Capa do livro: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DIFERENTES CONTEXTOS

REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores: Maria do Socorro Castro Hage

Escrito por professores/pesquisadores de diferentes universidades públicas, esta obra apresenta uma discussão voltada para profissionais da área da educação e para todos aqueles que têm vivenciado a experiência da docência em espaços diferenciados. Seu principal objetivo é contribuir com o debate sobre a prática pedagógica e formação de professores em diferentes contextos, enfatizando os aspectos significativos para a identidade profissional do fazer pedagógico.
A formação de professores é complexa, pois nesse processo estão envolvidos tanto os diferentes espaços de sua formação quanto os saberes diversos que devem estar articulados, compondo um referencial teórico-prático, que possibilite a estes profissionais a realização de uma ação concreta e comprometida com a aprendizagem dos alunos.
A proposta de formação de professores que hoje se discute depende da concepção que se tem de educação e de seu papel na sociedade, contemplando o saber científico, o saber pedagógico e o saber político social como partes integrantes da formação dos professores. Nesse sentido, entendemos que mais do que transmitir conteúdos preestabelecidos, o professor precisa refletir sua própria prática e sua formação deve basear-se, necessariamente, numa análise crítica da sua ação, buscando construir uma visão dos seus avanços e das suas limitações, observando os pontos que necessitam de subsídios e referências teóricas, reinventando constantemente sua prática, conferindo sentido humano e ético ao ato de ensinar.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0642-7
DOI: 10.24824/978854440642.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DIFERENTES CONTEXTOS
ANA LÚCIA NUNES PEREIRA
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado pelo Programa Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DEDC XV – Valença/BA. Bolsista do CNPq.

DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO
Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará/UFPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará/UEPA (2010). Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Docência no Ensino Superior (UFPA) (2008). Professora Assistente I, na UFPA-Campus Castanhal. Integra o Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia/GEPERUAZ e ECOAMAZONIA.

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE
Doutora em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagoga e em Supervisão Escolar Pedagoga. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligente e Educação (TECINTED) MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade - EELIS, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ELIANA DA SILVA FELIPE
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) com atuação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de formação de professores, trabalho docente, teoria e prática pedagógica.

ELIANA CAMPOS POJO
Doutoranda em Ciências Sociais pela UNICAMP, pesquisadora e docente do Campus Universitário de Abaetetuba (UFPA). Mestre em Educação com estudos sobre populações ribeirinhas da Amazônia. Pedagoga. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo (GEPESEED).

FÁBIO JOSUÉ SOUZA DOS SANTOS
Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação. Especialista em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Formação de Professores/Campus Amargosa. No mesmo campus universitário é docente do Curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo e da Especialização em Educação do Campo.

GEORGINA NEGRÃO KALIFE CORDEIRO
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC de Minas Gerais, Especialização em Educação à Distância pela UNB (1997). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professora da Faculdade de Educação do Instituto Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e Professora do Programa de Pós Graduação Linguagens e Saberes na Amazônia, vinculado ao Campus de Bragança/UFPA. Coordenadora do Centro de Documentação e Memória em Educação de Jovens e Adultos na Amazônia.

GEORGINA TEREZINHA BRITO DE VASCONCELOS
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação – Psicologia da Educação (PED) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Matanzas “Camilo Cienfuegos” – Matanzas/ Cuba. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Amazonas (UFAM). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora efetiva do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas, CESP/UEA.

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Pós- Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação. Professora da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo DIVERSO - Grupo de Pesquisa Formação Docente, Narrativas e Diversidades na Educação Básica.

JOARA PORTO DE AVELAR DOS SANTOS
Mestranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Especialista em Docência no Ensino Superior e Alfabetização e Letramento. Licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador. Desenvolve Tirocínio docente no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I. Salvador. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED).

MARIA ADELAIDE MONTEIRO
Especialista em docência no ensino superior. Pedagoga. Atuou na Educação Básica com formação de professores e na gestão de escolas municipais e estaduais no âmbito de Belém-PA. No momento, encontra-se aposentada e atuando na coordenação pedagógica.

MARIA CELESTE GOMES DE FARIAS
Doutoranda em Educação (UFPA/PPGED). Mestre em Educação pela UFPA/ICED. Especialista em Docência no Ensino Superior. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. É Funcionaria Publica da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) atuando na Coordenação de Educação do Campo, das Águas e das Florestas onde desde 2008/2011. Participa de Grupos Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia Paraense /GEPERUAZ e ECOAMAZONIA, além do UNIVERSITAS/Br e OBEDUC.

MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA SOARES
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Ciências da Educação Superior – Universidad Camilo Cienfuegos. Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Campus Parintins/AM. Bolsista do CNPQ.

MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES
Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí-Campus Ministro Reis Velloso – Parnaíba/PI. Bolsista do CNPq.

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE
Pós- Doutoranda em Educação no Programa de Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Educação Pela PUC/SP. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Para (UEPA). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Líder do Grupo GPEFORP - Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar. Membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP).

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). , especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Estudos de Pós Graduação Olga Mettig. Pedagoga pelas Faculdades Integradas Olga Mettig. Docente da Faculdade Visconde de Cairu – Salvador- Bahia.

SILVANO SULZART
Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB) Professor e coordenador pedagógico da Educação Básica. Membro do Grupo de Pesquisa DIVERSO – Grupo de Pesquisa Formação Docente, Narrativas e Diversidades na Educação Básica.

PATRÍCIA CARDOSO SOARES
Doutoranda do Programa Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com Estágio Sanduíche no Instituto da Criança na Universidade do Minho/Portugal. Diretora de Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental I em Araçatuba/SP. Professora de nível superior na Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba–FAC/FEA. Bolsista CAPES.