Capa do livro: ELITES REGIONAIS E ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA

ELITES REGIONAIS E ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA

Autores: Cesar Augusto Eugenio - Mauro Castilho Gonçalves (Orgs.)

A educação primária é um tema de importância crescente na atualidade. Desde a aprovação da nossa última Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, até a recente aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, ela vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada como direito social. Esse movimento, no entanto, implica não apenas na participação social para que sua ampliação seja efetivada, mas na necessidade de compreendermos historicamente esse nível de ensino e suas peculiaridades regionais.
É preciso, portanto, voltarmos ao final do século XIX, quando houve a emergência do regime republicano e, em seu bojo, a defesa da educação como instrumento de transformação social. A escola pública passou a ser uma instituição-chave no processo de construção de um novo país. O Brasil todo, e particularmente o estado de São Paulo, assistiu a criação dos Grupos Escolares, com novos prédios e uma nova estrutura administrativa. Surgiram sujeitos como o diretor e do inspetor de ensino, além de toda uma rotina disciplinadora do cotidiano escolar.
A coletânea organizada pelos professores Mauro Castilho Gonçalves e Cesar Augusto Eugenio visa lançar luz sobre esse processo, elucidando a configuração da escola primária no Vale do Paraíba paulista e fluminense, incluindo os municípios de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, no período que vai do final do século XIX até os anos 1940. Nesse cenário, emergiram as elites locais e suas redes de organização e disputa, fazendo da criação e expansão da escola pública um objeto de interesse.
Trata-se, portanto, de uma leitura pertinente não apenas para pesquisadores do tema, mas para todos que querem conhecer um capítulo importante da nossa educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0685-4
DOI: 10.24824/978854440685.4
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ELITES REGIONAIS E ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA

MAURO CASTILHO GONÇALVES
Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC-SP/1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP/2003) e concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Assistente III da Universidade de Taubaté, onde coordena o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica e ministra as disciplinas História da Educação e História e Políticas Educacionais. Atua como docente/pesquisador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. É líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira. Atua como pesquisador no Grupo Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações, na linha Imprensa e Instituições Escolares.

CESAR AUGUSTO EUGENIO
Mestre em Educação - História, Historiografia e Ideias Educacionais - pela Universidade São Francisco - Itatiba (2009) onde cursa o Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos; Professor Assistente da Universidade de Taubaté onde atua como docente na área de Humanidades e pesquisador vinculado ao Instituto Básico de Humanidades. Nesta Instituição presta assessoria pedagógica à Pró-reitoria de Graduação, acompanhando a Escola de Aplicação Alfredo José Balbi; pela Pró-reitoria de Extensão, desenvolve o projeto intitulado “Capelas e Festas Religiosas: valorizando a cultura rural”. É Coordenador Geral do Parfor - UNITAU.

RACHEL DUARTE ABDALA
Formada em História pela Universidade de São Paulo (1999), Doutora (2003) e Mestre (2013) em História da Educação pela Universidade de São Paulo. É coordenadora pedagógica e docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em História da Universidade de Taubaté. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência na Universidade de Taubaté.

ANA LUIZA DO PATROCÍNIO
Historiadora e Mestre em História Social pela PUC-SP. É pesquisadora na área de História há mais de 10 anos, tendo orientado trabalhos acadêmicos e ministrado inúmeras palestras sobre temas relacionados com a História do Brasil e Geral. Escreveu diversos artigos para revista “História Viva” e a Revista do Arquivo do Estado de S. Paulo. Publicou em 2012 o livro “Jacareí: cotidiano & sociedade, de 1840 a 1870” e em 2014 o livro “Os pracinhas de Jacareí”. É membro da Academia Jacarehyense de Letras, ocupando a cadeira 26, Patrono Antônio Gomes de Azevedo Sampaio.

TIAGO DONIZETTE DA CUNHA
Graduado em História pela Universidade de Taubaté (2009). Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (2015). Atuou como estagiário no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH - UNITAU) nos anos de 2008 e 2009. Membro do Grupo de Pesquisa “História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira” (PUC-SP). Atualmente trabalha como professor de História na rede particular de ensino.

GISLENE ALVES
Formada em História pela UNITAU-Universidade de Taubaté (1992), Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2003), Especialização em História para Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2013) e membro da Academia Pindamonhangabense de Letras-APL. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, docente nas Redes Privadas de Ensino: na cidade de Campos do Jordão. Coautora da coletânea História da Educação no Vale do Paraíba Paulista- Temas, Objetos, Fontes. Paco Editorial- 2013.

EUCLIDES LUIZ VIGNERON
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1974), Pós Graduado em História Social pela Universidade de Taubaté (2006). Lecionou História no magistério público oficial do Estado de São Paulo entre os anos de 1974 e 1990. Atua como Diretor de Escola desde 1990, na mesma rede em que lecionou.

VALÉRIA ZANETTI
Formada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989), Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). É Professora Adjunta da Faculdade de Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica da Univap, membro fundadora do Pró-Memória São José dos Campos e Jacareí e do Centro de Memória Institucional da Universidade do Vale do Paraíba, coordenadora do Núcleo de Arqueologia da Univap e coordenadora da série História e Cidade: São José dos Campos, cujo sexto volume trata da “Escola e Educação em São José dos Campos: Espaço e cultura escolar”.

MARIA APARECIDA CHAVES RIBEIRO PAPALI
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba, Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade do Vale do Paraíba, atuando na Graduação (Curso de História e Geografia) e na Pós- Graduação, como docente permanente do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, na Linha de Pesquisa Sociedade, Espaço e Cultura. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pró-memória São José dos Campos; e do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica/ IP&D/UNIVAP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História da América, pesquisando principalmente os seguintes temas: história e cidade, história regional e documentação histórica.

ZULEIKA STEFÂNIA SABINO ROQUE
Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (2001); Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Doutorado em História pela PUC/SP (2012). Atualmente é Professora Visitante no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP Campus de São José dos Campos e pertence ao Quadro Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos Culturais: Histórias, Memórias e Perspectivas do Presente (PUC/SP), do Corporhis: Corpo, História e Cultura (UESB); Desenvolve pesquisas sobre cidade, trabalho, indústria, esportes e memória.

DEBORA MARIA NOGUEIRA CORBAGE
Graduada em História pela UNESP-Marília (2001). Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (2010) e atua como professora de História na rede estadual de ensino de São Paulo.

SUZANA LOPES SALGADO RIBEIRO
Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Professora da UNITAU na graduação e nos programas de Mestrado em Desenvolvimento Humano e Mestrado Profissional em Educação, além de coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. É Diretora da Fala Escrita, empresa de pesquisa e documentação histórica. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP.

JUDAS TADEU DE CAMPOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), em 1979; especialização em Comunicação Social pela UNITAU, em 1993; mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1998; e doutorado em Educação (Currículo) pela PUC-SP, em 2002. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar (projeto pedagógico e políticas educacionais) e em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação na cultura caipira, etnografia da educação e formação de professores.

JULIO CESAR FIDELIS SOARES
Economista, mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra e pós-graduado em Engenharia Econômica. Tem experiência como docente nas áreas de Economia e História, com ênfase em História Econômica Geral e História do Pensamento Econômico, na área de Economia Desenvolvimento Econômico e Social, Engenharia Econômica, Política e Planejamento Econômico, Economia & Mercados, Economia da Educação. Atuando também nos seguintes seguimentos: história do café no Vale do Paraíba fluminense, gestão, tecnologia e educação, educação, economia e sociedade e planejamento educacional e Econômico. Professor das disciplinas de Economia e Mercado no curso de Tecnologia em Recursos Humanos, Logística e Administração Financeira e Orçamentária no curso de Gestão da Produção Industrial da UGB Volta Redonda-RJ. Membro da Academia Resendense de História. Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Vice Presidente do IEV - Instituto de Estudos Vale paraibano.

CHRISTIANE GRACE GUIMARÃES DA SILVA
Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no programa Educação: História, Política, Sociedade (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2004) e História pela Universidade de Taubaté (1992). Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos na Universidade de Taubaté - Departamento de Pedagogia - Disciplina: Didática. (2009) Classificada na Prova de Títulos da Universidade de Taubaté - Gestão Educacional (2010) Professora substituta do Curso de Pós Graduação da UNITAU: Educação: História, Cultura e Sociedade (2009-2010) e Professora de Tecnologias Educacionais no Curso de Pedagogia da UNITAU (2010). Atualmente é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no programa Educação: História, Política, Sociedade (bolsista CAPES).

CLAUDIA VARELLA
Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1989. Trabalhou em diversos veículos de comunicação e órgãos públicos, como Folha de S. Paulo, JBC Comunicação, Prefeitura de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente trabalha na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

MARIANA TATIANA FERREIRA COSTA
Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena (2002) e especialização em História do Brasil Contemporâneo pela mesma instituição (2008). É mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (2013). É docente efetiva na rede estadual de ensino de São Paulo - PEBII-História.

SILVIO DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1998) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente II da Universidade de Taubaté, atuando principalmente nos seguintes temas: escola pública, educação, políticas educacionais, práticas pedagógicas e indústria cultural. Coordenador e docente do curso Lato Sensu Educação: História, Cultura e Sociedade. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade de Taubaté.

MARIA RITA DE ALMEIDA
Pedagoga (UNITAU-SP/2008). Especialista em Educação: História, Cultura e Sociedade (UNITAU-SP/2011). Servidora pública no município de Redenção da Serra onde é Diretora Administrativa e coordena os trabalhos de arquivismo do setor de documentação da Câmara Municipal. Responsável pela pesquisa social: “As Violações de Direitos da Criança e do Adolescente de Redenção da Serra em situação de maior grau de vulnerabilidade”, solicitada pelo Instituto Votorantim de São Paulo. Autora do livro “História do processo de Escolarização da cidade de Redenção da Serra - SP:uma Análise do Grupo Escolar Coronel Queiróz (1940-1950)” e “Das Escolas reunidas de Redempção ao Grupo Escolar Corronel Queiróz de Redenção da Serra: Um estudo sobre a história da Instrução Pública Redencense (1914 -1935)”.

MARIA JANUÁRIA VILELA SANTOS
Licenciada em História pela UNITAU e Doutora em História Social do Brasil pela Universidade de São Paulo (USP); foi professora na UNIVAP, no ITA e no Departamento de História da USP; hoje leciona na UNITAU como professora Emérita e na Escola Damasco, em Caçapava; tem vários didáticos livros publicados pela Editora Ática, inclusive sua tese de Doutorado “A Balaiada e a insurreição de escravos no Maranhão”, Coleção Ensaios. Participou de todas as etapas de sua profissionalização, desde Auxiliar de Ensino, Professora Assistente, Assistente Doutor e Professora Titular; colaborou em Bancas Examinadoras de Mestrado e Doutorado nas Universidades USP, PUC e Unitau. Como pesquisadora, estuda o processo de ocupação da terra na comarca de Caçapava no século XIX e analisa os manifestos dos líderes “balaios” durante a Balaiada no Maranhão.