Capa do livro: CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: políticas inventivas transversalizantes

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: políticas inventivas transversalizantes

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo - Adriana Elisa de Alencar Macedo - Andre Benassuly Arruda - Jorge Moraes Costa - José Araújo de Brito Neto - Nathália Dourado Frazão Costa (Orgs.)

O presente livro apresenta um conjunto de capítulos, resultantes de pesquisas na graduação e na pós-graduação em Psicologia, Educação e Saúde. O formato de coletânea é um convite ao leitor a um pensar interrogante e de imersão temátia e analítia pelo eixo de redes de intercâmbio potentes no plano nacional de estudos relevantes para todos e todas que se interessam em transversalizar educação, saúde, sociedade e Psicologia.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0335-8
DOI: 10.24824/978854440335.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: políticas inventivas transversalizantes

Adriana Elisa de Alencar Macedo 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Mestra em Psicologia Clinica e Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Psicóloga efetiva na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA). Conselheira secretária do VIII plenário, gestão 2013 - 2016 pelo CRP/10, Pará e Amapá. Coordenadora do GT de infância e juventude do CRP10. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA).

 

Alessandra Rotenberg 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), cursando atualmente o mestrado em Psicologia na Universidade Federal Fluminense, na área de Política e Exclusão Social.

 

Ana Carolina Farias Franco 

Possui graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (bolsista CAPES), com pesquisa sobre Formação em Psicologia e Educação em Direitos Humanos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando, integrante do Núcleo Pará do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e Conselheira da VIII Plenária do Conselho Regional de Psicologia PA/AP.

 

Andre Benassuly Arruda 

Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA em Psicologia Social (PPGP). Participa do Grupo de Pesquisa “Transversalizando”. É pesquisador colaborador e educador do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) até junho de 2014.

 

 

Daiane Gasparetto da Silva

Graduada em Psicologia (2012) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2014). Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades, com ênfase em questões relacionadas a pessoas em situação de rua. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (Núcleo Belém). Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.

 

Danielle Santos de Miranda

 Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Psicologia/UFF.

 

Daniella Harth da Costa 

Formada em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fiocruz (2013).

 

Denise Raissa Lobato Chaves 

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Desenvolve atualmente uma pesquisa de Iniciação Científica denominada “A Banalização da Violência no Noticiário Policial Belenense: um estudo introdutório a partir da Teoria Crítica da Sociedade”. Participa do grupo Psicanálise, Conflito e Cultura (UFPA), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

 

Diana Nobre 

Psicóloga/UFPA. Mestranda em Psicologia/UFPA. Integrante do grupo Tranversalizando.

 

Dolores Galindo 

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Drilene Vieira 

Estudante de graduação de Psicologia/UFPA. 

 

Ellen Aguiar da Silva 

Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará , Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia-PPGP/UFPA. Atualmente discente de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/ICED-UFPA.2014 e Especialista em Educação Classe III pela Secretaria Executiva de Educação.

 

Esther Maria de Magalhães Arantes 

Normalista, pelo Instituto de Educação de Goiás (1967); Bacharel em Psicologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971); Formação de Psicólogos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestrado em Educação, pela Boston University (1976); Doutorado em Educação, pela Boston University (1981) e Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, no período 2008/2010 e conselheira do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, no período 2009/2010. Foi membro colaborador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Trabalho sobre crianças e adolescentes do Conselho Federal de Psicologia e membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura no ano de 2012. Foi Conselheira do CONANDA, pelo biênio 2013-2014, representando o CFP. 

 

Fernanda Teixeira de Barros Neta 

Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Pará no ano de 2013. Atualmente, é concursada da SESMA e trabalha no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Belém); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA na linha “Subjetividade, Sociedade e Saúde”. Participa do Grupo de Trabalho no Conselho Regional de Psicologia intitulado “Infância e Juventude” e do grupo de estudos “Transversalizando”. Foi bolsista de iniciação científica (CNPq).

 

Flávia Cristina Silveira Lemos 

Doutora em História Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.

 

Francidalva Costa 

Psicóloga/UFPA. Atuou no Sistema Único de Assistência Social, na Ilha de Marajó/PA.

 

Giovanna Marafon 

Psicóloga, mestre em Educação e Doutora em Psicologia - Estudos da Subjetividade. Realiza pós-Doutorado em Educação pela PUC-Rio, vinculada ao Grupo de Pesquisa Educação e Mídia - GRUPEM. Integra também o Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura, da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

 

Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto 

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tutora do PET - Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Grupo de extensão Estação Psi com ações em análise institucional e formação em psicologia no contexto de políticas públicas juvenis, educação e saúde coletiva; desenvolvendo atividades com as Faculdades de Educação e Direito no Núcleo de Extensão e Pesquisa do Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes em Conflito com a Lei(PIPA). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição - LELIC-UFRGS.

 

Gustavo Ferreira Queiroz 

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Pará. Têm interesse pelas áreas de Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Educação Popular, Produção de Subjetividades e Psicologia Social.

