Capa do livro: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Autores: Silvio Cesar Nunes Militão - Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi - Andréia Nunes Militão - Marcos Vinicius Francisco - Márcia Regina Canhoto de Lima

A presente coletânea foi construída a partir de um evento realizado em 2013 na Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP, Campus de Presidente Prudente, com a temática “A atualidade de Paulo Freire”. O evento supracitado contou com aprovação do Ministério da Educação, como parte das comemorações de 50 anos da histórica e rica experiência de Angicos/Rio Grande do Norte, onde pela primeira vez se aplicou em larga escala o Método Paulo Freire. Pareceu-nos essencial, mais do que simplesmente celebrar este momento histórico, mostrar o quanto o pensamento do “Patrono da Educação Brasileira” tem a contribuir para o avanço educacional, cultural e social no tempo presente. Paulo Freire, no seu livro mais conhecido, intitulado “Pedagogia do Oprimido”, escrito em 1968, afirma: “Mais uma vez os homens, desafiados pela dramaticidade da hora atual, se propõem, a si mesmos, como problema. [...] O problema de sua humanização, apesar de sempre dever haver sido, de um ponto de vista axiológico, o seu problema central, assume, hoje, caráter de preocupação ineludível.” Podemos afirmar que vivemos atualmente momento semelhante e que o trecho supranarrado de Paulo Freire também se aplica à perfeição aos dias de hoje. E, tanto quanto naquela época, a radical (no sentido de busca da raiz) reflexão filosófica, educacional e social de Paulo Freire tem enorme contribuição a todas as pessoas para “o problema de sua humanização”. É disto que este  livro, com contribuição de autores de projeção internacional,  fala: da crise civilizacional que atravessamos, crise esta cuja superação exige novas respostas, respostas estas que o pensamento de Paulo Freire ajuda muitíssimo a elaborar.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0255-9
DOI: 10.24824/978854440255.9
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

SILVIO CESAR NUNES MILITÃO

Silvio Cesar Nunes Militão é Doutor (2007) e Mestre (2003) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília – SP. Licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2000) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) da FCT/UNESP.

CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI 

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi é doutor em Educação pela USP e professor titular da Unesp na área de Educação. Autor de dezenas de artigos científicos e de vários livros, entre os quais se destacam "Escola Nova" (Editora Ática) e "Uma outra Escola é possível!" (Editora Mercado das Letras). Orientou 26 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica, especialização e extensão universitária. Ministra, na pós-graduação, disciplina sobre a pedagogia de Paulo Freire. 

ANDRÉIA NUNES MILITÃO 

Andréia Nunes Militão possui Licenciatura e Bacharelado em História (1998) e Mestrado em História e Cultura Social (2001), ambas as titulações foram obtidas pela UNESP/Franca. É licenciada em Pedagogia (2011) e atualmente está em fase de conclusão de seu doutoramento na área de Educação pela UNESP de Presidente Prudente. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política Pública Educacional, Gestão Educacional e Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar (GPFOPE) da FCT/UNESP. Atuou como professora na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental por mais de uma década na rede pública municipal de São José do Rio Preto. Nesse período foi diretora da APEOESP e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Rio Preto e Região. 

MARCOS VINICIUS FRANCISCO 

Marcos Vinicius Francisco é licenciado pleno em Educação Física, mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atualmente encontra-se em estágio de pós-doutoramento junto à Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) com financiamento da CAPES. 

MÁRCIA REGINA CANHOTO DE LIMA 

Pós-Doutora (2012) pela Faculdade de Ciências Sociais do Departamento de Sociologia da Universidade de Salamanca na Espanha. Doutora (2006) e Mestre (2002) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Marília – SP. Graduada em Educação Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente, (FCT/UNESP/PP), (1989). Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Gestão Educacional e, atualmente, tem como tema de estudo e investigação: a Educação Física escolar, com ênfase na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, abordando principalmente os seguintes elementos: culturas infantis e culturas juvenis: brincadeira, jogos, cultura lúdica e cultura corporal de movimento. Coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Ludicidade, Infância e Juventude (CEPELIJ) e é Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal, Saberes e Fazeres.