Capa do livro: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:<br>registros, análise e perspectivas em Santarém/PA

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:
registros, análise e perspectivas em Santarém/PA

Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (Org.)

Escola de tempo integral: registros, análise e perspectivas em Santarém/PA está dividido em capítulos que irão apresentar e contextualizar as pesquisas realizadas, a metodologia utilizada e suas análises com relação a implementação da Educação em Tempo Integral no município de Santarém/PA.
Uma das virtudes desse trabalho está em sua abordagem que atinge tanto a visão mais ampla e teórica da Educação em Tempo Integral, passando pelos conceitos e impactos gerais no Município de Santarém/PA, quanto resgata detalhes e individualidades de escolas específicas da rede estadual e municipal. Passando pelo macro e pelo micro, este livro permite uma visão detalhada sobre a temática da Educação em Tempo Integral.
Para o leitor iniciante no tema, a obra permite um entendimento sobre a Educação Integral em seus aspectos históricos e conceituais. Para o leitor mais inteirado do assunto, é uma fonte de pesquisa e estudos de caso sobre a implementação de programas, percepção de gestores, professores e alunos e das políticas públicas que dão base para a implementação da educação integral na região pesquisada, além de uma compreensão da relação desses temas e o Programa Mais Educação.
Podendo tanto ser vista pelos recortes quanto pelos capítulos individuais, essa obra torna-se uma rica fonte de pesquisa e de compreensão do tema da Educação em Tempo Integral. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0596-3
DOI: 10.24824/978854440596.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL:<br>registros, análise e perspectivas em Santarém/PA

MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). Pós-Doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-Doutoral na Facultade de FilosofiyHumanidades, Universidade Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES - (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Avaliadora de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Coordenadora Institucional do Programa Escola de Gestores/UFOPA-MEC. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UFOPA. Ex-diretora Seção PARÀ da ANPAE biênios (2011-2013 e 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e formação de professores. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.
GISELE VIDAL FERREIRA
Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará, em 2012. Especialista em Informática e as Novas Tecnologia Educacionais pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, em 2009. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX, em 2004. Licenciada Plena em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará - UFPA, em 1999. Atualmente exerce a função de vice-diretora uma Escola da Rede Estadual do Pará e Professora do Laboratório de Informática de uma Escola Municipal de Santarém.
CAROLINE GOMES MACEDO
Graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2008), Especialista em Analises Clinicas e Toxicológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2012), Mestranda do Curso de Biociências/ UFOPA (2013-2016). Foi Chefe de Controle de Qualidade Dinâmico (C.Q.D.) da empresa D. A. COIMBRA PESCADOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO-ME SIF3117 (2009-2013), onde era responsável pelo licenciamento ambiental (SEMA), IBAMA e MAPA (Ministério da Agricultura) da empresa e ministrava para os funcionários treinamentos relacionados ao Meio Ambiente (Educação Ambiental, Ecologia e Noções básicas sobre Meio ambiente), Saúde do Operariado, Higienização e Sanitização da empresa, Qualidade do produto. Atualmente é Professora bolsista do PARFOR/UFOPA e da Secretaria Municipal de EducaçãoSEMED- Santarém/PA (Coordenação de Educação Ambiental).
DEBORA CRISTINA JEFFREY
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.
GREICE JUREMA DE FREITAS GOCH
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém (1999) e Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é Técnica em Educação da Secretaria Estadual de Educação do Pará - SEDUC e Professora dos anos iniciais do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Desporto - SEMED. Tem experiência na área de Educação, inclusive no Magistério Superior, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação escolar, projeto e planejamento educacional, ação interdisciplinar, leitura e psicopedagogia.
ANSELMO ALENCAR COLARES
Mestre, Doutor e Pós-doutor em Educação pela FE/UNICAMP. É Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: registros, análise e perspectivas em Santarém/PA categoria Associado II. Integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Vice Reitor eleito da UFOPA (2014-2018). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR, UFOPA). Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) e Sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfio do Tapajós (IHG-Tap). Tem experiência na área administrativa e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: história e fiosofi da educação; metodologia e pesquisa educacional; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC.
MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense. Realizou intercâmbio, pelo Programa Erasmus Mundus, no período de agosto de 2010 a junho de 2011, na Universidade do Minho em Braga - Portugal. Especialista em Gestão Escolar (2014) pela Universidade Federal do Oeste do Pará.