 

Hebe Signorini Gonçalves 

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre (1993) e Doutora (2001) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro associado do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) e professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia Jurídica.

 

 

Isabela Venturoza de Oliveira 

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo – PPGAS/USP. Possui licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FFC/UNESP (2011). Atualmente integra o Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença da USP e colabora com o Observatório de Segurança Pública da UNESP. Contato: i.venturoza@gmail.com

 

Izabela Nayara da Silva Lins 

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará desde 2012. Foi bolsista de iniciação científica com bolsa do CNPQ. Integra o grupo Transversalizando.

 

Joana D’Arc Teixeira 

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília.

 

Juliana de Castro Nogueira Ribeiro 

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Professora no ensino superior privado, em Macapa/AP. Integrante do grupo de estudos Transversalizando.

 

Kely Cristina Magalhães Decotelli 

Professora substituta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Faperj nota 10). E-mail: kelydecotelli@gmail.com

 

Luís Antônio Francisco de Souza 

Professor Doutor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de Marília. É livre-docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp. É coordenador científico do Observatório de Segurança Pública (OSP), do Observatório da Condição Juvenil (OCJovem), do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e do Grupo de Estudos da Condição Juvenil (Gejuve). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Observatório de Segurança Pública. Foi chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2012). Atualmente é também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília.

 

Luzia da Poça Sousa 

Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará – IFCH/UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando/UFPA. Investiga temas relacionados ao encarceramento feminino, Psicologia e Políticas Públicas, e Direitos Humanos na Amazônia.

 

Marcelo de Almeida Ferreri 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1992), mestrado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia e professor permanente do Núcleo de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, práticas psicológicas, assistência infantojuvenil, direitos da infância e juventude.

 

Maria Cristina Vicentim

 Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia Social. Professora da graduação e pós-graduação em Psicologia/PUC-SP. Atua com o tema saúde mental, judicialização e direitos.

 

Maria Helena Zamora 

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio em 1999. É professora da graduação em Psicologia da PUC-Rio desde 2000 e da Pós-Graduação a partir de 2012. Professora convidada da National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society, com sede em Indiana, USA, em 2011. Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS, da PUC-Rio) desde 2006. Em 2010, foi Coordenadora Adjunta do ProUnir, Protagonismo Universitário e Empoderamento Profissional, em convênio com a SEPPIR e consultora do projeto em 2011. Foi docente do Mestrado em Psicologia Social na UNIVERSO entre 04/2010 e 08/2012. É sócia da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Membro do GT “Psicologia Comunitária” da ANPEPP desde 2012. É membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais. É membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2012. Foi colaboradora do CRP-5 (Conselho Estadual de Psicologia) em 2009 e 2010.

 

Maria Lívia do Nascimento 

Professora titular dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

 

Mauricio Rodrigues de Souza 

Doutor em Psicologia (2007) pela Universidade de São Paulo, realizou estágio de Pós-Doutoramento em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É autor do livro “A Igreja em Movimento: catolicismo carismático e identidades religiosas na Amazônia” (São Paulo: Letras à Margem, 2007) e de capítulos e artigos publicados em livros e periódicos no Brasil e no exterior. Exerce atualmente o cargo de Professor Adjunto IV no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará e atua como líder do grupo Psicanálise, Conflito e Cultura (UFPA), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

 

Nathália Dourado Frazão Costa 

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Psicologia, na linha Psicologia, Sociedade e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UFPA. Dissertação relacionada à Educação Infantil em documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Integrante do Fórum Paraense de Combate à Medicalização da Educação e Sociedade. Jornalista também pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Trabalho Infância e Juventude, do Conselho Regional de Psicologia 10º.

 

Patrícia Félix 

Graduanda em Psicologia/UFPA. Foi bolsista FAPESPA de iniciação científica. Integrante do Transversalizando.

 

Pedro Paulo Freire Piani

Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPA. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007) com bolsa da Fundação Ford. Atualmente é coordenador acadêmico do Hospital Universitário João de Barros Barreto desde setembro de 2013. É coordenador para a Região Norte da Associação Brasileira de Pesquisadoras(es) pela Justiça Social (ABRAPPS). Diretor ad-hoc do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES).

 

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho 

Possui Graduação em Psicologia (UFF), Especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo as funções de Diretor Adjunto de Extensão do Instituto de Psicologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atuou como conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça, bem como coordenou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Foi professor visitante da Universidad de la Republica, pelo convênio CAPES-UdelaR.

 

Rafael Coelho Rodrigues 

Psicólogo/UFF. Mestre em Psicologia/UFF. Doutor em Psicologia/UFF.

 

Rosângela Teixeira Gonçalves 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília.

 

Thais de Souza Nogueira 

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Menstranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando. Membro do Grupo de Trabalho sobre Infância e Juventude do Conselho Regional de Psicologia - CRP10. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2011/2012 e 2012/2013.