Capa do livro: EDUCAÇÃO CIENTIFICA:<br>pesquisas e experiências

EDUCAÇÃO CIENTIFICA:
pesquisas e experiências

Autores: Gionara Tauchen - João Alberto da Silva - Lavínia Schwantes (Orgs)

A produção desta obra decorre da organização e realização do III Seminário Internacional de Educação em Ciências, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências (NUEPEC), da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Trata-se de um evento que procura promover o debate de cunho epistemológico e paradigmático sobre o campo das ciências e suas funções, bem como a socialização de pesquisas e experiências metodológicas. O evento articula, também, questões vinculadas à Educação Básica e à formação de professores a fim de problematizar, debater e qualificar as atividades de ensino e de aprendizagem, desde a pré-escola até a universidade. Neste sentido, temos direcionado esforços para articular os pesquisadores da América Latina e África  com a intenção de proporcionar novas redes de cooperação no campo da Educação Científica e Tecnológica.  Assim, as pesquisas que integram esta obra são decorrentes das comunicações dos pesquisadores convidados e dos artigos submetidos ao evento e selecionados pelo Comitê Científico. Os textos foram organizados em três eixos temáticos: 1) educação científica, epistemologia, ensino e aprendizagem; 2) educação científica e TICs e 3) educação científica e atividades experimentais. Desejamos que a socialização desses estudos ampliem nossos diálogos e que nos auxiliem na (auto)produção, na desconstrução e na ressignificação da docência, das instituições educativas e dos nossos objetos de conhecimento.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0352-5
DOI: 10.24824/978854440352.5
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO CIENTIFICA:<br>pesquisas e experiências

ADAIR MENDES NACARATO

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campi­nas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atu­almente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Mem­bro do comitê científico da Anped (GT 19: Educação Matemática). É membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USF e coordenadora de Iniciação Científica (PIC/CNPq).

ANA MARIA DE OLIVEIRA CUNHA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uber­lândia (1970), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principal­mente nos seguintes temas: educação ambiental, mudança conceitual, avaliação, estratégias didáticas e ensino superior.

ARIANE ANGELITA DE OLIVEIRA

Licenciatura Plena em Matemática - ênfase em Computação pela Universi­dade do Oeste de Santa Catarina (2007), especialização em Matemática e Física pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas e Especialização em Mídias na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

ASTRIGILDA SILVEIRA

Licenciada em Matemática – Ramo de Ensino, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro (2008), é docente do quadro de nomeação definitiva da Universidade Pública de Cabo Verde, Coordenadora do Curso de Matemática – Vertentes Ensino e Matemática e Aplicações, membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Conta com 15 anos de experiência no ensino superior, leciona as disciplinas de Análise Matemática, Computação no Ensino de Mate­mática, Análise Numérica Computacional e Supervisão do Estágio Pedagógico. Durante dois anos, foi Diretora de Formação e Qualificação de Quadros no Minis­tério de Educação de Cabo Verde.

CARLA CAMARGO REGINALDO

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Regional In­tegrada do Auto Uruguai e das Missões – URI Campus de Santo Ângelo/RS e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

CARLA GONÇALVES RODRIGUES

Formada em Psicologia pela UCPel (2013), cursando Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica. Realizou Estágio de pós-doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Concluiu Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1985), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (1987), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1997), especialização em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

CARLA MARQUES SILVA

Bacharel em Matemática pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1977), li­cenciada em Matemática - Ramo de Ensino, pela Universidade Pública de Cabo Verde (2000), mestre em Ensino da Matemática, pela Universidade De Évora (2008). É docente do quadro de nomeação definitiva do Liceu Domingos Ramos na cidade da Praia e colaboradora de várias Universidades, públicas e privadas, na disciplina de Análise Matemática e na Orientação / Supervisão de Estágios EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: pesquisas e experiências Pedagógicos. Desempenhou o cargo de Diretora do Liceu Domingos Ramos, na Praia- Cabo Verde, tendo posteriormente desempenhado o cargo de Diretora Ge­ral do Ensino Secundário do Ministério da Educação de Cabo Verde.

