Autores: Luciane Guimarães Batistella Bianchini-Solange Franci Raimundo Yaegashi-Luciana Maria Caetano-Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula-Elsa Midori Shimazaki (Orgs).
Os temas propostos nesta publicação – Psicopedagogia: Reflexões sobre Família e Escola – perpassam as várias formas de interações realizadas entre o sujeito da aprendizagem e as duas instâncias: família e escola. Defendemos a tese de que, para melhor compreender as ações de um sujeito que se posiciona de modo ativo ou passivo nas situações de aprendizagem, é necessário observá-lo de modo contextual e relacional a fim de que se possa pensar a aprendizagem em sua abrangência e o mais próximo possível de sua realidade.O interesse pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno é fruto de nossa prática e constatação teórica sobre a relevância deste processo enquanto um fenômeno autoestruturante da atividade humana. É por intermédio da resolução de conflitos e desafios que se apresentam dia a dia nas diferentes interações, que o sujeito se coloca a pensar e, por meio dessa atividade, constrói a si (ampliando e tornando flexíveis seus esquemas), o outro e o objeto de conhecimento.Assim, com o intuito de refletirmos sobre esses processos, seus embates e possibilidades atuais, reunimos estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições – Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Ciências, Matemática e Música –, objetivando compartilhar, a partir de diferentes pontos de vistas, a produção de conhecimento decorrente de suas experiências cotidianas e pesquisas, em sua maioria, vinculadas a programas de Pós-Graduação de diferentes IES do Brasil.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0496-6
DOI: 10.24824/978854440496.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUCIANE GUIMARÃES BATISTELLA BIANCHINI
É docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI
É docente do Departamento Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
LUCIANA MARIA CAETANO
É docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
ERCÍLIA MARIA ANGELI TEIXEIRA DE PAULA
É docente do Departamento Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
ELSA MIDORI SHIMAZAKI
É docente do Departamento Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).