Autores: Edmir Aparecido Bergamo
O presente livro surgiu da pesquisa do meu Doutorado que se propôs a discutir a educação superior proporcionada aos estudantes trabalhadores brasileiros pelo PROUNI por meio de uma visão educacional fundamentado nas categorias gramscianas: Estado ampliado, intelectuais, bloco histórico e hegemonia. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica e documental, as fontes de investigação empregadas foram autores que descrevem sobre o PROUNI, publicações oficiais e demais obras bibliográficas. Os dados analisados indicaram que o PROUNI possui elementos do sistema capitalista que o inclui como política de Estado e não como política pública. Demonstrou-se a partir dos dados coletados que o acesso a educação superior pelo PROUNI não constrói a hegemonia da classe trabalhadora no Estado neoliberal brasileiro, pois não garante e nem assegura de forma efetiva a inserção do trabalhador ao ensino superior através das bolsas. As bolsas estão concentradas nas regiões mais ricas do Pais e nas IES tidas como faculdades. Desta maneira foi possível através das analises realizadas concluir que o PROUNI é uma política de Estado e não uma política pública. .O Estado brasileiro como agente norteador e balizador das demandas sociais, com o PROUNI, mais uma vez na história somente implementou ações para minimizar os anseios da sociedade capitalista no que tange a educação superior. Diante disto, o presente trabalho teve a intenção de fomentar a problematização das práticas neoliberais no que concernem as políticas públicas educacionais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0492-8
DOI: 10.24824/978854440492.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
EDMIR APARECIDO BERGAMO
Possui Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013). Especialização em Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Especialização em Gestão da Educação a Distância pela FICA (2007). Especialização em Educação a Distância pelo SENAC/PR (2008). Especialização - MBA - em Gestão Ambiental pela FICA (2008). Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Doutorado em Educação pela PUCPR (2013). Atualmente trabalha como professor e Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão nas Faculdades Integradas Camões (FICA). Coordenador pedagógico de cursos livres e profissionalizantes da plataforma MOODLE Elo Gestão Educacional, Palestrante nas áreas de Responsabilidade Social, Ética, Religião, Ecumenismo. Multiculturalismo, Direitos Humanos e Terceiro Setor. Pesquisador do Programa Stricto Sensu em Ciência, Politicas Publicas e Sociedade Sustentável do Centro Universitário FACVEST (UNIFACVEST).