Capa do livro: A TRANSVERSALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM METODOLOGIAS E PESQUISAS

A TRANSVERSALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM METODOLOGIAS E PESQUISAS

Autores: Lucrécia Stringhetta Mello - Jucimara Rojas (Orgs.)

Na coletânea de textos desta obra procuramos apresentar como a interdisciplinaridade pode orientar metodologias de ensino, pesquisa e extensão, pois mais que um discurso, ela incorpora uma atividade prática cuja teoria é uma dimensão dessa mesma prática. Os textos não apresentam uma temática única/exclusiva, mas o leitor encontrará várias temáticas sinalizando que o processo interdisciplinar de pensar possui a intervenção significadora da prática simbólica sob a qual se instaura o sentido do viver interdisciplinarmente.
A estratégia de refletir sobre si e as ações cotidianas engendradas no percurso histórico e no trabalho de cada um tem sido o processo que professores e orientandos do Programa de Pós graduação em Educação da UFMS tem levado a efeito por meio dos seus diferentes projetos de pesquisa e formação.
O objetivo é a criação de um espaço experimental onde os autores vinculados à Linha de Pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMS/MS, e autores/pesquisadores de instituições parceiras que comungam da mesma linha de pensamento, tanto do ponto de vista gnosiológico, quanto da ação pedagógica para socializar e sistematizar o conhecimento.
Enfim, os autores desse livro inscrevem-se no cenário das discussões onde a atomização do conhecimento não é apenas uma questão epistemológica, mas uma questão de atitude. As experiências relatadas sistematizam teorias e práticas que possibilitam discutir percursos de formação, metodologias e atuação em diferentes níveis de ensino.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0531-4
DOI: 10.24824/978854440531.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 374
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A TRANSVERSALIDADE DA INTERDISCIPLINARIDADE EM METODOLOGIAS E PESQUISAS

ANA CAROLINA PEREIRA DE SOUZA
Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Especialização em Arte-Educação, pela Esap-Univale, e atualmente é aluna especial no programa de Pós-Graduação no mestrado em Letras UFGD. Trabalhou como professora do ensino fundamental, dança e letramento e hoje atua, como docente efetiva no Centro Integrado de Educação Infantil Waltrudes Ferreira Muzzi.

ANÍZIA APARECIDA NUNES LUZ
Sou doutoranda em Educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Campo Grande). Mestre em Educação e Graduação em Pedagogia pela UFMS – Campus de Três Lagoas. Aprovada em concurso público, no ano de 2010, para o cargo de especialista em educação, atualmente desempenho a função de coordenadora da área da Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Três Lagoas. Participo como pesquisadora do Grupo de Estudos de Formação Interdisciplinar (GEFI). Tenho experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Infantil, Gestão Educacional, Supervisão e Formação Docente.

ANTÔNIO CARLOS CASTROGIOVANNI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS orientando na érea de Formação de Professores, Ensino da Geografia e Planejamento Turístico

CARE CRISTIANE RAMES
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2007), especialização em Geografia pela PUC-RS (2005) e graduação em Estudos Sociais (habilitação em Geografia e História) pelo Centro Universitário La Salle (2000), atualmente é bolsista Capes no Doutorado em Educação. Foi docente nos cursos de Pedagogia, Física, Letras, Enfermagem e Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou nas disciplinas de Pesquisa II, Pesquisa III, Metodologia Científica, TCC, Didática, Filosofia, Prática de Ensino, Cartografia, Estágio Curricular Supervisionado, Geografia Humana, Introdução a Ciência Geográfica, Geografia do Turismo, Organização do Espaço Mundial, Ciências Sociais - Naturais e outras. Pesquisa sobre formação docente, metodologia científica, práticas pedagógicas, interdisciplinaridade e aprendizagem em Geografia.

ELLEN CAROLINA OTT SERPE
Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Departamento de Extensão – Professora de Música – Mestranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FELIPE SOLIGO BARBOSA
Acadêmico do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP-2008), graduado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP-2005) e em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas-2004). Docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no curso de Educação Física onde é líder do Núcleo de Pesquisas na Educação Física (NUPEF-UCDB/CNPq). Docente da Universidade Anhanguera-UNIDERP no curso de Educação Física. Pesquisador do grupo de pesquisa Ludodiversidade – interculturalidade e tradição (LUDO-UFGD/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, linguagem lúdica e interdisciplinaridade em pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação Física e Turismo, com ênfase em Políticas de Lazer e esporte de aventura na natureza e educação infantil, também atua com os seguintes temas: Educação Física, História da Educação Física, Esportes individuais (Atletismo e Natação), projetos de lazer, hospitalidade, voleibol e métodos e técnicas de pesquisa e qualidade de vida.

FLAVINÊS REBOLO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq).

FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA FERREIRA
Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Especialização em Didática (2000) pela Faculdade "São Luiz", Psicopedagogia (2006) pela UNAES e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), na linha de pesquisa Educação, Psicologia e Práticas Docentes. Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados a ludicidade, ensino-aprendizagem, avaliação, literatura infantil, metodologias, interdisciplinaridade, produção de textos, ensino da matemática e jogos. Coordena projetos de extensão, ministra cursos, oficinas e profere palestras sobre os mais variados temas educacionais. Atualmente está pesquisando ludicidade em contextos diversificados e integra o grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica e Interdisciplinaridade em Pesquisa em Educação -FFLLIPE da UFMS, coordena o Laboratório de Culturas Lúdicas Diversificadas da UFMS/Campus de Aquidauana. Integra a diretoria da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP de Aquidauana.

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE(Centre de Recherche et intervention educative)da Universidade de Sherbrooke - Canadá, membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciencias da Educação-Universidade de Evora- Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRETt/UNESCO,– França. É membro do comitê cientifico da Revista E. Curriculum da PUC/SP: www.pucsp.br/ecurriculum. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e três da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação (cadeira 37). Coordena o GEPI- grupo de estudos e pesquisas em interdisciplinaridade, filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Editora da Revista INTERDISPCIPLINARIDADE publicada na Home do GEPI: www4.pucsp.br/gepi/ a partir de OUT/2010. Pesquisadora CNPQ- Nível I desde 1993 e do INTERESPE desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação.

KATYUSCIA OSHIRO
Realizou sua formação de Mestre em Educação e Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Coordenadora Pedagógica da Escola de Tempo Integral no município de Campo Grande e integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (GEFI).

LAÍS DE CASTRO AGRANITO RODRIGUES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em Psicopedagogia Educacional pela mesma instituição. Atuou como docente permanente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia no período de 2010 a 2015. Atualmente é mestranda em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, integrando a Linha de Pesquisa “Educação, Psicologia e Prática Docente”, com o projeto de pesquisa intitulado: “Limites e perspectivas na realidade do campo de formação e atuação de professores da Educação Infantil em municípios de MS: a tessitura de um olhar interdisciplinar”, sob orientação da professora Dra. Lucrécia Stringhetta Mello. Tem experiência em educação com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Psicopedagogia e na realização de projetos e pesquisas na linha de saberes e práticas educativas.

LENY RODRIGUES MARTINS TEIXEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado (1983) e doutorado (1992) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora assistente doutor da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP. Desenvolve seus trabalhos na linha de pesquisa sobre Práticas e processos formativos em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem escolar, aprendizagem de conceitos, ensino e aprendizagem e formação de professores.

LUCI CARLOS DE ANDRADE
Graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Mestrado em Educação (agosto/2005) e Doutorado em Educação (2015), pela mesma Universidade. Está inserida na Linha de Pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, bem como, no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares: a pesquisa como estratégia de formação. Desenvolve atividades de pesquisa na área da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, infância, ludicidade e interdisciplinaridade.

LUCIA HELENA VENDRUSCULO POSSARI
Graduada em Letras pela FCL Barão de Mauá (1975); Mestrado em Letras pela FAFIL (1979); doutorado em Comunicação e Semiótica – PUC-SP (1996). Professora do Curso de Comunicação Social; professora e orientadora do Programa De Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO da Universidade Federal de Mato Grosso, coordenadora da Linha de Pesquisa Comunicação e Mediações. Tem experiência em comunicação e educação, principalmente em Educação a Distância; autora de livros e fascículos para a Educação a Distância. Coordena a Editora da UFMT - EdUFMT. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação  e  Cultura – NUCOM – IL - UFMT.

LUÍS ANTÔNIO MARTINS
Doutor em Educação pela UFMS. Professor da FAED / UFGD. Doutor em Educação pela UFMS (2012). Mestre em Educação pela UNICAMP (2000). Graduado em Psicologia pela UNESP/BAURU(1994). Professor efetivo da UFGD. Membro do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos Interdisciplinares” (GEFI) e do Grupo de Estudos “Memória de formação: identidade e cultura”. 

MARI MARGARETE DOS SANTOS FOSTER
Graduada em Pedagogia pela UFRGS, Mestre em Educação pela UFRGS e Doutora em Educação pela PUCRS. Atualmente é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos/SL/RS. Tem como foco de investigação a formação inicial e continuada de professores. Os estudos desenvolvidos centram-se na parceria Universidade/Escola.

MARGARETH APARECIDA QUINTINO DOS SANTOS
Graduada em História (2003) e Pedagogia (2010) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Educação com ênfase em Interdisciplinaridade e Currículo na Educação Infantil e Séries Iniciais (2005). Foi docente no serviço de educação do Serviço Social da Indústria – SESI de Três Lagoas (MS) de 2007 a 2011, ministrando as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. Mestre pelo Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS) e bolsista CAPES.

MARIA APARECIDA DE SOUZA PERRELLI
Licenciada em biologia, mestrado em educação pela UFSC, doutorado em educação para a ciência pela UNESP/Bauru. Atua como professora do curso de graduação em biologia da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB e também como professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em educação da mesma universidade. Linha de pesquisa: formação de professores e suas relações com a prática docente. Membro do grupo de pesquisa FORPRAD-formação e prática docente, com especial interesse em investigações sobre a iniciação à docência.

