Capa do livro: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA:<br>interlocuções críticas e dialéticas

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA:
interlocuções críticas e dialéticas

Autores: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho - Sílvia Adriana Rodrigues (Orgs.)

O livro “Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas” nasceu dos estudos realizado na disciplina “Teoria histórico-cultural, formação humana e educação escolar”, no Curso de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP-Presidente Prudente e seu conteúdo então exprime as discussões, reflexões e críticas efetuadas em sala de aula.  Os autores realizaram reflexões qualificadas e comprometidas com os processos de formação humana na escola, discorrendo com propriedade teórica e metodológica sobre diferentes temas, sendo o livro composto por textos que, alicerçados em referenciais teóricos e metodológicos de natureza crítica e dialética, transitam entre a discussão de fundamentos teórico-práticos da realidade educacional, de forma geral, e propostas mais específicas da prática pedagógica cotidiana como a avaliação, a leitura, novas tecnologias e o brincar, entre outras, em contextos educacionais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. A obra reflete o esforço conjunto e o compromisso dos autores para com a construção do conhecimento científico em educação. Tal processo denota a preocupação com a efetivação da leitura e compreensão concreta e multideterminada da realidade social e humana, para desvelar a sua estrutura e a sua dinâmica, principalmente na escola, visando à superação de concepções e compreensões ideológicas incongruentes com o projeto de emancipação humana que deve fazer parte das propostas pedagógicas nos diferentes níveis de escolaridade. Nesse movimento dialético, os autores chamam a atenção para a importância da construção de novas possibilidades humanas, pensamentos, sentimentos, consciências e personalidades numa direção crítica, assim como de novas possibilidades sociais orientadas para a transformação qualitativa da educação, da escola e da sociedade, tendo como finalidade a efetivação de relações sociais plenamente humanizadoras, em que todos os atores sociais sejam livres, conscientes e sujeitos do seu processo histórico.

Impresso
de R$ 59,88 por
R$ 52,68
Digital
de R$ 59,88 por
R$ 41,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0422-5
DOI: 10.24824/978854440422.5
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA:<br>interlocuções críticas e dialéticas

IRINEU ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO

Docente da UNESP-Presidente Prudente. Possui graduação em Psicologia (UNESP-Bauru) e Educação Física (UNESP-Bauru), Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP e pós-doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento Humano na University of Bath (Inglaterra). Atualmente é docente do curso de Educação Física (UNESP-Presidente Prudente) e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação (UNESP-Presidente Prudente). É Coordenador do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-cultural) e desenvolve atividades de pesquisa aplicada no interior de escolas públicas e no interior do LAR (Laboratório de Atividades Recreativas e Ludo-pedagógicas) da UNESP-Presidente Prudente.

SÍLVIA ADRIANA RODRIGUES

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Presidente Prudente (FCT/UNESP) e Doutoranda na mesma instituição. Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil – GEPIEI/CPAN. Membro do Grupo de Pesquisa: Profissão docente: formação, identidade e representações sociais (GPDFIRS – FCT/UNESP).