Autores: Thomé Eliziário Tavares Filho - Bruno Mendes Tavares - Ariza Maria Moncada de Carvalho Tavares
A ideia de se adotar uma Educação na concepção dos Valores, surge numa época de mudanças rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional, em que a sociedade impõe novas e crescentes necessidades em que as atuais não tem condições de atender.
Atividades novas no mercado de trabalho exigem pessoas de competências diversas e altamente especializadas para o acompanhamento das rápidas mudanças da sociedade industrial para a sociedade de informação; da tecnologia simples para a alta tecnologia e das mídias informacionais de inteligência no ensino que envolvem a educação; da economia nacional para a economia mundial globalizada dominada pela moeda e o Capital; da opção dual para as opções múltiplas em todos os setores sociais; da centralização para a descentralização e desregulamentação que também afeta o processo educativo.
Nesse cenário de mudanças contemplamos o desmonte do Estado onde a Educação se volta para os interesses capitalistas do mercado, e que produz profundas alterações no estado de direito dos trabalhadores da educação, através da imposição da Lei da livre negociação nos contratos sociais, com a tendência governamental de desregulamentar os movimentos sociais de luta da classe trabalhadora.
Evidentemente que, essas mudanças no cenário social vem afetando diretamente o modo de pensar, o estilo de vida, as práticas, as crenças e os costumes das populações urbanas. Assim, em plena modernidade, e mesmo em meio ao avanço da ciência e da tecnologia, considera-se o vivenciar numa ambientação de mal estar da cultura da violência, da agressividade, da insegurança, da impessoalidade, num estado anômico de permissividade e de licenciosidade dos costumes éticos e morais. As marcas deste século são de trevas, caracterizadas por profundas falhas no comportamento que perderam o sentido original dos valores humanos; no desencaminhamento do espírito humano que se aliena e se neurotiza; da imposição de um sistema tecnocrática que desumaniza e traz de volta o mecanicismo estéril que afeta o relacionamento e os valores consagrados da família, da Escola e das Instituições sociais.
Nesse cenário social, a adoção de uma educação centrada nos valores humanos resgata a dignidade da pessoa, cuja prática educativa otimiza as potencialidades individuais, mediando essa tendência natural da natureza humana em desenvolver uma educação para a formação, para a conquista do protagonismo pessoal e para a emancipação social.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-027-2
DOI: 10.24824/978858042027.2
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1
Thomé Eliziário Tavares Filho
Nascido em 10 de junho de 1951, é natural da Ilha de Parintins, Estado do Amazonas, tem formação em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del Rey; tem formação em Psicanálise pela Academia Brasileira
Bruno Mendes Tavares
Nascido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, o autor tem formação em Graduação e Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente do quadro ativo permanente da carreira do magistério superior da Universidade Federal do Amazonas, lotado no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, AM. É pesquisador vice-lider do Grupo de estudos e pesquisas
Nacional de Pesquisas).
Ariza Maria Moncada de Carvalho Tavares
Natural da cidade do Rio de Janeiro, a autora tem formação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil;