Capa do livro: CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA:<BR>formação estética do ser humano

CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA:
formação estética do ser humano

Autores: Angel Pino - Luciane Maria Schlindwein - Adair de Aguiar Neitzel

       Foi com muito prazer que li o livro organizado pelos colegas Angel Pino, Luciane Maria Schlindwein e Adair de Aguiar Neitzel, que apresenta as pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa: Cultura, Escola e Educação Criadora. No momento em que as discussões sobre formação de professores ocupam um papel central nas políticas públicas educacionais e no contexto da produção acadêmica na área da Educação, os colegas trazem contribuições valiosas para pensar essa formação para além do modo tradicional em que essa é tratada. Apresentar a formação estética como uma alternativa possível e capaz de transformar efetivamente a maneira como professor se relaciona com a cultura e o conhecimento escolar é, sem dúvida, um caminho inovador.

       Além de apresentar as questões relativas à formação estética do ser humano com base em um referencial teórico sólido e consistente, os autores conseguem estabelecer uma relação com as práticas educativas com muita propriedade. As questões do cotidiano escolar são revisitadas e interrogadas pelos autores à luz da teoria e contribuem para pensar o ensino em uma perspectiva que promova efetivamente uma transformação na ação do professor. Um aspecto muito interessante destacado pelos autores refere-se à formação da pessoa do professor, compreendendo a formação docente como um processo complexo e diverso que envolve, ao mesmo tempo, o desenvolvimento e a estruturação da pessoa em relação a sua profissão. O professor, assim, é considerado nas suas várias dimensões e alguém responsável por organizar possibilidades de contato com a cultura que leve em conta os aspectos sensíveis da percepção humana.

     Outro aspecto que merece destaque na obra em pauta é o fato dos autores tomarem como objeto de discussão e teorização a prática de ensino ou o estágio realizado pelos estudantes do curso de Pedagogia. Sabemos como esse momento da formação é, historicamente, na instituição universitária, desvalorizado ou tratado como menos importante em relação aos fundamentos teóricos dessa mesma formação. Focalizar a prática de ensino e produzir conhecimento teórico sobre esse momento da formação é, de certa forma, valorizar o trabalho docente, não em uma perspectiva empírica ou pragmática, mas construindo pontes na relação teoria e prática.

      Tenho certeza de que essa obra tem muito a contribuir na discussão sobre formação de professores, bem como na interlocução necessária entre a Educação e outras áreas do conhecimento, como no caso a Psicologia. É um livro que certamente vai interessar aos professores em geral e, especialmente, aqueles que atuam nessas duas áreas!


Diana Carvalho de Carvalho

(professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC)

Impresso
de R$ 72,42 por
R$ 63,86
Digital
de R$ 72,42 por
R$ 50,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-004-3
DOI: 10.24824/978858042004.3
Ano de edição: 2010
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CULTURA, ESCOLA E EDUCAÇÃO CRIADORA:<BR>formação estética do ser humano

ADAIR DE AGUIAR NEITZEL

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente faz parte do corpo docente permanente do Programa de Mestrado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora Institucional do PIBID/2010 e do Projeto de Formação de Leitores ContArte - contadores de histórias da UNIVALI. Participa como membro do comitê editorial da revista Contrapontos (UNIVALI) e Mafuá (UFSC). Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Formação estética e Formação de professores. É autora dos livros Mulheres Rosianas: percurso pelo Grande Sertão: veredas (Editora da UFSC e UNIVALI, 2004), O jogo das construções hipertextuais (Editora da UFSC e UNIVALI, 2009), além de organizadora de outros livros, como o mais recente:  Leitura e produção em meio digital (Editora da UFSC, 2010)

 

ANGEL PINO SIRGADO

Doutor em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Livre-Docente em Psicologia Educacional pela UNICAMP. Professor e pesquisador na Graduação e Pós-Graduação na FE/UNICAMP (aposentado) e professor pesquisador no Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Suas pesquisas se centram na Área de Psicologia Educacional na perspectiva da Psicologia histórico-cultural (antiga psicologia soviética), em desenvolvimento humano, cultura e semiótica, criação imaginária e estética. Autor do livro: As Marcas do Humano. Às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski (Editora Cortez, 2005).

 

LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento estético de professores e alunos, prática de ensino, formação de professores e psicologia histórico-cultural. É organizadora de diversos livros, entre eles Estética e Pesquisa na Formação de Professores (Editora UNIVALI e Maria do Cais, 2006).