Capa do livro: PRÁTICA PEDAGÓGICA:<br>uma ação contextualizada dentro e fora do espaço escolar

PRÁTICA PEDAGÓGICA:
uma ação contextualizada dentro e fora do espaço escolar

Autores: Didima Maria de Mello Andrade - Roberta Abreu

A formação do professor, nos anos de 1980 se encerra em dois princípios básicos, o caráter político da prática pedagógica e o compromisso político do professor. Funda-se um novo tempo, o antigo modelo vinculado ao tecnicismo começa a ceder espaço para professor que pense de forma crítica sobre sua formação, começa a superação do autoritarismo e expansão da rede de ensino. Todavia, essa expansão não foi acompanhada de investimentos na área educacional, no sentido de melhoria das condições físicas da rede escolar tampouco na formação do professor.
A qualificação do professor está muito distante do ideal, do necessário e, mesmo, do urgente, principalmente do professor de 1ª a 5ª ano do Ensino Fundamental. Percebemos ainda o processo de aviltamento e descaracterização da profissão do professor quando observamos as perdas salariais, que constituem um grande problema para a categoria. Essa situação desencadeia movimentos e lutas por condições dignas de trabalho. Consequentemente, gera grandes conflitos que comprometem a qualidade do trabalho docente da escola.
Nesse contexto, percebemos a importância de se repensar a formação do professor a prática pedagógica e a função social da escola. Compreendemos a importância de pensar sobre a formação inicial e continuada do professor, que a sua formação não se encerra com o recebimento do Diploma do Curso de Pedagogia. Precisamos de um professor qualificado que associe os saberes da experiência aos saberes da teoria.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0635-9
DOI: 10.24824/978854440635.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRÁTICA PEDAGÓGICA:<br>uma ação contextualizada dentro e fora do espaço escolar
ALESSANDRA SANTOS SOUZA
Doutora em Linguística pela Universidade de Brasilia (2012). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima. Realiza atividades de ensino e pesquisa relacionadas as línguas humanas e contato linguístico.

ANA LÚCIA NUNES PEREIRA
Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Especialização em Alfabetização: Capacitação de Docentes - Uma Visão Multirreferencial pela Universidade Católica do Salvador (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1999). Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Católica do Salvador (1981). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio nos espaços escolares e não escolares, educação popular, educação de jovens e adultos, formação do educador, políticas de formação.

ARNAUD SOARES DE LIMA JUNIOR
Graduação em Lic. Plena em Pedagogia - UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) - PPGEduC/UNEB, do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Mestrado Profissional) - GESTEC/UNEB, período de 2010 a 2014, líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação - TECINTED/ CNPq, Coordenador da Linha de Pesquisa 4; Educação, Currículo e Processos Tecnológicos; (PPGEduC).

CARMEM VÉRA NUNES SPOTTI
Possui graduação em Letras (1990) e Especialização em Comunicação, Expressão e Cultura pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP/RS(1991), Especialização em Filologia, pela PUC Minas (2011) e Mestre em Letras, pela UFRR (2011), Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC/SP (início em 2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Letras – Campus Boa Vista da UERR de 2009 a 2013. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/ CEFORR) e da Universidade Estadual de Roraima - UERR. Pesquisadora em questões indígenas e membro do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura, Literatura e Ensino de Línguas da UERR. Participou do Projeto de Pesquisa “Narrativa Oral Indígena do Alto São Marcos na Terra Indígena São Marcos: registro e análise- UERR (2009 - 2011) e do Projeto Pontes - UnB (2012-2013). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar da PUC/SP.

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Doutora em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagoga e em Supervisão Pedagoga. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligente e Educação (TECINTED) MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade (EELIS) e Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

DJALMA FIUZA DE ALMEIDA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB/2014 Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/ UNEB/2013). Especialista em Artes Visuais e Pós-Design. Tem Graduação em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Professor da UNEB. Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade (ELLIS). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) e do Grupo de Pesquisa Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas (CARPA). Coordenador do Projeto Laboratório de Alta Tecnologia (LEATEC/UNEB). Membro do Grupo Criativo de Gestão e Economia de Cultura e Artes da Ascult/UNEB.

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Sociólogo. Doutor em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político- Pedagógico (TSPPP).

ELIZANE ROCHA CASTRO
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Infantil (UEMA) e Supervisão Escolar (UEMA). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Pedagogia pelo Grupo Santa Fé (GSF). Atualmente atuando como Consultora Pedagógica (KSTROS.COM) e professora (SEMED Raposa/MA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores e Educação Matemática.

GUILHERME ELISA BESSA COSTA
Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação – (GESTEC) – UNEB/CAMPUS I (em curso) Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (1998). Especialização em Docência Superior. Faculdades do Sul da Bahia (FASB/ Instituto Superior de Educação do Sul da Bahia- ISESB) – Teixeira de Freitas Bahia 2003. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). Especialização em História do Brasil - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2014) Especialização em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Internacional Signorelli (em curso). Professora da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, desde 2002.

LILIAN ALMEIDA DOS SANTOS
Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGedC/UNEB). Professora da Rede Municipal de Educação de Salvador – BA e do Curso de Pedagogia vinculado à Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP).

MARIA DO SOCORRO HAGE
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP- 2010), Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2006), com graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1997). Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordena o Grupo de Pesquisa & Práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar &; - GPEFORP, e o PIBID.

MARIA RAIDALVA NERY BARRETO
Licenciada em Pedagogia. Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA). Integrante do Grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico (TSPPP).

MARIA DO SOCORRO LUCENA LIMA
Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA, mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo – USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Universidade de São Paulo (USP-2007), com estágio na Universidade do Minho- Portugal. Pertence ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual (UECE).

MARINA GRAZIELA FELDMANN
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora titular do Departamento de Fundamentos de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando como docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Diretora da Faculdade de Educação 2001-2008. Pró--Reitora de Graduação 2008-2012. Vice-Coordenadora do Programa de Pós em Educação: Currículo 2013- 2015. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo 2015-2017. Coordenadora Institucional do Parfor (Capes-MEC) - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Representante das Instituições Comunitárias junto ao Fórum Estadual Paulista Permanente de Apoio à Formação Docente. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa certificado em 2000 pelo CNpq: Formação de Professores e Cotidiano Escolar ligado à Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Escola Brasileira: Políticas, Movimentos e Práticas. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação docente, escola brasileira e gestão.

ROBERTA ABREU
Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Olga Mettig (2001), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig (2003), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008), doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Epistemologia, Pesquisa.

REGIANE RODRIGUES ARAÚJO
Aluna do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE- 2014), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente. Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2013) e Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada pela Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN (2013). Áreas de Pesquisa: Filosofia, Estágio, Formação de Professores e Educação Estética.

SOLANGE MARIA SANTOS CASTRO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Tem experiência na área de Educação com atuação docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui Especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador - GEPEFE-CE. Está cursando o Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE.