Capa do livro: O DIA DA GENTE: <br> Educação Permanente renovando práticas de saúde

O DIA DA GENTE:
Educação Permanente renovando práticas de saúde

Autores: Marina Patrício de Arruda - Mirian Kuhnen (Orgs.)

Porque o ensinar é tão importante quanto o aprender? Se pensarmos que ainda perdura em nossas práticas a lógica tecnicista, com ênfase no saber-fazer em prejuízo do saber-ser, podemos começar a construir uma resposta para essa questão. O trabalho parece ter se tornado uma obrigação, com ações quase sempre mecânicas. Como inexiste conhecimento profissional rigoroso baseado na racionalidade técnica que dê conta do terreno irregular do trabalho onde predominam as relações interpessoais, nos vimos na obrigação de buscar sentido para o que fazemos. Afinal, o que acrescentamos à determinada ação que a torna mais interessante, prazerosa ou inovadora? A Educação Permanente (EP) ao permitir reflexões e trocas entre as pessoas tem mostrado seu potencial de mudança do paradigma tradicional tanto em Educação como em Saúde. Ao sugerir a inversão da lógica mecanicista, a EP incentiva uma nova forma de aprendizado focalizando a prática como fonte do conhecimento e o profissional como sujeito ativo no processo educativo.  Nesse sentido, inauguramos um espaço de conversações para ensinar e aprender. Bem no sentido atribuído por Maturana à conversa na ação educativa. Para ele é em meio a conversação que se produz o conhecimento:“A palavra conversa vem da união de duas raízes latinas, ‘cum’, que significa ‘com’, e ‘versare’, que significa ‘dar voltas’, de maneira que conversar, em sua origem, significa ‘dar voltas com’ outro” (Maturana, 1998, p. 80). A conversa acaba por configurar um espaço relacional por excelência para a ação educativa. Dessa forma, a educação deixa de ser uma seqüência de atos mecânicos, sem significado e se transforma numa ação contínua de muita reflexão e fortalecimento dos espaços educativos. Foi por esse caminho que buscamos reverter o quadro da saúde na Região Serrana. Ao desenvolver o Projeto UNIVERSIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE - AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, LAGES-SC visamos contribuir na ampliação do processo de Educação Permanente considerando as dificuldades e facilidades presentes no cotidiano dos profissionais da saúde.

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0299-3
DOI: 10.24824/978854440299.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O DIA DA GENTE: <br> Educação Permanente renovando práticas de saúde

MARINA PATRÍCIO DE ARRUDA

Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS/2003), pós-doutorado em Educação(PUCRS/2012). Docente e Pesquisadora dos Programas Stricto Sensu da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC - PPGE e PPGAS. Discute os processos formativos em Educação e Saúde a partir dos temas; cidadania, educação permanente, transição paradigmática em educação e saúde, pedagogia universitária, Educação para Inteireza, formação profissional, mediação de emoções, com várias publicações na área. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida GEPESVIDA (UNIPLAC), integra o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde(UNIPLAC) e Grupo Educação para inteireza: um (re)descobrir-se ( PUCRS).

MIRIAN KUHNEN

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela EAP-ABOSC (1997) e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Planalto Catarinense (2008). É professora titular da Disciplina de Odontologia Social e Preventiva do Curso de Odontologia da UNIPLAC desde 2001. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças bucais, tabagismo, educação em saúde, vigilância dos teores de flúor de águas de abastecimento público e estratégia saúde da família. Atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Ambiental e Coordenadora da Residência em Saúde da Família e Comunidade da UNIPLAC. É lider do Grupo de pesquisa Odontologia em Saúde Coletiva da Serra Catarinense e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida.