Capa do livro: GÊNERO NA ESCOLA:<br>políticas públicas para superar preconceitos

GÊNERO NA ESCOLA:
políticas públicas para superar preconceitos

Autores: Lucia Aulete Burigo Sousa - Mareli Eliane Graupe - Geraldo Augusto Locks

Este livro apresenta relevante trabalho de pesquisa desenvolvido por seus autor@s vinculados ao Grupo de Estudos em Gênero e Cidadania na América Latina (GECAL) do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Gênero e sexualidade na educação escolar é uma política pública desenvolvida no Brasil há mais de uma década. Atualmente tem sido objeto de debates acirrados. Tema polêmico. Divide opiniões.  Setores educacionais que reivindicam uma educação inclusiva, cidadã e democrática têm defendido a necessidade desta temática estar presente em Diretrizes Nacionais Educacionais, nos projetos políticos pedagógicos, currículos escolares, com finalidade de oportunizar esclarecimentos conceituais, romper com comportamentos normatizados pela visão heterossexual hegemônica, homofóbica, sexista e machista. Contudo, outros setores sociais, conservadores e antidemocráticos, acusam esta reivindicação de “ideologia de gênero” e se posicionam pela extinção da temática de gênero das práticas educacionais escolares, acusam o Estado de ingerência num campo que seria exclusivamente da família como única instituição responsável pela educação de gênero e da sexualidade.  @s autor@s deste livro, embasados em pesquisa com orientador@s pedagógic@s escolares, demonstram a necessidade da formação inicial e continuada d@s profissionais de educação para que a temática de gênero esteja presente nas práticas educativas e se promova uma educação livre de qualquer discriminação e preconceito, portanto uma educação  emancipatória, justa e equitativa para tod@s.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0592-5
DOI: 10.24824/978854440592.5
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GÊNERO NA ESCOLA:<br>políticas públicas para superar preconceitos

LUCIA AULETEBURIGO SOUSA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1993); Especialização em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (2004); Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004); Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) -MEC UNESP, Marília, SP (2012) e mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2015).

MARELI ELIANE GRAUPE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001); Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004); Doutorado em Educação e Cultura na Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010) e revalidação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011); Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012); Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Cartarinense; Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na America Latina (GECAL/UNIPLAC).

GERALDO AUGUSTO LOCKS

Prof. Dr do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Cartarinense; Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Especialização Lato sensu em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Especialização Lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós-Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nos seguintes tema: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER) do PPGE/UNIPLAC.