Capa do livro: AS POLÍTICAS E OS SUJEITOS DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:<br>uma analítica à luz da governamentalidade

AS POLÍTICAS E OS SUJEITOS DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:
uma analítica à luz da governamentalidade

Autores: Edilene Mizael de Carvalho Perboni

O objetivo principal desta obra é trazer, a partir das noções foucaultianas de Governamentalidade, “tecnologia de si” e “cuidado de si”, os sujeitos que emergem da análise das políticas de avaliação sistêmica brasileira da alfabetização. O capítulo I, a partir da ideia do “ciclo da chuva” e à luz da ferramenta analítica da Governamentalidade, aponta como as políticas de avaliação estão imbricadas em redes de poder produzidas no cenário econômico e político do sistema educacional internacional, nacional, estadual e municipal. No capítulo II são discutidos os sujeitos avaliados no processo de avaliação sistêmica brasileira, na perspectiva de “constituição do sujeito” em Larrossa, “tecnologias de si” e “cuidado de si” em Foucault. A primeira propositiva nesse capítulo foi pensar em todo o sistema avaliativo da alfabetização, como um dos dispositivos de produção de narrativas na constituição do “sujeito da produtividade”. A segunda foi pensar que existe uma ética do “cuidado de si”, que pode ser entendida como “prática de liberdade” possível aos sujeitos avaliados. Nas discussões teóricas do capítulo II são trazidos dois filmes: “Shrek 1” e “Vida Maria”. As análises realizadas neste estudo incidem sobre dois sujeitos: o primeiro refere-se ao sujeito preconizado nos resultados, que é regulado por regras “anônimas” de quem “pode” enunciar e o que “pode” ser enunciado, de acordo com os padrões de desempenho das avaliações sistêmicas; o segundo trata-se do sujeito que tem como possibilidade, frente ao próprio processo avaliativo e seus resultados, o “cuidar de si”, como “prática de liberdade”.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0595-6
DOI: 10.24824/978854440595.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AS POLÍTICAS E OS SUJEITOS DAS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL:<br>uma analítica à luz da governamentalidade

EDILENE MIZAEL DE CARVALHO PERBONI

É Doutora em Educação pela Universidade São Francisco, Itatiba/SP (2015), é Mestre em Educação pela PUC Campinas/SP (2006). Possui especialização em Educação Infantil pela PUC/MG (2001) e Inspeção Escolar (2007), Graduação em Pedagogia pela PUC/MG (2000), com habilitação em Administração e Supervisão Escolar. Atualmente é Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, na área de pesquisa em Educação. Tem experiência e pesquisas nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Estudos foucaultianos na Educação, Políticas Públicas Educacionais, Avaliação Sistêmica Educacional, Alfabetização, Formação de Professores e Inclusão Escolar.