Capa do livro: PROJETO DE PESQUISA:<br>desafio ao ingresso na iniciação científica

PROJETO DE PESQUISA:
desafio ao ingresso na iniciação científica

Autores: Helena Corrêa de Vasconcelos

Nesta publicação o objeto de estudo inscrito na problemática trabalhada foi a própria prática didáticopedagógica da autora, como docente de Pesquisa Educacional, pois foi neste contexto acadêmico que um conjunto nebuloso de dificuldades estudantis para produzir um projeto de pesquisa sobressaiu como problema  a investigar. Daí o compromisso em oferecer uma aproximação de resposta a um questionamento de estudo incidente  em dificuldades declaradas por estudantes de Pedagogia para construir um Projeto de Pesquisa, querendo saber também a que fator(es) atribue(m) tais dificuldades e como buscaram superá-las.
Trata-se de relato de pesquisa no qual uma professora-pesquisadora que se pôs a refletir sobre a própria prática docente, mantendo articulação desta com a aprendizagem estudantil, acerca de componente curricular de extrema importância acadêmica na iniciação científica de qualquer curso de formação de educadores que tenha o seu preparo profissional lastreado pela pesquisa. 
É exemplo concreto de como propor, realizar e relatar uma investigação científica - ante o problema concreto da dificuldade estudantil de produzir um projeto de pesquisa, que também ratifica a sua contribuição acadêmica e social.  Não pode deixar de ter reconhecida a sua relevância uma proposta oriunda de situações empíricas, que integraram um processo pedagógico orquestrado por quem se pôs a ensinar pesquisando e pesquisar ensinando -  pautando-se de modo ético e politicamente compromissado, dentro de suas condições de produção e trabalho.

Impresso
de R$ 47,88 por
R$ 41,88
Digital
de R$ 47,88 por
R$ 33,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0406-5
DOI: 10.24824/978854440406.5
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 124
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PROJETO DE PESQUISA:<br>desafio ao ingresso na iniciação científica

HELENA CORRÊA DE VASCONCELOS
Doutora em Educação pela UFRJ. Trabalhou como docente por 25 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), de onde se aposentou. Trabalha há 13 anos como professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo lotada no DTPE-IE. Nesta Universidade, integrou a Comissão Elaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola; coordenou a equipe de implantação do curso de Licenciatura em Pedagogia, sendo a sua primeira Coordenadora de Curso – com o qual ainda mantém ativada forte vinculação acadêmica. Tem feito publicações consorciadas eventuais no grupo do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares (LEPTRANS). Tem experiência e produção escrita acumuladas nas áreas de Currículo, Ensino, Didática, Política, Planejamento e Avaliação Educacional, Análise do Discurso, Fundamentos de Educação e Pesquisa Educacional. Nos últimos anos publicou, dentre outros, artigos em parcerias nos livros: (a) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade, Akiko Santos, José Carlos Libâneo e Akiko Santos (Coord.), pela Alínea, 2005; (b) Inovando na sala de aula, Saturnino de la Torre, María Antonia Pujol Maura e Vera Lúcia de Sousa e Silva (Coord.),  publicação da Ed. Nova Letras – Blumenau, 2013. Coordenou a publicação e tem artigo no livro Docência no ensino superior: singularidades de uma experiência interdisciplinar, pela EDUR-UFRRJ, 2008. Participa em duas grandes instituições acadêmico-científicas: ENDIPE e ANPEd – GT11.