Capa do livro: POLÍTICA E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:<br> interfaces com a epistemologia

POLÍTICA E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:
interfaces com a epistemologia

Autores: Debora Cristina Jeffrey (Org.)

A política e a avaliação educacional são temáticas abrangentes e que se referem ao contexto escolar, não escolar, as relações de poder, o papel do Estado na garantia do direito à educação, a qualidade de ensino, a organização e funcionamento do sistema educacional.O desenvolvimento de pesquisa na área da política e avaliação educacional poderá envolver a análise de políticas, intervenção em diferentes espaços educativos e administrativos, estudo sobre o processo e espaços de legitimidade de poder, bem como a mensuração, a descrição e o impacto de determinadas iniciativas governamentais e não governamentais.O livro Política e Avaliação Educacional: interfaces com a epistemologia tem o intuito de subsidiar os pesquisadores e demais interessados na temática de política e avaliação educacional, no que concerne o estudo e análise destes. A obra, deste modo, busca estabelecer uma inter-relação entre o enfoque das epistemologias (perspectiva epistemológica, posição epistemológica e perspectiva epistemetodológica) e quatro eixos temáticos: 1) As produções acadêmica no campo da política e avaliação educacional: uma análise epistemológica; 2) As produções acadêmicas no campo da política e avaliação educacional: o caso do Brasil e Argentina; 3) Os mapas conceituais como uma possibilidade epistemetodológico: uma análise da Educação de Jovens e Adultos em Ibero-América; 4) A política e a avaliação educacional: interfaces com a epistemologia.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0533-8
DOI: 10.24824/978854440533.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL:<br> interfaces com a epistemologia

DEBORA CRISTINA JEFFREY

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora (MS3.2) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.

SÍLVIO SANCHES GAMBOA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e livre docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor Associado MS-5 da Universidade Estadual de Campinas (2000-2009). Professor Titular em Filosofia da Educação (2010). Chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp. Tem sido pesquisador visitante nas Universidades: Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Federal da Bahia (UFBA), professor visitante na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina) e na Universidad Nacional de Córdoba (UNC, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2003-2005, 2005-2007, 2007-2009, 2009-2011). Secretário da Secretaria Paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2007-2009). Líder do grupo de pesquisa PAIDEIA (2006-2010).Coordenador executivo do grupo de pesquisa PAIDEIA (2010). Pesquisador responsável pelo projeto temático sobre o Impacto do sistema de pós-graduação na produção do conhecimento em Educação Física no nordeste brasileiro, financiado pela FAPESP (proc. 2012/50019-7)

ADOLFO RAMOS LAMAR

Possui doutorado em Educação (1998) e mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), pósdoutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2007), Brasil e Licenciatura em Filosofia pela Universidad de la Habana (1982). Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Educação e Meio Ambiente, com ênfase em Filosofia e Epistemologia da Educação e Educação Física, Metodologia da Pesquisa e Mapeamento da produção científica, Educação Comparada, Ensino Superior, Filosofia da Tecnologia, Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT, Educação Intercultural e Epistemologia Ambiental. Foi Membro do Colegiado do Curso de Educação Física. Tem experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Administração, Filosofia, Meio Ambiente, Ciências Sociais e Humanas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Medicina Veterinária, Moda, Letras e Engenharias. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB e do Grupo Paideia da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Integrante do projeto de pesquisa temática "PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste" da FAPESP e do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) UNICAMP/FURB/Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e o Projeto de pesquisa "Os mapas Conceituais e Temáticos de Educação de Jovens e Adultos na Ibero-América.

SILENE FONTANA

Possui graduação em Pedagogia, História e Geografia pela Universidade de Marília. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Marília (2000). Doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP (2013). Atualmente é professora do Centro Universitário de Rio Preto, Supervisora de Ensino da Prefeitura do Município de Barretos, Coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Padre Albino, Coordenadora de Pesquisa e Extensão das Faculdades D. Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Educação Não Formal, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, legislação eduacacional, progressão continuada, ecopedagogia, educação não formal e currículo.

SANDRA FABIANA PITTET

Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Magíster en Ciencia Política y Sociología, FLACSO-Argentina. Docente-investigadora  de la UNR.

LUIS ENRIQUE AGUILAR

Professor Livre Docente, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Máster en Tecnologia de la Educación pela Universidad de Salamanca e Organización de los Estados Iberoamericanos OEI-Espanha. Pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, fundador do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação,OIECE, professor de Graduação e Pós Graduação MS-5.1 da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tendo sido Chefe de Departamento, Coordenador de Pós Graduação e Vice-Presidente da Comissão Central de Pós Graduação da UNICAMP. Foi membro da Comissão de Avaliação da Área de Educação da CAPES e consultor do CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Pesquisador e docente na área de Educação, com ênfase na administração de Sistemas Educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.

LUÍS ROTHES

Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Porto em 2006. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Desempenha atualmente os cargos de Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto e de Presidente do Conselho Técnico-Científico da sua Escola Superior de Educação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 21 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 105 itens de produção técnica. Participou em 17 eventos em Portugal. Orientou 4 dissertações de mestrado e co-orientou 1 nas áreas de Ciências da Educação e Outras Ciências Sociais. Entre 1993 e 2013 participou em 8 projectos de investigação, sendo que coordenou 1 destes. Actualmente participa em 2 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 25 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desigualdades sociais e Educação de adultos.

MARIA DEL CARMEN LORENZATTI

Possui doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (2009) . Atualmente é Prof. Adjunto Semi dedicaciòn da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Educación de jóvenes y adultos.