CIDINÉIA DA COSTA LUVISON

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade São Francisco. Mestre em Educação pela mesma Universidade. Licenciada em Pedagogia pela Facul­dade do Noroeste de Minas e História pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista – FESB. Possui Especialização em Educação Especial, Psicope­dagogia e Gestão Educacional. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Bragança Paulista-SP, de História na rede estadual de ensino e professora do Ensino Superior no Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI.

DÉBORA BEATRIZ NASS MARMITT

Graduanda do Curso de Física Licenciatura, Bolsista do Programa de Educação Tutorial, Universidade Federal da Fronteira Sul.

DÉCIO AULER

Licenciado em Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutor em Educação - Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professor Associado II da Uni­versidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ên­fase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, Paulo Freire, CTS e educação em ciências.

DERLI JULIANO NEUENFELDT

Professor assistente e coordenador do curso de Educação Física - licencia­tura do Centro Universitário UNIVATES, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Mestre de Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é Douto­rando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Cen­tro Universitário UNIVATES.

DIONEI RUÃ DOS SANTOS

É mestre em Educação nas Ciências e licenciado em Física pela Universida­de Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI. Atualmente é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências 1º Grau pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1986), Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal de Uberlândia atuando no ensino de Graduação e Pós­-Graduação em Educação. Participa da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática do PPGED/UFU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente com as seguintes temáti­cas: corpo e sexualidade, currículo, ensino de Ciências/Biologia e cultura.

ESTER LÓPEZ DONOS

Profesora de Matemática e Física pela Universidad do Chile (1974); Mestre em Ciências com ênfase em Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (1993) e Doutora em Pedagogia pelo Programa Internacional sobre Ensino de Ciências da Universidad de Burgos, España (2011). É profesora titular do De­partamento de Física da Universidad de Playa Ancha de Ciências de la Educación (UPLA). Atua como profesora de Física a nível universitário na área de Ciências, formacão de professores e em cursos de engenharia. Atualmente sua linha de in­vestigacão está centrada no Ensino de Ciências, particularmente na área da física. Pertenece ao Centro de Estudos Avançados (CEA) da UPLA e é Coordenadora do Mestrado en Ensino de Ciências, pela mesma instituição.

FRANCISCO MARIA JANUÁRIO

Iniciou sua careira como educador em 1988 tendo obtido o grau de licencia­tura em Matemática e Física Pela Universidade Pedagógica (Maputo, Moçambi­que). Em 1998 obteve o grau de Mestre em Educação pelo Instituto de Educação de Estocolmo, Suécia e concluiu o doutoramento em Avaliação e Garantia de Qualidade em Educação e Formação em 2008, pela Universidade de Pretória, África do Sul. Suas áreas de interesse incluem Metodologia de Investigação Edu­cacional, Avaliação Pedagógica, Gênero em Educação e Avaliação de Projetos EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: pesquisas e experiências Educacionais. Membro de várias Organizações Académicas, atualmente é Direc­tor Adjunto de Investigação e Extensão e Diretor do Curso de Mestrado em Edu­cação em Ciências Naturais e Matemática da Faculdade de Educação da Univer­sidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique.

GENTIL CÉSAR BRUSCATO

Graduação em Licenciatura Curta em Ciências - Ensino Fundamental pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em 1987. Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2008. Mes­tre em Ensino de Física pelo Instituto de Física da UFRGS em 2011. Professor de Física no Colégio Militar de Porto Alegre, em regime de dedicação exclusiva. Responsável pelo Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé, do Colé­gio Militar de Porto Alegre, responsável pelo desenvolvimento de radiotelescópio didático, coorientador do Clube de Astronomia e coordenador do Clube de Radio­amadores do Colégio Militar de Porto Alegre.

GIONARA TAUCHEN

Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Atualmente, professo­ra Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-gradu­ação; professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e integrante do Núcleo de estudos em Epistemolo­gia e Educação em Ciências. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemolo­gia, educação em ciências, formação de professores e ensino-aprendizagem.

JACINTA LOURDES WEBER BOURSCHEID

Licenciada em Ciências/Biologia-UNIJUI-RS e Pedagogia- UNIGRAN­-MT. Especialização em Docência do Ensino Superior-UFRJ-RJ. Mestre em Educação em Ciências e Matemática- PUC- RS. Professora do IFSUL-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Gandense-Campus Pelotas Visconde da Graça-CAVG-Pelotas-RS. Doutoranda em Ensino de Ciências e Ma­temática do PPGECIM -ULBRA- Universidade Luterana do Brasil.

JACQUELINE SILVA DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia pela UNISC (1993), mestrado em Educa­ção pela PUCRS (1997) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atu­almente é professora Titular e colaboradora do Mestrado em Ensino do Centro Universitário UNIVATES.

JOÃO FELISBERTO FERNANDES SEMEDO

Doutor em Educação, Especialização em Didatica da Matematica pela Uni­versidade de Lisboa (2011). Mestre em Didática da Matemática pela mesma Ins­tituição (2004). É licenciado em Matemática pela Universidade Federal Flumi­nense - Rio de Janeiro, Brasil (1998). Professor auxiliar da Universidade de Cabo Verde atuando nos cursos de (a) Mestrado em TIC e Educação (b) Mestrado em Matemática e Aplicações e (c) Cursos de Graduação - Matemática e Engenharias. É membro eleito do Conselho Científico para as áreas de Ciências Exatas, Tec­nologias e Engenharias e de Ciências da Natureza, Vida e do Ambiente e Presi­dente da Comissão Científica para a área das Ciências Exatas. Foi Presidente do Conselho Pedagógico do Departamento de Ciências e Tecnologia e atualmente é Presidente do Conselho Diretivo do mesmo Departamento.

JORGE MARTÍN DOMÍNGUEZ

Doutor na Universidade de Salamanca Espanha, Mestre em TICs na Educa­ção com ênfase na análise e projetos de processos, recursos e práticas de forma­ção. Seu doutoramento deu-se nas práticas TICs na sala de aula com alunos do segundo ciclo da educação infantil.

JOSIANE MARQUES DA SILVA

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul). Mestranda em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Edu­cação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Cursa Especialização em Educação Científica e Tecnológica pela UNI­PAMPA – Campus Caçapava do Sul.

KARINE RAQUIEL HALMENSCHLAGER

Licenciada em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul. Doutora em Educação Científica e EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: pesquisas e experiências Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: reconfiguração curricular por meio da Abordagem Temática, materiais didáticos e experimentação em ensino de física.

LAVÍNIA SCHWANTES

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora assisten­te da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Química. Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. Desenvolve projetos e estudos em educação em Ciências no Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) e no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM), ambos da FURG.

LUIZ CARLOS GOMES

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Pau­lo (1969), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1966), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1975) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor dou­tor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de física, com ên­fase em física nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura e espectroscopia nuclear, espalhamento elástico e inelástico de dêuterons, análise dwba, parâmetros de deformação, isótopos 100 102 104 do rutenio e interferencia nuclear-coulombiana.

MARIA ELOISA FARIAS

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Gran­de do Sul. Doutora em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca, Es­panha. Professora Doutora e Orientadora do PPGECIM em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA- Universidade Luterana do Brasil.

MARLI DALLAGNOL FRISON

Graduada em Licenciatura em Ciências e Licenciatura Plena em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNI­JUÍ. Especialista em Química e Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí. É Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciên­cias: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como docente no Departamento de Ciências da Vida e no Programa de Pós­-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. Suas atividades de pesquisa focalizam a Formação Inicial e Continuada de professores em Ciências Naturais e Desenvolvimento de Currículo em Ciências Naturais, com foco na organização curricular na modalidade da Situação de Estudo. É membro do Grupo Interdepar­tamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – Gipec-Unijuí.

MATEUS LORENZON

Graduando do Curso de Pedagogia, Bolsista de Iniciação Científica do Cen­tro Universitário UNIVATES.

NEUSIANE CHAVES DE SOUZA

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Educação Ambiental e Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Atualmente é dou­toranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e tutora do curso de Licenciatura em Ciências, ambos pela FURG. Também participa da Rede de Estudos em Educação Superior - FURG e do Núcleo de Estudos em Epistemo­logia e Educação em Ciências, onde atua no Observatório Nacional da Educação - Construindo Redes de Saberes na Matemática e na Iniciação às Ciências: Escola e Universidade em Conexão.

PAULA CORRÊA HENNING

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professora adjunta II e pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação em Ciências, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: pesquisas e experiências Educação Ambiental, Currículo e Pesquisa. É editora adjunta da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Cultura, Subjetividade Políticas de Formação.

PAULA REGINA COSTA RIBEIRO

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela Uni­versidade Federal do Rio Grande - FURG (1985), mestrado em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1991) e douto­rado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002). Atualmente é professora Associada IV do Instituto de Educação, professora dos Programas de Pós-Graduação: Educação Ambiental, Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e Educação da Universida­de Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Ensino de Ciên­cias, Biologia e Educação para a Sexualidade. Coordena o Grupo de Pesquisa Se­xualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1D do CNPq.

PAULA REGINA COSTA RIBEIRO

Profesor de Matemática e Física, pela Universidad de Chile (1973); Mestre em Ciências com ênfase em Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (1991) e Doutor em Pedagogia pelo Programa Internacional sobre Ensino de Ciências na Universidad de Burgos, España (2011). É profesor titular do Departa­mento de Física da Universidad de Playa Ancha de Ciências da Educacão (UPLA). Atua como professor de Física a nivel universitario nas áreas de Ciências, forma­cão de profesores e cursos de engenharia. Suas áreas de interesse estão centradas em propostas de ensino que promovam aprendizagem significativa nos estudantes, complementadas com o uso das TIC. Pertenece a Comissão curricular central da Universidad de Playa Ancha e é Diretor do Departamento de Física da Facultade de Ciências Naturais e Exatas da Universidad de Playa.

ROSEMAR AYRES DOS SANTOS

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009), Mestre em Educação (2012) e Doutoranda em Educação pela UFSM. Atual­mente é Professora Assistente na área de Ensino de Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo. Integra o Grupo de Estudos Temá­ticos Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática 277 278 (GEPECIEM), vinculado a UFFS. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia­-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Socie­dade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. É bolsista CA­PES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, coordenando o subprojeto PIBID Física.

SANDRA HUNSCHE

Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), e mestrado em Educação na linha de pesquisa Práticas Escolares e Politicas Públicas, com enfoque no Ensino de Fisica, pela UFSM. Doutoranda em Educação Científica-Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora da Universidade Federal do Pampa (Unipam­pa - Caçapava do Sul).

STEFANY HEPP WIETH

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Uni­versidade Católica de Pelotas (1999), Especialização em Ecologia Urbana pela Universidade Católica de Pelotas.

TANIA MICHELINE MIORANDO

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria, e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). É espe­cialista e graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Está vinculada ao Gepeis Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social, da Universidade Federal de Santa Maria e é professora e pesquisadora no Centro Universitário Univates. Coordenadora do Curso de Pe­dagogia - Parfor, no Centro Universitário UNIVATES. É membro da Associação Gaúcha dos Intérpretes da Língua de Sinais AGILS. Suas áreas de interesse são: Formação de Professores, Educação de Surdos, Educação Especial, Imaginário Social, Educação, Imagens, História de Vida, Interação Social, Docência e For­mação de Professores Surdos. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: pesquisas e experiências

TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES

Possui graduação em Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atu­almente faz parte do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Edu­cação em Ciências e é professora associada III da Universidade Federal do Pará. É pesquisadora na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordena o Polo Acadêmico UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, desde 2010.

VICTOR SARDINHA BEXIGA

Possui graduação em Licenciatura Física pela Universidade Federal de Uber­lândia (2004). Concluiu através da Faculdade de Itaituba o Curso de Especialista em Docência Superior. Foi aprovado pela Escola de Formação Complementar do Exército, vindo a concluir o curso de pós-graduação em Ciências Militares. Atu­almente é professor nível médio no colégio Militar de Porto Alegre.