Capa do livro: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE:<br>itinerários de pesquisas

EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE:
itinerários de pesquisas

Autores: Ademilson Batista Paes - Elson Luiz de Araujo - Fabrício Antonio Deffacci - José Antonio de Souza (Orgs.)

A coletânea “Educação, Linguagem e Sociedade: itinerários de pesquisas” é fruto dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores (discentes e orientadores) vinculados ao Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade de Paranaíba/MS. A obra reúne pesquisadores que centram suas investigações a partir de teorias e práticas educacionais em diferentes contextos e locais, tendo o sujeito como referência. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fazem uso de abordagens teórico-metodológicas de fundamento sócio-histórico-cultural. Nos processos de produção de linguagem, literatura, história, cultura e suas diferentes manifestações, destacam-se as relacionadas ao campo da Educação, com vistas à reflexão e investigação da problemática da Educação como processo social, ou seja, Educação e Linguagem em seus fundamentos sociais, culturais, econômicos e históricos em um processo mediado pela interação social.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-778-3
DOI: 10.24824/978858042778.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SOCIEDADE:<br>itinerários de pesquisas

ADEMILSON BATISTA PAES
Doutor em Educação Escolar (UNESP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB) e do Centro de Documentação de Educação e memória de mato grosso do Sul (CEDOCMS).
CARLA VILLAMAINA CENTENO
graduada em História - Faculdades unidas Católicas de mato grosso (1990), mestrado em Educação pela universidade Federal de mato grosso do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela universidade Estadual de Campinas (2007). Docente do Programa de Pós- graduação Stricto Sensu ? Mestrado em Educação – da Universidade Estadual de mato grosso do Sul – UEMS/Paranaíba.
CELI CORREA NERES
Possui graduação em Pedagogia pela universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela universidade Católica Dom Bosco (1993), mestrado em Educação pela universidade Federal de mato grosso do Sul (1999) e doutorado em Doutorado pela universidade de São Paulo (2010). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu ? Mestrado em Educação – da Universidade Estadual de mato grosso do Sul – UEMS/Paranaíba e Coordenadora do mestrado Profissional em Educação, da UEMS/Campo Grande.
CLEYDE NUNES PEREIRA DE CARVALHO
Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), bolsista DS/CAPES. Atualmente é professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Alternativo em Juina/MT. Atua como tutora do curso on line “Aluno Integrado” da universidade Federal de goiás. 
DANILO MORAIS LIMA
Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), membro do grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB), bolsista CAPES. Professor da Rede Pública de Ensino da Bahia.
DIRLAINE BEATRIZ FRANÇA DE SOUZA
Mestranda em Educação pela universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS/UUP). membro do grupo de Estudo e Pesquisa em narrativas Formativas (GEPENAF).
DORACINA APARECIDA DE CASTRO ARAUJO
Doutora em Educação pela universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente adjunta da UEMS no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de mestrado, nos cursos de Especialização em Educação e Pedagogia. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE).
ELAINE CRISTINA LUIZ
Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), bolsista CNPQ. Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciatura em matemática.
ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA
Doutora em Educação pela UNICAMP, professora da universidade Estadual de mato grosso do Sul e líder do grupo de Estudo e Pesquisa em narrativas Formativas (GEPENAF).
ELSON LUIZ DE ARAUJO
Doutor em Educação pela UNICAMP (2008); mestre em Educação pela UFSCAR (2002); Pedagogo pela UFMS (1983). Docente da UEMS, no Programa de mestrado em Educação, nos cursos de Especialização em Educação e Especialização em Direitos Humanos, nos cursos de graduação em Ciências Sociais e de Pedagogia e Coordenador do curso de Especialização em Educação
EMERSON ANDRÉ DE GODOY
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2008) e graduação em Pedagogia ? Faculdades Integradas Rui Barbosa (2004). Atualmente é professor da Rede Estadual de São Paulo (Filosofi e Sociologia) e no SESI Serviço Social da Indústria. Discente do mestrado em Educação, da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba.
ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
graduada em Letras pela universidade Federal de mato grosso do Sul (1990), com mestrado em Educação pela universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho (2006) e estágio de pós-doutorado pela universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho (2011). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu ? Mestrado em Educação – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS/Paranaíba
GILBERTO ABREU DE OLIVEIRA
estrando em Educação pela universidade Estadual de mato grosso do Sul –UEMS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira – GEPHEB; Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES
JOANA D’ARC MOREIRA ALVES