VERA LÚCIA CORDEIRO DA LUZ
Graduada em Pedagogia pela UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DO PARÁ - UNESPA (1988), Graduada em Serviço Social pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA (1992), Especialista em Psicologia Educacional pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA (2001) e Especialista em Gestão Escolar pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA (2009), Licenciada em Filosofia pelo Curso Especial de Formação Pedagógica - CEFOP da FACULDADE PAN AMERICANA / FPA (2012), Professora concursada atuando no Ensino Médio - Secretaria Executiva de Educação do Pará, Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Santarém e Professora Bolsista no INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA). Atualmente cursando Mestrado em Ciências da Educação na UNIVERSIDAD NIHON GAKKO (UNG) - Py; egressa do Curso de Aperfeiçoamento A Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais na UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA. 
MARA REGINA MARTINS JACOMELI
Pedagoga, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, pedagogia e políticas educacionais. É, atualmente, Coordenadora Geral do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp e Coordenadora local do Grupo de Pesquisa do HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil), da mesma Instituição.
PEDRO GOERGEN
Possui graduação em Filosofi pela Faculdade de Filosofi Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofi - Ludwig Maximilians Universität München (1975). Posdoutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofi da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Educação, Universidade, Ética, Formação de professores e Teoria Crítica.
HILMA SANTOS DO AMARAL
possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Pará (2002); Pós-graduada em Gestão Escolar - UFOPA, Diretora por quatro anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio da Rede Municipal de Santarém.
CYNTIA DE SOUSA GODINHO
Possui Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém (2009) e Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é Professora Formadora I, na Escola de Gestores, Programa Nacional da Educação Básica e no Programa Federal de Formação Docente - PARFOR, da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atuou como Coordenadora ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: registros, análise e perspectivas em Santarém/PA 215 Adjunta do Curso de Aperfeiçoamento A Escola e a Cidade: Políticas Públicas Educacionais, ofertado pelo MEC em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística variacionista, atuando principalmente nos seguintes temas: Fonética e Fonologia, Variação linguística e o processo de Palatalização das Oclusivas Alveolares no Norte do Brasil.
ROSENILMA BRANCO RODRIGUES
Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas com ênfase em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Licenciada em Filosofia pela Faculdade Pan Americana (2012); graduada em Turismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (2008). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santarém - Pará. Atua na inclusão do Programa de Educação Ambiental conforme a Lei 9.795/99 nas escolas municipais de Santarém. Foi tutora Local do Curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-vida pela Universidade Federal do Pará. Cursou como aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação as disciplinas Docência No Ensino Superior e Trabalho Docente na Corporeidade. Atua como Educadora na Secretaria Municipal de Educação Santarém - Pará. Colaboradora na condição de professora do PARFOR da Universidade Federal do Oeste do Pará.
HERGOS RITOR FRÓES DE COUTO
Doutor em Educação, professor da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, atuando principalmente nos campos de educação e corporeidade e educação e esporte. Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2004), Bacharelado em Administração de Empresas, pelas Faculdades Integradas SantAnna e São Paulo (1995), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012). Com ampla experiência no ensino, atualmente, ministra disciplinas pedagógicas dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação na UFOPA e coordena projeto de extensão de corporeidade na educação escolar vinculado ao projeto Novos Talentos. Tem experiência na área da Educação Escolar e Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: educação física escolar, corporeidade, esporte e manifestações lúdicas.
SANDRA MARIA SANTOS VIEIRA
Licenciada Plena/Formação de Professores, séries iniciais e de 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental – e Educação de Jovens e Adultos – EJA – pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – CEFET – PA – Atualmente IFPA – Instituto Federal de Educação do Pará. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Secretária dos Conselhos de Controle Social – CME, CAE E CACS FUNDEB. Tem experiência na educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e docência em informática educativa.
MARIA ANTONIA VIDAL FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), revalidado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS-ULBRA) no ano de 2005. Foi Assessora Pedagógica do CEULS/ULBRA) no período de 2006 a 2007. Exerceu docência na rede pública estadual de ensino no período de 1973 a 2008. Docente do ensino superior no período de 2008 a 2013. Tem experiência na área de educação como professora e pesquisadora.
GERVÂNIA VASCONCELOS E SILVA
Egressa do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: Políticas Públicas Educacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará. Especialista em Administração Educacional. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação da Rede Estadual de Ensino. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santarém.
GERUSA VIDAL FERREIRA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Vinculada à linha de pesquisa história, política e gestão educacional na Amazônia. Integrante do grupo de estudos e pesquisas Histedbr/UFOPA. Especialista em gestão de recursos ambientais pela Universidade Educacional do Norte - UNINORTE em 2004. É licenciada plena em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000).
CLÁUDIA NEVES NASCIMENTO
Pedagoga pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua como tutora do Programa Escola da Terra na Secretaria Municipal de Educação. Assessora Pedagógica do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Santarém. Exerceu a função de Coordenadora de Educação de Diversidade Étnico-Racial na Secretaria Municipal de Educação.
