Capa do livro: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise para além do espaço pedagógico

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise para além do espaço pedagógico

Autores: Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Lindomar Wessler Boneti - Thais Pacievitch (Orgs.)

Partindo da compreensão de que o mundo social se apresenta fundamentalmente sob dois vetores concorrenciais - um que representa o projeto da expansão das relações econômicas a partir de uma lógica capitalista liberal, e o outro que evidencia a diversidade de conhecimentos e saberes resultante da valorização das diferenças e singularidades sociais – os textos que compõem essa obra transitam sob um fio condutor que pressupõe existir a necessidade de romper com os fundamentos epistemológicos clássicos das políticas públicas educacionais em torno da Razão Moderna, em prol da inclusão, junto ao Estado e do meio produtivo, de novos agentes definidores de políticas públicas, trazendo ao debate novas lutas sociais, como é o caso do resgate do sujeito e das identidades sociais. Divididos em duas partes inter-relacionadas – 1. Políticas Educacionais e a Formação Docente e 2. Políticas Educacionais, multiculturalismo e conflitos no espaço da escola – os capítulos dessa obra apresentam pluralidade metodológica e contextual, o que potencializa o diálogo com leitores latino americanos interessados nas políticas educacionais, na formação e nas práticas docentes em evidencia na contemporaneidade. Vale a pena conferir!
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0585-7
DOI: 10.24824/978854440585.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise para além do espaço pedagógico

ANA MARIA EYNG
Possui doutorado em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona (UAB). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de Pós-Graduação em Educação Strictu Sensu da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Curriculares, Políticas de Avaliação Institucional, Formação de Professores e Gestão Educacional.

ANITA HELENA SCHLESENER
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Professora de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005 (aposentada). Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin.

CARLOS ALEXANDRE CAMPOS 
Graduando de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

CESAR TELLO
Es Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magíster en Políticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Cursó estudios de Doctorado en educación en la Universidad Nacional de La Plata. Es Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE) y del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM). Tambié es miembro de comité editoriales de revistas especializadas en educación a nivel nacional e internacional. Se desempeña como Director de Investigación y Desarrollo en la Universidad Nacional de Tres de Febrero y de la Universidad Nacional de San Martín. Es investigador del Campo de los Estudios Epistemológicos en Política educativa y también realiza sus investigaciones en Políticas docentes, producción de conocimiento y toma de decisiones y educación secundaria, temas sobre los cuales ha publicado artículos en revistas nacionales e internacionales. Como así también capítulos de libros y libros en diversos países de Latinoamérica.

DOUGLAS JEFFERSON MENSLIN
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1997) e graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1988) Especialização em Adminstração Escolar (2006), Mestre em Educação pela PUCPR (2009) e doutorando em História da Educação pela PUCPR. Atualmente é diretor geral de educação da Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assit. Social para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas.

EDITE MARIA SUDBRACK
Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente realiza estágio pós-doutoral pela UFRGS, com o projeto Avaliação em Larga Escala e o papel da União: possibilidade de Assistência Técnica à Educação Básica; Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora da Revista Vivências - URI e Educação da UFSM. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES, cadastrados no CNPQ.

GÉSSICA PENICHE COSTA E SILVA
Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e graduada em Letras-Português pela mesma Universidade. Ao fim da graduação, foi laureada com o Prêmio Marcelino Champagnat de Mérito Acadêmico, com isso, ganhou uma bolsa de estudos para realizar uma pós-graduação stricto sensu pela universidade. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Políticas de Formação de Professores e as Representações do Trabalho Docente, coordenado pela Professora Doutora Romilda Teodora Ens, que toma como referência as políticas educacionais, os estudos em representações sociais, o trabalho de campo e a produção do conhecimento na área de formação de professores. O projeto se vincula ao CIERS-ed/FCC (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação / Fundação Carlos Chagas), que integra uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais. Também ministra aulas de Língua Portuguesa no TECPUC-PR nos cursos técnicos integrados de Informática, Administração e Contabilidade e nos cursos técnicos em Publicidade e Administração.

