Autores: Rejane Klein - Miriam Adalgisa Bedim Godoy (Orgs.)
Os textos que compõem o livro versam sobre a educação de crianças, jovens, adultos e idosos. Desta forma, transita pelas fronteiras das políticas públicas de formação docente, assim como, destaca preocupação das políticas educacionais no que se refere a estimulação precoce de crianças com necessidades especiais e diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio.
O atendimento à diversidade educacional e social é contemplado no livro por meio da conceituação do idoso na contemporaneidade; práticas pedagógicas para educandos jovens e adultos em conflitos com a lei; a inclusão de LIBRAS no ensino superior e a educação do campo.
Destaca-se, também, a importância do estágio supervisionado curricular na formação do professor de educação infantil, bem como, a preocupação na formação de professores para o ensino de nove anos e alfabetização na perspectiva do letramento.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0421-8
DOI: 10.24824/978854440421.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
FLAVIANE PELLOSO MOLINA FREITAS
Possui Graduação em Direito (1998) e Graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina- UEL. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2010). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO (2014). Atuou como professora na rede básica (2010/2011) e como professora colaborada da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Campus Irati, no departamento de Pedagogia (2011/2012). Foi professora-tutora do curso de pedagogia a distância, oferta especial, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/UAB (2011/2013) e professora pesquisadora do curso regular de pedagogia a distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO/UAB (2014). Atualmente e professora colaboradora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.
FRANCINE CORDEIRO BOBATO
Graduada em Pedagogia - Magistério para a Educação Básica, com habilitação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005). Especialista em Psicopedagogia (2010). Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e como Coordenadora Pedagógica da Educação Básica. É Professora Colaboradora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, campus de Irati/Paraná, é também aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação na mesma instituição.174
MARIA AMELIA INGLES
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1990). Tem experiência como professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino. Possui especialização em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa e Psicopedagogia Institucional. Desenvolveu vários projetos, como: Rádio-escola, Ler é saber, A escola na valorização da vida, Cidadão do Futuro, Justiça na escola, todos desenvolvidos no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez em Ponta Grossa.
MARISA SCHNECKENBERG
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1991), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste atuando no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, política e gestão educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, escola pública, participação e gestão democrática.
ANA FLÁVIA HANSEL
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, atuando na área da Educação Especial, com ênfase nos seguintes temas: educação/estimulação precoce, bebês com necessidades especiais e família.
ELIZIANE MANOSSO STREIECHEN
Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Santa Amélia Secal/Ponta Grossa/PR (2004); Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2012); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (INSULPAR, 2007); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (formada pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, 2003); Possui Adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992, 2000); Mestre em Educação pela UNICENTRO Irati/Guarapuava (2014); Atuou como professora no Centro de Atendimento Especializado para Surdos (CAES), na cidade de Ivaí/PR durante vinte anos e intérprete de Libras de 2003 a 2012, no Ensino Fundamental e Médio. Faz parte do quadro próprio do magistério na Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná/Núcleo de Ponta Grossa (em licença); Foi uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial de 1998 a 2002; Atualmente é professora da disciplina de Libras da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati/PR e atua também na Educação a Distância (EaD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNICENTRO); É coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (PIA) da UNICENTRO. Coordenadora do PIBID/Espanhol (UNICENTRO). Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (CEL) da UNICENTRO. Professora de Cursos de Especialização de instituição privadas (CENSUPEG e ISAM). Possui dois livros publicados: Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Editora UNICENTRO de Guarapuava/ PR, 2012 e Libras: aprender está em suas mãos pela Editora CRV de Curitiba/PR, 2013.
ANÍZIA COSTA ZYCH
Possui graduação em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras União da Vitória Pr (1972), especialização em Especialização Orientação Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa(1978), especialização em Especialização Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa(1979), especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1984), especialização em Curso de Especialização para Professores de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos(1965), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1990), mestrado em Metodologia e Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e curso-técnico-profissionalizante em Normal Colegial pela Escola Normal Colegial Professor Rocha Pombo (1968). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ENSINO, APRENDIZAGEM, LINGUAGEM, Libras, ESCOLA e CIDADANIA.
MARIA RITA KAMINSKI LEDESMA
Possui graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Irati (1984), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998), doutorado pela Unicamp, área de Educação: Políticas de Educação e Sistemas Educativos (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, aprendizagem, história, cultura e disciplina.
RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação (na UEPG), na linha de História e Políticas Públicas, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordena as linhas de Pesquisas intituladas Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos e Envelhecimento, maturidade e velhice. É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro e Diretora de Pesquisa da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro Titular do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.
SHEILA FABIANA DE QUADROS
Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desde o ano de 2003, atuando atualmente com o curso de Pedagogia e Letras. Mestre pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, pesquisando na linha História e Políticas Educacionais. Pesquiso atualmente as Políticas Educacionais focando a Gestão Escolar e a Educação do Idoso. Atuo junto ao Setor de Alta complexidade denominado acolhimento institucional, atuando com crianças, adolescentes e idosos, realizando trabalho articulado com o MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO. Possuo experiência também como professora de cursos de capacitação no SENAC-PR atuando com cursos de formação de professores e gestores educacionais.
JUSSARA ISABEL STOCKMANNS
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1986), especialista em Tecnologia da Educação, Psicopedagogia, Educação a Distância, Gestão Pública, Ensino Religioso e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professora Colaboradora da UNICENTRO - IRATI, palestrante na área da Educação, Avaliadora do MEC/INEP, coordenadora do Grupo de Estudos em Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Didática, Gestão de Ensino e, Métodos e Técnicas de Ensino. Atuo principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, metodologias de ensino, formação permanente, projeto político pedagógico, informática educacional, Educação a Distância e Legislação Educacional.
ANGELA MARIA CORSO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOLANGE TOLDO SOARES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) com bolsa pela CAPES. Especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2002-2005) e Curso de Habilitação Profissional de Magistério do Ensino de 2º Grau Regular (1997-2000), atua como docente no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/ Irati.
MARCELO NAPUTANO
Atualmente é Doutorando no programa de Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista - UNESP onde concluiu também seu Mestrado e Graduação em Psicologia. Possui especialização em educação pela Università di Torino - UNITO, em Turim na Itália e graduação em História pela Universidade de São Paulo - USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, migrações, intercultura, psicopedagogia, formação de professores e língua/literatura italiana. Foi psicólogo no setor psicoeducativo em diversos contextos institucionais na região da Emilia-Romagna na Itália de 2003 a 2012 e professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO em 2013 e 2014.
SANDRA APARECIDA MACHADO POLON
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995) e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002 e 2014). Atualmente é Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Gestão escolar, Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, projeto pedagógico, formação de professores, educação infantil e séries iniciais.
PATRÍCIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Pós Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre educação do campo, movimentos sociais do campo, políticas e práticas pedagógicas nas escolas do campo. Integra o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP), o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (IFC) e o Grupo Movimentos Sociais, Educação do Campo e Práticas Pedagógicas (UEPG).
MARTA MARIA SIMIONATO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, atuando como pesquisadora e docente nas seguintes áreas: alfabetização/letramentos, bi/multilinguismo em contexto de imigração; educação da/na infância, nas questões sobre: imaginação, narração, arte e linguagem. Foi bolsista do CNPq (2010/2012).
REJANE KLEIN
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, formação de professores, linguagem, sujeito - discurso - analfabeto, discurso, tecnologias, mídia impressa, discurso, formação do professor, experiências e cultura, discurso, subjetivação.
MIRIAM ADALGISA BEDIM GODOY
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é estatutário e pesquisadora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de aprendizagem, educação especial, obstrução das vias aéreas superiores, respiração oral e problemas de atenção.
SANDRA REGINA GARDACHO PIETROBON
Possui graduação em Letras Português/Inglês e, em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná. É líder do grupo de pesquisa "Práxis educativa: saberes e fazeres da/na educação infantil (CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, estágio curricular, metodologia de ensino, educação infantil, formação de professores.
SÍLVIA IRIS AFONSO LOPES SEMKIW
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007). Especialização em Gestão Escolar, Educação Especial/ Psicopedagogia, Educação Especial na área da Surdez, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Rebouças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (licenciada atualmente), também atua como professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste, atua como professora da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e em cursos de especialização, pesquisa principalmente nos seguintes temas: Inclusão Educacional, Educação Especial, Avaliação Psicoeducacional e Ensino/aprendizagem.