Capa do livro: LINGUISTICA E LÍNGUA PORTUGUESA:<br>reflexões

LINGUISTICA E LÍNGUA PORTUGUESA:
reflexões

Autores: Dulce Cassol Tagliani

Este trabalho insere-se nas obras que se ocupam com os estudos da linguagem e com a formação dos professores em língua portuguesa. O livro tem como objetivo principal apresentar, sob diferentes perspectivas dos estudos linguísticos, questões atuais relacionadas à linguagem e seu funcionamento, considerando, também, o processo de interlocução em sala de aula.

O que o leitor encontrará nos sete artigos que integram este livro são reflexões sobre temas que expressam uma forte relação com o ensino, resultado de pesquisas sobre a linguagem e a prática docente. Os autores dos textos – professores, formadores e pesquisadores –, motivados pelas discussões no curso de pós-graduação em que ministram aulas, apresentam propostas que incorporam avanços relevantes nos estudos linguísticos.

Resultado do trabalho conjunto de professores que compõem o corpo docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), esta obra constitui-se em um subsídio importante para os docentes que querem aprofundar seus conhecimentos na área da linguística e da linguística aplicada.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-014-2
DOI: 10.24824/978858042014.2
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

LINGUISTICA E LÍNGUA PORTUGUESA:<br>reflexões

Dulce Cassol Tagliani

Concluiu o curso de Doutorado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas em 2009. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no curso de graduação em Letras e no curso de especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente em questões envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Sua área de atuação está vinculada aos temas: ensino de língua portuguesa: práticas de leitura, produção de textos e análise linguística, livro didático, avaliação, gêneros discursivos, teoria da atividade.

 

Raymundo da Costa Olioni

Possui Graduação em Letras (Habilitação: Inglês, Português e Resp. Literaturas) pela Universidade Federal do Rio Grande (1989). Realizou os seguintes cursos de Pós-Graduação: Especialização em Educação (Habilitação em Metodologia do Ensino e Ação Docente) pela Universidade Católica de Pelotas (2001); Mestrado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Realizou, no período de março a julho de 2007, Doutorado Sanduíche no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal, mais precisamente na área de Linguística Sistêmico-Funcional. Atualmente, atua como Professor Adjunto no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Suas áreas de interesse são as seguintes: Lingüística Sistêmico-Funcional, Sintaxe Funcional, Análise Crítica do Discurso, Identidade de Gênero Social, Linguística & Alfabetização.

 

Maria Cristina Freitas Brisolara

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1978), mestrado em Linguística Aplicada pela UCPel (1998) e doutorado em Letras pela UFRGS (2007). Atualmente é professora adjunta da FURG. Atua no GELID Grupo de Estudos Linguístico-Discursivos, na Linha de Pesquisa Discurso e Significação do Programa de Pós Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e Semiótica Greimasiana.

 

Marilei Resmini Grantham

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1979), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande. Na mesma instituição, é professora do Curso de Pós-Graduação

Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e Análise do Discurso.

 

Marisa Porto do Amaral

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1974), especialização em Letras pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (1982), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora associada II da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência nas áreas de Linguística e Letras, com ênfase em Fonologia e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação fonológica, sílaba, síncope e ensino do português.

 

Oscar Luiz Brisolara

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1975), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Discursiva, atuando principalmente nos seguintes temas: texto e discurso, letras clássicas, enunciação e argumentação. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Argumentação e Discurso, da PUCRS. Participa, também, como pesquisador do GELID (Grupo de Estudos Linguístico-Discursivos), da FURG. Atua orientando estudos preparatórios de alunos que buscam vagas nos cursos de mestrado e doutorado.

 

Susie Enke Ilha

Possui doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, aquisição da escrita e consciência fonológica.