MARTA REGINA BROSTOLIN DA COSTA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994), especialização em Psicopedagogia e Sociopsicomotricidade Ramain Thiers, mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1998) e doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri (2005). É professora da graduação nos cursos de  licenciatura e integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação: Mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Áreas de atuação: Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Infância e Educação Infantil; Educação Indígena; Desenvolvimento Local/sustentabilidade. Linha de Pesquisa: formação de professores e práticas pedagógicas.

MÍRIAN XAVIER
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS/PPGDu). Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Educação e professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisas nos temas: formação docente e histórias de vidas. Participa do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos Interdisciplinares" e do grupo de estudos “Memória de formação: identidade e cultura” (sediado em Dourados/MS).

NEIDE ARAÚJO CASTILHO TENO
Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (UFMS/PPGDu). Graduada em Letras (Português, Inglês, Literatura) e Pedagogia. Mestre em Linguística. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando nas áreas de Linguística e Educação, com temas relacionados à Linguística (léxico, regionalismo) e formação docente. Atualmente na área de Educação, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação de professores, abordagens autobiográficas, narrativas/ memoriais de formação. Líder do Grupo de estudos: “Memória de formação: identidade e cultura”- (MENFIC). - (sediado em Dourados/MS). Colaboradora no Projeto de pesquisa “Diálogos e acompanhamento: itinerários para a formação de professores iniciantes no Estado de Mato Grosso do Sul”.

NEIDI LIZIANNE COPETTI DA SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e especialista pela Uniasselvi. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS, coordenadora de tutores no curso de Pedagogia, modalidade a distância da UFMS e docente no curso de Pedagogia da Anhanguera Educacional - Unidade I. Membro pesquisadora do grupo de estudos e pesquisa FFLLIPE - Fenomenologia, formação, linguagem lúdica e interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação.

NEIVA BLÓS
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/PPGEdu). Linha da pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente. Graduada em Letras. Especialista em Supervisão Escolar; em  Psicopedagogia de Educação; em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; e em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Professora de Língua Portuguesa e aplicadora do Programa de Intervenção Cognitiva (PEI) no Colégio Militar de Campo Grande.

PAULA EMBOAVA ORTIZ
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Foi integrante do Grupo PET – Educação Física entre os anos de 2011 e 2013, onde participou de projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados às metodologias de ensino da Educação Física e Dança de Salão. Atualmente está realizando mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa “Educação, Psicologia e Prática Docente”.

PAULO ROBERTO FLORENCIO DE ABREU E SILVA
É graduado em Licenciatura Plena no curso de Geografia da Universidade Católica de Pernambuco; graduado no Bacharelado no curso de Geografia da Universidade Católica de Pernambuco; Especialista em Educação Ambiental no curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Informação no Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco; Doutor no Ensino de Geografia no Programa de pós-graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor Adjunto do Depto de Geografia da UPE campus Mata Norte. Desenvolve pesquisa sobre a Cartografia para crianças. Autor do livro: Rumos do Professor Contemporâneo: A Epistemologia Genética e o Pensamento Complexo.

PRISCILLA LUMY YASUNAKA TOLEDO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa “Educação, Psicologia e Prática Docente”.

RICARDO TEIJI PAULA TAKAKI
Psicólogo graduado pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (ANHANGUERA – UNIDERP) em Campo Grande – MS. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realiza pesquisas com metodologia em Fenomenologia, atua na linha de pesquisa: Educação, Psicologia e Prática Docente. Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesumar (Unicesumar). Escritor de livros infanto-juvenis com temas voltados para a psicologia, desenvolvendo o seu trabalho pautado na Linguagem Simbólica da Literatura Infantil.

ROSANA CARLA GONÇALVES GOMES CINTRA
Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Pedagogia com habilitação em administração escolar, pela FUCMAT, atualmente, Universidade Católica Dom Bosco. Professora associado 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, unidade de educação-CCHS, professora e orientadora do Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS, na Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente e do Programa de Mestrado em Educação Social da UFMS Campus do Pantanal em Corumbá, na Linha de Pesquisa Formação Docente e Diversidade. Trabalha na perspectiva teórica da psicologia histórico cultural e do materialismo histórico e dialético. Tem experiência na área de Educação Infantil, Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, as várias linguagens da Arte e Prática Docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens GEPEMULT. Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Infantil MEC-SEB-UFMS em docência na educação infantil, turma de Campo Grande.

TATIANE COSTA LEITE
Graduada em Educação Física Licenciatura pela Unisinos. Aluna do curso de pós-graduação - Especialização em Prática Docente no Contexto Universitário na Feevale. Participa do grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos que tem como foco a formação inicial e continuada de professores.

THAIS CAROLINA BASSLER
A Professora Doutora Thais Carolina Bassler possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2001) e especialização em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP) em 2002. É mestre em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005) e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Ciências (2009). Atualmente, é professora Adjunto III na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL) e é avaliadora institucional pelo INEP/MEC. Tem experiência na área de Docência do Ensino Superior há 14 anos, atuando principalmente como pesquisadora nos seguintes temas: envelhecimento e nutrição, qualidade de vida, saúde pública e interdisciplinariedade em Educação.