Autores: Gionara Tauchen - João Alberto da Silva (Orgs.)
Como podemos ampliar as interações entre a universidade e a escola? Quais as condições de possibilidade para a organização de processos investigativos colaborativos? O que podemos aprender por meio da investigação-ação educacional no âmbito do ensino de ciências? Entendemos que a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem exige constante reflexão, deliberação, acompanhamento e (auto) avaliação sobre a consecução dos objetivos e projetos educacionais, identificando as dificuldades, as possibilidades e as estratégicas de intervenção. Este movimento implica processos de investigação sobre, na e para a prática educativa, acompanhado por ações sistematizadas e deliberadas em projetos coletivos de investigação-ação educacional. Nesta perspectiva, a presente obra é resultado das ações de formação e de investigação desenvolvidas no âmbito do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP), junto ao projeto Construindo redes de saberes na matemática na iniciação às ciências: escola e universidade em conexão, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NUEPEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0587-1
DOI: 10.24824/978854440587.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
GIONARA TAUCHEN
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (
JOÃO ALBERTO DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande- FURG, atua junto aos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. É Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática, Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Prova Nacional de Ciências para anos iniciais.