Assistente I da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, Didática, Teoria da Ciência, Iniciação à Pesquisa e Estágios