Capa do livro: EDUCAÇÃO INCLUSIVA:<br>nas pegadas do terceiro incluído e da espiritualidade

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
nas pegadas do terceiro incluído e da espiritualidade

Autores: Roque Strieder - Rosangela Mendes - Fabiana Herbert

Ações educacionais inclusivas precisam ser pensadas e desenvolvidas a partir de diferentes dimensões humanas e de diversos olhares. Ao incluírem a participação de diferentes áreas do conhecimento, capazes de dialogar sobre as realidades, permitem a consciência de que, como sistemas vivos e mutantes, estamos imersos em totalidades emergentes e também que nossos olhares e linguagens são sempre restritivos. Nosso convite é sinalizar para a importância do debate e das contribuições da atitude transdisciplinar, e nela do Terceiro Incluído, como relevantes no universo da educação e da educação inclusiva. A transdisciplinaridade é mais uma das vozes que, nutrida na complexidade, convida educadores a criarem ambientes e contextos de aprendizagens mais dinâmicos e flexíveis. Pautada no princípio da cooperação e da solidariedade ela viabiliza parcerias, generosidade e companheirismo. Ela se realiza como cenário de respeito às diferenças, reconhece a diversidade cultural, a existência de diferentes formas de aprendizagem, todas elas e cada uma delas como experiência formativa individual e coletiva. A transdisciplinaridade considera a complexidade do ser humano, a complexidade do universo relacional consigo mesmo, com os outros e com o entorno natural. No seio da transdisciplianaridade reside a dimensão da espiritualidade vivenciada pelo ser humano como uma dimensão que sinaliza para a transcendência da vida e do mundo. A espiritualidade não se refere, exclusivamente, ao cultivo de experiências interiores particulares, mas requer uma rede de relações e percepções que a presença do outro, também do outro divino, torna possível a si e ao outro como pessoas espirituais.

 

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0383-9
DOI: 10.24824/978854440383.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:<br>nas pegadas do terceiro incluído e da espiritualidade

ROQUE STRIEDER

É graduado em Ciências 1º Grau e em Ciências Licenciatura Plena com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978 1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986) e em Administração Escolar pela UFSC/SC (1991). Mestre em Educação pela UFSC/SC (1996). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atua como docente no programa de Mestrado em Educação da Unoesc e em cursos de graduação e especialização. Envolvido em projetos de pesquisa da Unoesc, do PIBIC/CNPq, CAPES e Fapesc. Autor das obras: Produção agrícola integrada: a emergência humana do trabalhador agrícola (2000); Educar para a iniciativa e a solidariedade (2000 e 2004); Educação e humanização: por uma vivência criativa (2002); Diretrizes para a elaboração de projetos de pesquisa (2009); A educação ainda em processo de construção (com Rose Laura Gross Zimmermann) (2012); Nas dobras e endobras da educação inclusiva: da igualdade para a convivência com os diferentes (Coautoras: Rosângela Mendes e Rose Laura Gross Zimmermann) (2013): Avaliação como oportunidade de aprendizagem: um olhar transdisciplinar (com Dilva Bertoldi Benvenutti e Paulo Ricardo Bavaresco) (2014). É autor de vários artigos científicos.

ROSÂNGELA MENDES

É graduada em pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Foi bolsista pesquisadora do programa PIBIC/CNPq (2011 – 2012). Atua como professora do ensino fundamental. Coautora do livro: Nas dobras e endobras da educação inclusiva: da igualdade para a convivência com os diferentes (2013); Artigo: STRIEDER, Roque e MENDES, Rosângela. Educação inclusiva pela vertente do terceiro incluído. In: Impulso V. 23(58), Unimep, Piracicaba, out/dez 2013 p. 31/43 ISSN 0103-7676.

FABIANA HERBERT

É graduada em pedagogia na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bolsista pesquisadora do programa PIBIC/CNPq (2013 e 2014). Professora estagiária na Educação Infantil.