Pedagoga pela universidade Federal de goiás - UFG, Psicopedagoga pela PUC - goiás, Especialista em gestão Escolar e Orientação Educacional e acadêmica em Psicologia pela UFG. Atualmente é mestranda em Educação pela UEMS  - universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e professora Substituta da UFG Departamento de Pedagogia.
JOAQUIM CARLOS KLEIN DE ALENCAR
Professor de Ensino Superior efetivo na universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS). Graduado em Direito. Discente do mestrado em Educação UEMS, unidade de Paranaíba.
José Antonio de Souza
Doutor em Letras pela universidade Estadual de Londrina – UEL. Docente do mestrado em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba e do mestrado em Letras da UEMS, unidade de Campo grande.
KATIA CRISTINA MARTINS
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS). Especialista em Direito Constitucional, Tributário e Trabalho. Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas, MS. Docente do curso de Direito das Faculdades Integradas de Três Lagoas, MS. Tutora Presencial e Coordenadora Acadêmica Educação a Distância da universidade Anhanguera/UNIDERP.
KÊNIA GUIMARÃES FURQUIM CAMARGO
Acadêmica do curso de mestrado em Educação, universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. membro do grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB).
LEANDRA SALUSTIANA DA SILVA OLIVEIRA
Mestranda em Educação pela UEMS; Bolsista Capes, membro do Projeto Observatório da Educação – OBEDUC; Bacharel em Direito pela UEMS (2003); Pós-graduação lato sensu em Direito Civil e Processual Civil pela UNAES (2005); Pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos pela UEMS (2011).
LEIA TEIXEIRA LACERDA
Graduada e mestre em Psicologia pela universidade Católica Dom Bosco (1995/2003), mestre em História pela universidade Federal de mato grosso do Sul (2004). Doutora em Educação pela universidade de São Paulo (2009). Docente da universidade Estadual de mato grosso do Sul desde 2000. Atua na graduação e na pós-graduação. É líder do grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, certifiado pelo CNPQ.
LUCÉLIA TAVARES GUIMARÃES
Graduada em Pedagogia pela universidade do Estado do Pará (2002); mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em educação: currículo pela PUCSP (2010). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu ? Mestrado em Educação – da Universidade Estadual de mato grosso do Sul – UEMS/Paranaíba
LUCINEIA SILVA DE FREITAS
Graduada em Pedagogia pela universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba (2008). Pós- graduação (lato-sensu) em Docência Superior pela UEMS. Aluna regular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEMS/Paranaíba. 
MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Graduada em Pedagogia - Faculdades unidas Católicas de mato grosso (1983). mestrado (1999) e Doutorado (2008) em Educação Currículo pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, docente do Curso de Pedagogia e docente no Curso de mestrado em Educação/UEMS.
RENATO BARBOSA DE QUEIROZ
Graduado em Direito; discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - mestrado em Educação – da universidade Estadual de mato grosso do Sul – UEMS/Paranaíba
RODRIGO DE OLIVEIRA MEDEIROS
Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação – da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS). Especialista em Ciências Penais pela universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Docente na UEMS (universidade Estadual de mato grosso do Sul). Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) em Andradina/SP.
SAMIRA SAAD PULCHÉRIO LANCILLOTTI
Graduada em Psicologia - Faculdades unidas Católicas de mato grosso (1982), mestrado em Educação pela universidade Federal de mato grosso do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é pesquisadora e professora titular da universidade Estadual de mato grosso do Sul, com atuação no mestrado em Educação/Paranaíba.
SHEYLA CRISTINA ARAUJO MATOSO SILVA
Professora auxiliar da universidade Federal de mato grosso do Sul, mestranda em Educação pela universidade Estadual de mato grosso do Sul - unidade universitária de Paranaíba.
SILVANA COSMO DIAS
Aluna regular vinculada ao Programa de Pós-graduação Strirto Sensu em Educação da universidade Estadual de mato grosso do Sul. Professora da Educação Básica da rede municipal de Santa Fé do Sul.
SILVANE APARECIDA DE FREITAS
Doutora em Letras UNESP (2002); Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP/Campinas (2009); docente nos Programas Scrito Sensu em Educação e Letras da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS)
SIMONE SILVEIRA DOS SANTOS
Discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da universidade Estadual do mato grosso do Sul (UEMS). Supervisora de Programas Sociais em Organizações Não-Governamentais.
WAGNER SILVESTRE DE OLIVEIRA ALBIOL GARCIA
Especialista em Educação pela universidade Estadual de mato grosso do Sul - UEMS (2013). Licenciado em Educação Física pela universidade Estadual Paulista- UNESP (1996), Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica de Timóteo - mg (2005) e Licenciado em Pedagogia pela UFMS (2010). Professor da rede pública municipal e estadual em Chapadão do Sul/MS. Discente do mestrado em Educação da UEMS/Paranaíba.
WILCIENE NUNES DO VALE
Docente do Instituto Federal goiano – Campus de Rio Verde. Aluna regular do Programa de Pós-graduação – mestrado em Educação – da universidade Estadual de mato grosso do Sul (UEMS) – unidade Paranaíba.