Capa do livro: SUJEITOS E MEMÓRIAS:<br>a formação na pesquisa (auto)biográfia

SUJEITOS E MEMÓRIAS:
a formação na pesquisa (auto)biográfia

Autores: Ana Lúcia Oliveira Aguiar - Maria da Conceição Fernandes de França - Alex Carlos Gadelha (Orgs.)

Este livro traz o propósito dos autores desta obra, a saber, voltar-se para si, e para o outro, no exercício do empréstimo da memória para recordá-la em coletivo, voltando-se para elas, dentro de suas histórias de vida, condição para a escrita de suas trajetórias vividas. As trajetórias de vida em narrativas (Auto) Biográficas foram construídas na interação entre os sujeitos do cotidiano dos autores e alimentadas pelos princípios de pertença que consolidam sentimentos de inclusão e que lhes proporcionaram sua identidade social e um credo gregário ao tornar as narrativas de si, e do outro, parte e conjunto da sociedade que define os autores como sujeitos de memórias.
Trata-se de textos que advém dos primeiros capítulos das dissertações de mestrado apresentadas ao programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN por mestrandos, hoje mestres, em 2015. Após defesas os autores decidiram publicar parte da dissertação, com opção dos primeiros capítulos por se tratarem de suas narrativas rumo ao objeto de estudo com sua aproximação à metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica.
São pesquisadores que representam os povos do campo, os povos da cidade, os povos do mar, os povos dos quilombos, os povos dos logradouros, das ruas, dos aldeamentos indígenas, os caiçaras, as mulheres professoras militantes e que entrelaçam um diálogo como um momento no qual mantêm o orgulho moderado e, no silêncio, ocupa o lugar da fala, onde a obediência total toma o lugar da desobediência, perdem seus nomes para reavê-los no outro. O livro SUJEITOS E MEMÓRIAS: a formação na Pesquisa (Auto) Biográfica é plural e singular. É tese, é síntese e é antítese.
Registramos, por último, palavras de respeito e agradecimento a todos e a todas que edificaram esse processo e, em especial, aqueles que se exercem em uma prática despida de verdades absolutas, suas verdades absolutas, se desafiam a vivenciar essa prática permitindo um processo de (Auto) Formação. Este livro é fruto daqueles que se dispõe a reinventar o cotidiano acreditando no caminho da (re) invenção.

Impresso
de R$ 69,48 por
R$ 61,08
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 48,64

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0554-3
DOI: 10.24824/978854440554.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SUJEITOS E MEMÓRIAS:<br>a formação na pesquisa (auto)biográfia

ALEX CARLOS GADELHA
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em convênio com a Universidade Aberta do Brasil. Mestre em Educação na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profisional Docente (UERN). Graduando em Ciências Sociais.


ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR
Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba  (UFPB). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Inclusiva/FE/UERN.


EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Professor Assistente I da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC/UFERSA).


FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Mestrado em Educação pela UERN (2015). Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA). Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em Níveis I, II e III, pela UERN e pela CAS-Mossoró/RN. Graduando de Licenciatura em Letras LIBRAS pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).


IURE COUTRE GURGEL
Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN. Mestre em Educação pela UERN. Docente da Escola Municipal Rural Antonia Eurlí de Brito- Janduís/RN. Atua nos seguintes áreas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Inclusiva, Processo de ensino-aprendizagem e (auto) biografia. 


JOÃO ZACARIAS DE SOUSA NETO
Graduado em Educação Física – Licenciatura e em Comunicação Social – habilitação em Rádio (UERN). Especialização em Educação Inclusiva e Mestrando em Educação (UERN).


MARIA DA CONCEIÇÃO FERNANDES DE FRANÇA
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Atlântico. Mestrado em Educação (UERN) na Linha de Pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profisional Docente. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia e Educação Inclusiva (GEPPEI/UERN). Tem experiência como Professora de Graduação e Pós-Graduação, e com trabalhos sociais através da Educação Popular.


MIFRA ANGÉLICA CHAVES DA COSTA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), na Universidade do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da rede estadual de Mossoró/RN.