Capa do livro: COMPETIÇÃO OU AVALIAÇÃO?<br>Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como avaliação em larga escala

COMPETIÇÃO OU AVALIAÇÃO?
Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como avaliação em larga escala

Autores: Eliane Maria Cocco - Edite Maria Sudbrack

Em 2005, as escolas públicas foram surpreendidas por uma proposta de inscrição em uma Olimpíada de Matemática. Estava iniciando a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o lema Somando Novos Talentos. Nessa perspectiva e enquanto protagonistas desse processo, desenvolvemos essa obra com o objetivo principal de analisar a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) a fim de verificar se ela se constitui como uma política educacional de avaliação em larga escala. Nesta publicação são apresentadas, conceituadas e contextualizadas, as políticas educacionais da Educação Básica, no Brasil, pós década de 1990. Também, realizou-se uma análise das avaliações em larga escala como base da política educacional. Apresenta-se a OBMEP, suas características e regulamentos como possibilidade de uma política avaliativa. A OBMEP é de grande amplitude, sendo considerada a maior competição de Matemática do mundo. Embora não obrigatória, é composta por provas padronizadas e acontece regularmente a cada ano. Abrange todas as escolas e todos os alunos da rede pública de ensino e seu foco é a aprendizagem matemática. Esta Olimpíada foi implementada no governo Lula e permanece no governo Dilma, mas não se sabe se terá continuidade nos próximos governos, logo ela ainda é considerada uma política de governo e não de Estado. Alerta-se, neste estudo, o cuidado com práticas avaliativas centralizadoras, as quais podem desconstruir o prazer que o aluno teria em ampliar sua compreensão, elevar sua criatividade e seu nível intelectual.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0532-1
DOI: 10.24824/978854440532.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

COMPETIÇÃO OU AVALIAÇÃO?<br>Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como avaliação em larga escala

EDITE MARIA SUDBRACK

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora "adhoc" da Revista Vivências - URI e Educação da UFSM. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra, também, o OBEDUC/UNISINOS. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE cadastrado no CNPQ. 

ELIANE MARIA COCCO

Natural de Frederico Westphalen - RS. Possui Graduação em Ciências - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)-1998. Especialização em Formação para o Magistério - Área de Concentração Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Amparo, São Paulo - 1999. É Mestra em Educação, linha de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - câmpus de Frederico Westphalen - 2013. Durante o mestrado foi bolsista CAPES/OBEDUC. Foi coordenadora da OBMEP, em uma escola, de 2005 a 2010 e na primeira edição da Olimpíada ganhou um estágio no IMPA por ter tido uma aluna com medalha de ouro. Atualmente, é professora e coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti - CIEP. Está participando da escola de gestores - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica pela UFRGS.