Capa do livro: A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS VALORES

A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS VALORES

Autores: Thomé Eliziário Tavares Filho - Bruno Mendes Tavares - Ariza Maria Moncada de Carvalho Tavares

 

A ideia de se adotar uma Educação na concepção dos Valores, surge numa época de mudanças rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional, em que a sociedade  impõe  novas e crescentes necessidades em que as atuais não tem condições de atender.

 

Atividades novas no mercado de trabalho exigem pessoas de competências diversas e altamente especializadas para o acompanhamento das rápidas mudanças da sociedade industrial para a sociedade de informação; da tecnologia simples para a alta tecnologia e das mídias informacionais de inteligência no ensino que envolvem a educação;  da economia nacional para a economia mundial globalizada dominada pela moeda e o Capital;  da opção dual para as opções múltiplas em todos os setores sociais;  da centralização para a descentralização e desregulamentação que também afeta  o processo educativo. 

 

Nesse cenário de mudanças contemplamos o desmonte do Estado onde a  Educação se volta  para os interesses  capitalistas do mercado, e que produz profundas alterações no estado de direito dos trabalhadores da educação, através da imposição da  Lei da livre negociação nos contratos sociais, com a tendência governamental de desregulamentar os movimentos sociais de luta da classe trabalhadora.

 

Evidentemente que, essas mudanças no cenário social vem afetando diretamente o modo de pensar, o estilo de vida, as práticas, as crenças e os costumes das populações urbanas. Assim, em plena modernidade, e mesmo em meio ao avanço da ciência e da tecnologia, considera-se o vivenciar numa ambientação de mal estar da cultura da violência, da agressividade, da insegurança, da impessoalidade, num estado anômico de permissividade e de licenciosidade dos costumes éticos e morais. As marcas deste século são de  trevas, caracterizadas por  profundas falhas no comportamento que perderam o sentido original dos valores humanos;  no  desencaminhamento do espírito humano que se aliena e se neurotiza;  da imposição de um sistema tecnocrática que desumaniza e traz de volta o mecanicismo estéril que afeta o relacionamento e os valores consagrados da família, da Escola e das Instituições sociais.

 

Nesse cenário social, a adoção de uma educação centrada nos valores humanos resgata a dignidade da pessoa, cuja prática educativa otimiza as potencialidades individuais, mediando essa tendência natural da natureza humana em desenvolver uma educação para a formação, para a conquista do protagonismo pessoal e para a emancipação social.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-027-2
DOI: 10.24824/978858042027.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DOS VALORES

Thomé Eliziário Tavares Filho

 

Nascido em 10 de junho de 1951, é natural da Ilha de Parintins, Estado do Amazonas, tem formação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del Rey; tem formação em Psicanálise pela Academia Brasileira em Psicanálise Clínica (Rio de Janeiro); formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Rio de Janeiro); pós-graduação lato senso com Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro); pós-graduação lato senso com especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Parckter do Brasil (Porto Alegre); Pós-Graduação Strictu Senso com Mestrado em Psicologia pela Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro), e Pós-Graduação Strictu Senso com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. É docente da carreira do magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas, e líder do grupo de estudos e pesquisas em condutas típicas, certificado pelo CNPQ.

 

 

Bruno Mendes Tavares

 

Nascido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, o autor tem formação em Graduação e Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente do quadro ativo permanente da carreira do magistério superior da Universidade Federal do Amazonas, lotado no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, AM. É pesquisador vice-lider do Grupo de estudos e pesquisas em Condutas Típicas, certificado pelo CNPQ (Conselho

Nacional de Pesquisas).

 

 

Ariza Maria Moncada de Carvalho Tavares

 

Natural da cidade do Rio de Janeiro, a autora tem formação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil; em Psicologia Clínica pelo Instituto de Ensino superior da Amazônia; é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Condutas Típicas certificado pelo CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa).