Autores: Eliane Maria Cocco - Edite Maria Sudbrack
Em 2005, as escolas públicas foram surpreendidas por uma proposta de inscrição em uma Olimpíada de Matemática. Estava iniciando a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o lema Somando Novos Talentos. Nessa perspectiva e enquanto protagonistas desse processo, desenvolvemos essa obra com o objetivo principal de analisar a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) a fim de verificar se ela se constitui como uma política educacional de avaliação em larga escala. Nesta publicação são apresentadas, conceituadas e contextualizadas, as políticas educacionais da Educação Básica, no Brasil, pós década de 1990. Também, realizou-se uma análise das avaliações em larga escala como base da política educacional. Apresenta-se a OBMEP, suas características e regulamentos como possibilidade de uma política avaliativa. A OBMEP é de grande amplitude, sendo considerada a maior competição de Matemática do mundo. Embora não obrigatória, é composta por provas padronizadas e acontece regularmente a cada ano. Abrange todas as escolas e todos os alunos da rede pública de ensino e seu foco é a aprendizagem matemática. Esta Olimpíada foi implementada no governo Lula e permanece no governo Dilma, mas não se sabe se terá continuidade nos próximos governos, logo ela ainda é considerada uma política de governo e não de Estado. Alerta-se, neste estudo, o cuidado com práticas avaliativas centralizadoras, as quais podem desconstruir o prazer que o aluno teria em ampliar sua compreensão, elevar sua criatividade e seu nível intelectual.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0532-1
DOI: 10.24824/978854440532.1
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
EDITE MARIA SUDBRACK
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora "adhoc" da Revista Vivências - URI e Educação da UFSM. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra, também, o OBEDUC/UNISINOS. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE cadastrado no CNPQ.
ELIANE MARIA COCCO
Natural de Frederico Westphalen - RS. Possui Graduação em Ciências - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)-1998. Especialização em Formação para o Magistério - Área de Concentração Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, Amparo, São Paulo - 1999. É Mestra em Educação, linha de pesquisa “Políticas Públicas e Gestão da Educação” pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - câmpus de Frederico Westphalen - 2013. Durante o mestrado foi bolsista CAPES/OBEDUC. Foi coordenadora da OBMEP, em uma escola, de 2005 a 2010 e na primeira edição da Olimpíada ganhou um estágio no IMPA por ter tido uma aluna com medalha de ouro. Atualmente, é professora e coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti - CIEP. Está participando da escola de gestores - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica pela UFRGS.