Capa do livro: SEMIÓTICA NA SALA DE AULA:<br>música, publicidade e literatura

SEMIÓTICA NA SALA DE AULA:
música, publicidade e literatura

Autores: Vera Lúcia Crevin da Silva

     Este livro procura demonstrar que a Semiótica, de acordo com a linha Greimasiana, é uma ciência interdisciplinar e que pode ser aplicada no ensino de níveis Fundamental e Médio.

       Ao longo da obra, duas propostas de análise são realizadas para o professor; uma para a utilização no Ensino Fundamental (segundo ciclo), contendo uma análise semiótica de uma música e de anúncio publicitário (não-literária) e, para o Ensino Médio, a análise semiótica de um anúncio publicitário e de um conto de Nelson Rodrigues, cuja aplicabilidade procura também respeitar a possível “visão de mundo” e poder de criticidade da faixa etária desses alunos, contando com a disponibilidade de interagir de seus professores.

       Após a exposição das análises, serão apresentadas sugestões de exercícios e tratamentos da linguagem para que os alunos iniciem a percepção do que seja a Semiótica Greimasiana.

      A partir do princípio básico do Percurso Gerativo, Greimás procurou explicar a produção de sentido, desde o nível abstrato até ao concreto, pela análise de três instâncias textuais: Nível Profundo, Nível Narrativo e Nível Discursivo. Cada um dos níveis é composto por uma gramática, uma sintaxe e uma semântica que lhe são próprias. Sendo a sintaxe um modelo autônomo, acaba por permitir e receber interpretações variadas, advindas de concepções culturais, da “visão de mundo” que constituiu o sujeito produtor e leitor de mundo.

       É uma obra essencial para educadores que acreditam ser a interpretação textual um exercício capaz de auxiliar os alunos no desenvolvimento da capacidade crítica sobre as manifestações sócio-culturais e de produtores textuais.

      A obra pode ser útil também, pela demonstração teórica e aplicabilidade, aos estudantes das áreas de Letras e Comunicação Social- Publicidade e Propaganda.

 

Impresso
de R$ 53,06 por
R$ 43,38
Digital
de R$ 53,06 por
R$ 37,14

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-026-5
DOI: 10.24824/978858042026.5
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:1

SEMIÓTICA NA SALA DE AULA:<br>música, publicidade e literatura

Dra. Vera Lúcia Crevin da Silva

É graduada em Letras, Especialista em Gramática da Língua Portuguesa, Mestre e Doutora em Letras- Lingüística Geral e Semiótica pela FFLCH- USP, Pós-Doutora em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda- pela ECA-USP. É pesquisadora nas áreas de Lingüística, com ênfase em Semiótica, Sociossemiótica e Comunicação Social - Marketing e Publicidade e Propaganda. Atua na formação de professores através de oficinas e palestras, bem como professora em níveis de Graduação e Pós-graduação em diversos cursos. Atualmente, ministra aulas em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo- Capital e na Universidade de São Paulo-ECA- USP no curso de Marketing Político e Propaganda Eleitoral nas disciplinas: Semiótica e Análise de Discurso.

crevin@mackenzie.com.br