Capa do livro: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM LAGES, SC:<br>uma conquista, muitos desafios

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM LAGES, SC:
uma conquista, muitos desafios

Autores: Geraldo Locks - Simone Rafaeli Pacheco

Este livro vem de ou ao encontro a uma das lacunas reclamadas por sujeitos pesquisadores, educadores e militantes envolvidos com a política pública da Educação do Campo. Ou seja, seus autores, vinculados ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento Territorial: política e práticas (GEDETER) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC), elegem como objeto de análise, as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas multisseriadas tomando como campo empírico as escolas do  espaço meio rural do município de Lages, SC. “Uma conquista, muitos desafios”, indica a tensão existente entre a garantia do Marco Regulatório e as possibilidades reais da Educação do Campo chegar ao chão da escola.  O leitor encontra uma retrospectiva histórica demonstrando a forma como o Estado brasileiro tratou a educação quando formulada para o espaço meio rural: um direito negado. Somente no século XX é que se proclama a educação como um direito universal, mas oferecida nas características que configuram o que se denominou de “educação rural”. Foi no final deste século que, graças ao Movimento Nacional da Educação do Campo, se elabora um paradigma educacional contra hegemônico sob à égide de um conceito ainda em construção e em disputa, conhecido por “Educação do Campo”, acompanhado de um corolário de exigências ético-pedagógicas e sócio- políticas. Neste marco, as escolas multisseriadas em sua maioria existentes no meio espaço rural, antes conhecidas como “escolas isoladas”, são ressignificadas e trazem novas exigências desafiando gestores, professores, alunos, enfim, toda a comunidade aprendente envolvida com processos formais e não formais de educação.

Impresso
de R$ 63,48 por
R$ 53,88
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 44,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0381-5
DOI: 10.24824/978854440381.5
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM LAGES, SC:<br>uma conquista, muitos desafios

GERALDO AUGUSTO LOCKS

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1976). Especialização Lato sensu em Educação e Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Especialização Lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Doutorado em Educação (2012)  pela Universidade Federal de Santa Catarina . Atua nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER) do PPGE/UNIPLAC. 

SIMONE RAFAELI PACHECO

Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2013). Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade do Planalto Catarinense (1990) e Metodologia do Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1996). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1987). Foi Chefe de Divisão de Supervisão Escolar da Prefeitura do Município de Lages/ Secretaria Municipal da Educação no período de Agosto de 1993 a Dezembro de 2000. Atualmente é professora da Prefeitura do Município de Lages atuando como Diretora na EMEB Ondina Neves Bleyer. Participou do Conselho Municipal da Educação e do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, ocupando o cargo de presidente. Membro da Comissão de Gestão do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal / Comissão de Enquadramento dos Profissionais do Magistério Público Municipal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.