Capa do livro: ESTUDOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO: questões abertas

ESTUDOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO: questões abertas

Autores: Catarina Carneiro - Gonçalves Fernando - Cézar Bezerra de Andrade - (Orgs)

Os Estudos Culturais caracterizam-se por serem críticos, assumindo a dúvida como pressuposto para alcançar-se um conhecimento cujas características são uma epistemologia aberta à incerteza. Não surpreende que este livro se chame Estudos Culturais da Educação: questões abertas. Sobretudo para o âmbito da Educação, os Estudos Culturais são uma fecunda via de pesquisas, que, a partir da crítica radical às práticas educacionais – e às escolares, em particular–, propõe alternativas metodológicas e teóricas voltadas justamente para projetos de humanização. Ora, na contemporaneidade, tais projetos supõem a diversidade e a alteridade como referências indispensáveis, ainda mais valiosas quando parecerem estranhas e ameaçadoras aos hábitos e formas de pensar já consagradas. Nesse sentido, iluminados pelos Estudos Culturais, as autoras e os autores deste livro debruçam-se sobre problemas que, embora não sejam recentes, estão longe de encontrar respostas conclusivas; centralizando suas reflexões em torno da cultura, chamam a atenção para temáticas que somente em fins do século passado passaram a ser incluídas nos debates educacionais e que, ao menos para alguns, talvez ainda pareçam novas ou estranhas ao universo da escola: crise pós-moderna, relações de gênero, identidades múltiplas, efeitos da tecnologia na formação dos sujeitos, violência escolar, relação entre inclusão no ensino superior e empoderamento da pessoa com deficiência.

 

Impresso
de R$ 51,48 por
R$ 46,68
Digital
de R$ 51,48 por
R$ 36,04

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0387-7
DOI: 10.24824/978854440387.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ESTUDOS CULTURAIS DA EDUCAÇÃO: questões abertas

ANA DORZIAT BARBOSA DE MÉLO

Possui graduação em Pedagogia (UFPB), mestrado em Ed­ucação Especial (UFSCar), doutorado em Educação (UFSCar) e pós-doutorado (UL/Portugal). É professora associada da Univer­sidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Campus I, João Pessoa, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos temas: inclusão, surdez e estudos culturais.

CATARINA CARNEIRO GONÇALVES

Graduada em Pedagogia, Especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem, Pós-graduada em Gestão Escolar, Mestre em Edu­cação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

DANIEL FIGUEIREDO DE OLIVEIRA

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e Graduado em Filosofia pela mesma Universidade.

EMMANOEL DE ALMEIDA RUFINO

Professor de Filosofia do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduado, Especialista e Mestre em Filosofia, além de Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. 168

EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND

Pós-Doutora pela Université Catholique de Louvain-UCL Bélgica e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT –Portugal, Doutora em Sociologia - Université Paris I Pan­théon Sorbonne, Mestrado em Educação pela Universidade Fede­ral da Paraíba e Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, Professora do Programa de Pós­-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e Co­ordenadora do Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes- MPGOA.

FERNANDO CÉZAR BEZERRA DE ANDRADE

Graduado em Psicologia, Filosofia e Letras. Especialista em Teoria Psicanalítica, Mestre e Doutor em Educação pela Universida­de Federal da Paraíba. É professor do Departamento de Fundamen­tação da Educação, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Centro de Educação) e em Direitos Humanos (PPGDH­-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) da UFPB.

JACKELINE SUSANN SOUZA DA SILVA

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Uni­versidade Federal da Paraíba e membro do Grupo de Pesquisa Cur­rículo Transversal.

MARIA EULINA PESSOA DE QUEIROZ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraí­ba, Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University e Pós-doutora pela Universidade de Va­lencia, Espanha. Professora Titular da Universidade Federal da Pa­raíba e do Programa de Pós-Gradução em Educação. Líder do grupo de pesquisa Currículo Transversal nas interseções escola-família­-comunidade e na formação-prática docente.

PRISCILA SANTOS CANUTO

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialista em Educação Física Escolar pelo Insti­tuto Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP) e mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFPB.

RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Educação Física pela Universidade Es­tadual de Campinas e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado III da Uni­versidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.

TAÍSA CALDAS DANTAS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2014), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2011), graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professora da Uni­versidade Federal da Paraíba, vinculada ao Centro de Educação no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Leciona na área de conhecimento da Educação Especial, no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o curso de especialização a distân­cia Gênero e Diversidade na escola. Participa dos Grupos de Estu­dos e Pesquisa “Vozes, Empoderamento e Inclusão da Pessoa com Deficiência” e “Educação e Emocionalidade”, ambos vinculados ao CNPQ; integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM-UFPB/CNPQ). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Direito das Pessoas com Deficiência, Autoadvocacia e Empoderamento, Pesquisa Educacional, Educação Emocional, Direito das Mulheres/ Relações de Gênero e Estudos Culturais.