Autores: Thiago Ingrassia Pereira
Muitas publicações e resultados de pesquisa vêm sendo divulgados sobre a Universidade brasileira diante dos novos contextos sociais e de políticas públicas, que buscam a democratização do acesso à educação superior. A publicação da Tese de doutoramento de Thiago Ingrassia Pereira é um exemplo disso. É uma pesquisa que vem para contribuir com esse debate, principalmente na busca de alternativas diante do desafio de reinventar a universidade pública brasileira.
Prof. Dr. Jaime José Zitkoski
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mounier escreveu: “Uma tese é, a meus olhos, uma obra humana, muito mais do que um trabalho acadêmico”. E sendo que uma Sorbonne desvinculada da realidade não lhe permitia a tese que ele assim visava, abandonou a universidade, renunciando ao doutorado e à filosofia, e foi lutar por uma revolução personalista e comunitária. O autor deste livro, ao se perguntar como fazer de uma universidade pública uma universidade popular, está tendo uma coerência semelhante à de Mounier, mas também de Anísio Teixeira, que, ao pensar, com seus pares, a Universidade de Brasília, queria que a mesma não fosse de novo “uma universidade de mentira”, elitista e com marca de modelo importado. Esta marca histórica, que o Anísio identificava como endêmica na universidade brasileira, o Thiago também a confirma, em sua pesquisa. Cabe lembrar que outro grande mestre, Ernani M. Fiori, cujo centenário de nascimento comemoramos neste ano, também lutou por uma universidade que fosse “do povo”.
Prof. Dr. Balduino Antonio Andreola
Programa de Pós-Graduação em Educação
Unilasalle
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0294-8
DOI: 10.24824/978854440294.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Thiago Ingrassia Pereira
É Professor Adjunto da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim – RS. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro fundador da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e do Sindicato dos Docentes da UFFS (SINDUFFS/ANDES-SN). Desenvolve pesquisas e atividades de extensão universitária sobre Metodologia de Ensino em Ciências Sociais e Educação Popular.