PATRÍCIA MASCARENHAS DOS SANTOS
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, aluna especial no Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da UFOPA - Disc. optativa Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação docente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Formação de Professores na Amazônia Paraense” - FORMAZON/UFOPA.
SABRINA GUIMARÃES MAGALHÃES
Possui Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores pela Faculdade Martha Falcão – Manaus- Amazonas (2010). Curso de Extensão e Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-vida pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente Cursa Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará, participa do Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória Amazônida – PROEXT CIMA pela Universidade Federal do Oeste do Pará, é servidora pública Municipal, exercendo a função de Secretária de Gabinete da Assessora de Educação no Campo – Região de Planalto/ SEMED.
FRANCISCA MÁRCIA LIMA DE SOUSA
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduação em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e Pós-graduação em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é servidora pública Federal, exercendo o cargo de Secretária Executiva da Universidade Federal do Oeste do Pará, função de Secretária de Gabinete do Vice-reitor. Atuou como Professora Assistente (tutora) do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais da UFOPA. Tem experiência na área de Letras e Secretariado Executivo, atuou como professora no Programa PROJOVEM Urbano nas áreas de Língua portuguesa e Informática.
AULENICE FERREIRA DA CRUZ
Graduada em Letras - habilitação em Língua Portuguesa - pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É aluna do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Egressa do curso de Aperfeiçoamento A Escola e a Cidade: Políticas Públicas Educacionais. Exerce as funções de Coordenadora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Santarém (SEMED) e tutora do Programa Escola da Terra.
MARIA DA CONCEIÇÃO XAVIER FONSECA
Especialista em Tecnologias da Educação/UEPA-Belém-PA e em Gestão Escolar/UEPA - Santarém. Graduada em Licenciatura Plena em Letras/ UFPA. Coordenadora do NTE/Santarém. É membro do Programa Nacional de Informática na Educação-Proinfo Integrado. Formadora de Cursos de Formação Continuada no âmbito da TDICs/EaD/NTE-Santarém. Participa do Curso de especialização em coordenação pedagógica como coordenadora de assistência. Atuou como supervisora do Curso de Aperfeiçoamento A Escola e a Cidade: Políticas Públicas Educacionais PPGE/UFOPA. 
TANIA CASTRO GOMES
Especialista em Psicologia Educacional pela UEPA. Especialista em Gestão Escolar pela UNAMA e Especialista em Ensino de Ciências e Matemáticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UFPA. Gestora de Escola Pública e egressa do Curso de Aperfeiçoamento a Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais/UFOPA-PPGE.
CLÊNYA RUTH ALVES VASCONCELOS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará com Projeto de Pesquisa voltado para investigação da Política de Educação Integral. Especialista em Gestão Escolar via Programa Nacional Escola de Gestores(MEC), na Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Membro do Grupo de Pesquisa de Educação no Campo. Estudo Formação de Professores na Amazônia Paraense - FORMAZON. Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil. Área de interesse de Pesquisa: Formação de Professores, Educação no Campo, Gestão Escolar, Avaliação Educacional.
MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
Licenciada Plena e Bacharel em História pela Universidade Federal do Pará (1995); Mestre em Educação, área de concentração Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998); Doutora em Educação Escolar, área de concentração Política e Gestão Educacional (2007); realizando estágio de Pós-doutoramento na Universidade Católica de Brasília. Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, lotada no Centro de Formação Interdisciplinar e pertencente ao quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa “História, Política e Gestão Educacional na Amazônia”. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar na Amazônia e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil) da Universidade Federal do Oeste do Pará. 
LUCIENE MARIA DA SILVA
Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Mestranda em educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA/PPGE). Atualmente é Professora na Escola Estadual de Educação Tecnológica e profisionalizante de Oriximiná-Pará e Coordenadora Pedagógica da Educação Básica na rede Municipal de ensino do Pará. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil) da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Entre as experiências profisionais, incluem-se a participação em administração de escolas da educação Básica; em conselhos de acompanhamento e controle social como FUNDEB, CAE E CME e atividades de ensino Superior com ênfase em Estágio Supervisionado e gestão educacional.
MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professora do instituto de Ciências da Educação UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado). É colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, coordenando o grupo de estudos e pesquisa HISTEDBR Secção-PA e, é membro da Sociedade Brasileira de História da Educação SBHE e representante da UFPA no Fórum Municipal de Educação de Ananindeua-PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia, organização e democratização da educação básica, política e legislação da educação básica e ações afimativas.