JOÃO DOS REIS SILVA JÚNIOR
Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, com pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp e em Economia Política da Educação pela FEA-USP, com fase internacional na University of London. Livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Líder do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar/CNPq) e do Projeto da Rede Universitas/Br. É professor da Universidade Federal de São Carlos e Senior Research Fellow na Mercer University (GA-US).

LEANDRO ANTONIO SCAPINI
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção (2004) e especialização em Educação pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2007-2009). Mestrando do Programa de pós-graduação em Educação da PUCPR.

LINDOMAR WESSLER BONETI
Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutorado(PhD) em Sociologia - Universidade Laval, Québec, Canadá (1995) e pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg - Suíça em 2008. Atualmente atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Pesquisador da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa & Identidade, Desigualdades e Laços Sociais". Seus temas preferidos de estudos, pesquisa e docência, nos quais reúne experiências, são: teoria sociológica, políticas públicas, políticas educacionais, acesso, cidadania, exclusão e inclusão social.

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Diretora da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIPPES sediada na UNOESC. Diretora Adjunta da Rede Internacional de Educação Superior - RIES sediada na FE da UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeras coletâneas e autora de capítulos. Possui vários artigos científicos publicados em periódicos nacionaise internacionais. É membro de vários conselhos editoriais. Pesquisadora do GT 11- Politicas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. Pesquisadora do CNPq e da CAPES/INEP. Foi coordenadora do Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013).

MARIA TERESA CERON TREVISOL
Possui graduação em PEDAGOGIA - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP/ Instituto de Psicologia - IP (2002). Atualmente é professora universitária da Universidade do Oeste de Santa Catarina e atua como professora e pesquisadora no Curso de Mestrado em Educação desta instituição. Tem experiência na área da Educação e da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, processos de ensino e aprendizagem, construção do conhecimento escolar, teoria piagetiana, moralidade, construção do conhecimento social: particularmente a faceta dos direitos das crianças.

MARÍA VERÓNICA LEIVA GUERRERO
Chilena, Académica tiempo completo de la Escuela de Pedagogía de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Doctora en Educación por la Universidad de Oviedo, España, Profesora de Educación Básica y Licenciada en Educación por la Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile. 23 años de ejerció profesional en el ámbito educacional, en los niveles de Educación Básica, Media, Técnico Profesional y Universitaria (pre y post grado), ejerciendo labores de docencia, gestión e investigación. Actual Editora de la Revista Perspectiva Educacional, Formación de Profesores y Coordinadora del Comité Curricular de la Escuela de Pedagogía de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Áreas de interés: Formación por competencias, gestión y organización escolar y evaluación educativa.

MARILENE GABRIEL DALLA CORTE
Doutora em Educação PUCRS (2011); Mestre em Educação UFSM (2004); Especialista em Administração e Supervisão Escolar UFSM (2000); Especialista em Psicopedagogia FAFRA (1997); Graduada em Pedagogia FIC (1992). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar - ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora colaboradora junto ao Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS CMESM. Integrante do grupo de pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS - UFSM voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária UNESP, agregada às linhas de pesquisa formação de professores e pedagogia universitária. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, formação de professores e docência nos anos iniciais do ensino fundamental.

PAULO ROGERIO BRAND
Mestre em Educação pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus de Frederico Westphalen, graduado em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e especialista em Mídias na Educação pela UFSM. Atualmente é professor efetivo da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, vice-diretor e professor efetivo nos Cursos Técnicos de Administração, Secretariado e Enfermagem da Escola Estadual Técnica José Cañellas de Frederico Westphalen-RS. Tem experiência na área de História, Antropologia, Palentologia, Educação e Informática, Mídias na Educação, Políticas Públicas e Gestão na Educação.

RICARDO TESCAROLO
Possui doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), graduação em Letras - Português/Inglês (licenciatura) e em Pedagogia (bacharelado e licenciatura). Estágio pós-doutoral na Fordham University, USA (2011-2012). Professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também exerceu o cargo de Pró-Reitor Comunitário (2006-2012). Inscreve-se na linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica; e integra o grupo de pesquisas Paradigmas Pedagógicos Emergentes na Formação de Professores; Coordena o projeto de pesquisa A Formação de Professores no Contexto da Metamorfose Civilizatória.

ROMILDA TEODORA ENS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas, participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando, principalmente, nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, formação continuada e pesquisa em educação. Coordena, na PUCPR, pesquisa em representações sociais e o trabalho docente, desenvolve pesquisas em políticas educacionais e formação de professores como participante do grupo de pesquisa: História e Políticas Educacionais na Formação de Professores.

ROSA LYDIA TEIXEIRA CORREIA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágio de pós doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha.Atualmente é professora títular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifíca Universidade Católica do Paraná. Foi secretária da Sociedade Brasileira de História da Educação de outubro de 2007 a outubro de 2011.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, avaliação, história e concepções.

ROSANE CARNEIRO SARTURI
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada I da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

SILMARA AIBES
Possue graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ PUC Pr - Licenciatura Plena - (1991). Alfabetizadora e Formadora de Educadores(as) Populares no Método Paulo Freire. Coordenadora Pedagógica na Formação Continuada de professores (as) da Escola Cônego Camargo/Sacre Coeur de Jesus em Curitiba/PR. Professora de História do Colégio Nossa Senhora Medianeira em Curitiba/PR. Professora de História e Sociologia Geral no Colégio Marista Santa Maria em Curitiba/PR. Professora de Sociologia Geral, Sociologia Organizacional e Psicologia Organizacional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - TECPUC/PR. Atualmente, Coordenadora do Núcleo de Ciências da Sociedade do TECPUC/PR - História, Sociologia e Filosofia. (Ensino Médio Integrado). Mestranda em Educação (Escola de Educação e Humanidades da PUC/Pr). Aluna na matéria de Bioética/departamento de Teologia (Escola de Educação e Humanidades da PUC/Pr).

TÂNIA BARBOSA MARTINS
Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, (2002) e mestrado em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005). Cursa o doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participa do Grupo de Pesquisa em Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar/CNPq) e da Rede Universitas/Br. Bolsista FAPESP.

TATIANA GOLDRINE GODOY
Chilena, académica tiempo completo, Escuela de Pedagogía, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Doctora y Magíster en Psicología Educativa, Universidad Nacional Autónoma de México. Título inicial Educadora de Párvulos, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. 22 años de ejercicio profesional en el ámbito educativo. 12 años de docencia en Educación Superior e investigación educativa. Actual Coeditora de la Revista Perspectiva Educacional, Formación de Profesores. Áreas de interés: formación docente inicial y continua; formación de Maestras para el nivel Inicial; Didáctica de la Matemática para el nivel inicial; pensamiento del profesor y práctica docente; procesos de cambio en la escuela.

THAIS PACIEVITCH 
Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Graduada em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve pesquisa relacionada às seguintes temáticas: violências nas escolas, políticas educacionais, direitos humanos e Educação em Direitos Humanos.

VALDETE APARECIDA VEIGA DE MORAES
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade Positivo (2001)e especialização em Educação Especial. Atualmente é profissional do magistério da Prefeitura Municipal de Curitiba na função de suporte técnico-pedagógicoespecializado. Tem experiência na área de Educação Especial com ênfase em Políticas públicas na perspectiva inclusiva, contextos inclusivos, estratégias para a inclusão e rede de apoio. Interesse nos seguintes temas: pesquisa em educação especial; Educação brasileira;Política e educação em Gramsci; Educação e Psicologia na Perspectiva Histórico-Cultural.