SANDRA FERNANDES LEITE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), especialização em Educação para Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) - Área de concentração: Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009-2013) - Área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais - com foco de estudo na Educação de Jovens e Adultos. Possui experiência na docência do ensino superior. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Assistente do Departamento de Educação- Campus XIV - Conceição do Coité- Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; educação de pessoas jovens, adultas e idosas; educação do campo, educação popular e formação de professores.

LIDIANE TEIXEIRA

É graduada em Pedagogia (1997). Possui mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (2011), linha de pesquisa: Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade. É professora nos cursos de licenciatura e pós-graduação do IFSULDEMINAS. Os estudos e as pesquisas acadêmicas referem-se, principalmente, aos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, teorias pedagógicas e pedagogia histórico-crítica.

JOSIAS FERREIRA DA SILVA

Doutorado: FEF/UNICAMP Defesa em 23/02/2010. Título da Tese: "Métodos de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental". Mestrado em Educação: PUC/Campinas, SP. (2000) - Título da Dissertação: "Dinâmica de Aula e Avaliação no Cotidiano de uma 5ª Série do Ensino Fundamental" Psicopedagogo: Faculdade Plínio Augusto Amaral SP. (1998) Graduação em Pedagogia: Faculdade Renascença SP. (1994) Graduação em Letras: Faculdade Renascença SP. (1992) É professor concursado no Curso de Pedagogia da UERR - Universidade Estadual de Roraima, Campos de Boa Vista (2010); Atuou como Coordenador da Área de Ciências Humanas 2011-2013. Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da UERR de junho 2012 a maio de 2013. Atuou como Coordenador do Projeto da CAPES: "Novos Talentos da UERR - da Ciência à Cidadania", 2010-2013. Professor Presidente do Projeto/UERR: do Curso de Pedagogia do Campo. Membro da comissão de revisão do Curso de Formação de Oficiais PM - Boa Vista/RR. Professor da Pós-Graduação da UERR, Curso de Mestrado Profissionalizante das disciplinas: Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências. Na Especialização da disciplina: Avaliação Critérios e Processos. Orienta dissertação para os alunos do Mestrado da UERR, Monografias na Especialização e TCC na Graduação. No Curso de Pedagogia leciona as disciplinas: Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Educacional, Ética na Educação, Teoria Curricular, Políticas Públicas na Educação Básica, Comunicação Oral e Escrita e Sociolinguística no PARFOR, segunda licenciatura de Letras. Atuou no Ensino Superior em diversas instituições privadas como professor de Didática, Comunicação e Expressão; Técnicas de Apresentação e Comunicação Oral e Língua Portuguesa - Leitura e Interpretação de Textos, nos cursos de: Pedagogia Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais. Na FAP - Faculdades Politec - Santa Barbara DOeste/SP (2009/2010), lecionou nos cursos de Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle de Automação, Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Educação Física. Atuou como professor da Universidade UNIDERP/Anhanguera, responsável pelos Cursos de Letras e Pedagogia, no pólo de Hortolândia/SP. (2007/2008) Implantou os cursos de Letras: Português Inglês e Português Espanhol na FAP - Faculdades Politec - Americana (2007-2008). Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade IESCAMP - Campinas/SP e foi professor das disciplinas: Linguagem e Comunicação no Curso de Pedagogia e de Comunicação Empresarial no Curso de Administração (2007-2008). Atuou como professor titular na Faculdade ASMEC (Ouro Fino/MG), nos Cursos de Pedagogia, Letras e Geografia, das disciplinas: Didática I, II e III; Metodologia Científica; TCC; Sociologia; Antropologia Física e Cultural e Políticas Educacionais. Trabalhou na PUC-Campinas/SP, na CAINST - Comissão de Avaliação Institucional 2000/2001. Atuou como professor de Português e Inglês, na rede pública estadual de São Paulo e em Escola Particular, no Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2010. Professor de Literatura - Ensino Médio, do Colégio Politec Americana/SP (2009). Atuou como Diretor da Escola Renascença, Ensino Fundamental e Médio, em Brasília/DF. (1994-1997). Diretor da Escola de Educação Infantil Luz do Saber, Campinas/SP de 1998 a 2010.

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp sob a supervisão do Prof Dr Renato Dagnino. Desde 2002 é Pesquisadora do GEPES - Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo e do GEPES INTERNACIONAL da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estado e Políticas Educacionais. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul - GEPES-SUL, vinculado ao GEPES NACIONAL da UNICAMP. Possui vários livros publicados, organização de coletâneas e capítulos em obras editadas pela Átomo e Alínea de Campinas; Liber de Brasilia; e pela Mercado de Letras também de Campinas. Possui vários artigos científicos publicados em periódicos nacionais. Participa de vários conselhos editoriais de periódicos científicos e editoras. É parecerista de vários periódicos científicos de Universidades Publicas Federais e Estaduais. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educaçao. Pesquisadora do GT 11- Politicas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. Pesquisadora do CNPq (2009-2010). Pesquisadora da CAPES/INEP Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013). Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Diretora da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos de Educação Superior.

ANA ELISA SPAOLONZI QUEIROZ ASSIS

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora MS 3.1 da Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora nos Laboratórios LaPPlanE - FE/UNICAMP e Fluxus - FEC/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas, direito e educação ambiental.

JOYCE WASSEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2014), possui graduação em Normal Superior (2003), Especialização em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Escolar (2004) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau/FURB (2007). Pesquisadora do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da Unicamp e do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) também da Unicamp. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) da FURB. Integra o Grupo de Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFIS, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - NEPP, da Unicamp.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de professores; gestão escolar; educação superior, educação básica e avaliação. Atualmente é Professora Doutora em RTP na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Política, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE), na disciplina EL212 - Política Educacional: Organização da Educação Brasileira.