Capa do livro: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:<br>da sustentação do enigma à construção do saber

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:
da sustentação do enigma à construção do saber

Autores: Gláucia Pinheiro

Por Ulisses Belleigoli – Jornalista, Contador de Histórias, Psicanalista – Membro do Ato Freudiano Escola de Psicanálise de Juiz de Fora

A interlocução entre Psicanálise e Educação remonta aos trabalhos originais de Freud, que já se ocupava em tentar estabelecer um laço entre esses campos do saber. Depois de mais de um século, essa aproximação parece ser ainda mais valiosa, tanto para educadores, quanto para psicanalistas, pois as indagações sobre a economia psíquica das crianças e dos adolescentes são uma demanda constante na clínica e na escola.

No entanto, ainda assim, poucos se arriscam a mexer nesse vespeiro. Afinal de contas, a sexualidade infantil e o saber inconsciente – que são elementos básicos nessa investigação – ainda são fonte de embaraços e rechaços na sociedade contemporânea. Eis o motivo pelo qual o texto de Gláucia Pinheiro é tão precioso.

Os questionamentos propostos aqui não estão arquitetados conforme manda o saber acadêmico. Antes, seguem a lógica de um sujeito. Como no desfiar (ou no enrolar) de um novelo, vemos a autora – atravessada por um discurso – colocar-se corajosamente diante de perguntas que inquietam professores e analistas. E é isso o que nos inspira a seguir com ela a cada página. Este livro equilibra-se sobre o sempre desafiador lugar do enigma: é efeito e, ao mesmo tempo, é busca.

“Aprender é construir, é poder operar com o saber que falta e inventá-lo”,  ensina-nos Gláucia. Estas páginas, forjadas da liga entre teoria e experiência, ilustram bem essa relação entre a falta e a invenção. No decorrer da leitura, testemunha-se um aprendizado que se constrói de angústias, de entusiasmo e – por que não? – de poesia.

Por fim, entre as tantas incertezas que serão fundadas, há decerto uma garantia: algumas ilusões cairão por terra. Porém, dos vazios inaugurados, surgirão “novas possibilidades de escuta”. Essa é a aposta.

Impresso
de R$ 46,68 por
R$ 40,68
Digital
de R$ 46,68 por
R$ 32,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0204-7
DOI: 10.24824/978854440204.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:<br>da sustentação do enigma à construção do saber

Gláucia Pinheiro

Nasceu na pequena cidade de Guarani, no interior do estado de Minas Gerais, onde trilhou seus primeiros passos no magistério. Ainda no curso de magistério foi apresentada, de forma breve, a alguns conceitos psicanalíticos, à invenção freudiana, e foi tomada pelo desejo de cursar Psicologia. Graduou-se em Psicologia pelo CES/JF – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, em 2000. Na graduação encontrou-se de fato com a Psicanálise e prosseguiu seu caminho profissional na Clínica Psicanalítica. Em 2004 tornou-se Membro do Ato Freudiano – Escola de Psicanálise de Juiz de Fora. O reencontro com a Educação e a docência se dá no endereçamento ao Mestrado. Mestre em Educação pela PPGE/UFJF, em 2011 e hoje docente na Graduação de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora e na Pós-graduação em Psicopedagogia na FAFIMA, ambas em Macaé/RJ onde também e exerce sua clínica psicanalítica.