Capa do livro: INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DA ESCRITA

INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DA ESCRITA

Autores: Ana Chrystina Mignot - Carmen Sanches Sampaio - Maria da Conceição Passeggi

O diálogo promovido pela cooperação acadêmica, desenvolvida entre redes de pesquisa da América Latina, Europa e América do Norte, tem possibilitado, nos últimos anos, reflexões e publicações coletivas, que marcam a cada ano os avanços do movimento (auto)biográfico internacional e os modos próprios como as grandes áreas de conhecimento – Educação, História, Literatura, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Antropologia – tratam e se apropriam do (auto)biográfico.

Os livros que integram a Coleção Modos de viver, narrar e guardar aprofundam, do ponto de vista epistemológico e teórico-metodológico, aspectos vinculados a diversidades e temporalidades de espaços biográficos e autobiográficos, relacionando-os às formas como o adulto, o jovem e a criança que conta sua história mobilizam memórias e projetos existenciais, de formação, de inserção social, profissional na interface entre resistência, assujeitamento e empoderamento.

A Coleção Modos de viver, narrar e guardar privilegia, numa perspectiva tridimensional, as pesquisas que exploram o extenso e intenso universo de fontes biográficas e autobiográficas, para investigar modos de viver e de narrar com destaque para novas entradas nos espaços virtuais, no mundo da infância, das escritas de resistência e empoderamento, com vistas às múltiplas formas de preservar e de guardar o vivido.

 

 

 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0189-7
DOI: 10.24824/978854440189.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 338
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DA ESCRITA

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Ana Chrystina Mignot

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluiu o Doutorado em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autora de livros, organizadora e coorganizadora de várias coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, na Argentina, em Portugal, na Itália, na França e na Espanha, especialmente sobre instituições e experiências pedagógicas inovadoras, a presença das mulheres nas mudanças educacionais, arquivos pessoais e práticas de escrita autobiográfica. Foi curadora de exposições sobre a escrita ordinária em importantes espaços culturais, como Vila Penteado (São Paulo), Galeria Gustavo Schnoor (Rio de Janeiro) e Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Niterói). Atualmente é Coordenadora de Projetos Especiais da Faculdade de Educação, Membro do Conselho Universitário e do Conselho Consultivo da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pesquisadora do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ.

Carmen Sanches Sampaio

Doutora em Educação pela FE/UNICAMP, com estágio de doutoramento na Universidade de Buenos Aires. Professora Associada da Escola de Educação/UNIRIO. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO e o sub-projeto Educação Infantil/PIBID/UNIRIO/CAPES. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas: Práticas Educativas e Cotidiano (NEPPEC/UNIRIO) e à Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede FORMAD).  Investiga temas relacionados a formação docente; alfabetização; educação infantil; cotidiano escolar. Co-coordenadora da Coleção (Com)Textos da Educação, publicada pela Rovelle/RJ. Dentre as publicações destaca-se o livro Alfabetização e Formação de Professores, WAK editora/RJ.

Maria da Conceição Passeggi

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Linguística, com pós-doutorado em Educação (Université de Nantes; PUCRS; Université de Paris 13). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade (GRIFARS-UFRN-CNPq). É membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPED); do Conselho Editorial da EDUFRN; da Revista Educação em Questão; Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA-UFMG). Coordena com Christine Delory-Momberger (Paris 13) e Elizeu Clementino de Souza (UNEB) três coleções sobre a pesquisa (auto)biográfica, uma no Brasil (EDUFRN), outra na França (Paris: Téraèdre; L'Harmattan); e uma na Argentina (FFyL; CLACSO) dirigida por Daniel Suárez. Suas pesquisas focalizam o processo de biografização como fenômeno antropológico, método de pesquisa e dispositivo de formação e tematizam a reflexividade autobiográfica na criança, no jovem e no adulto como disposição humana, constitutiva da subjetividade. Pesquisadora produtividade do CNPq.

SOBRE OS AUTORES:

Andréa Borges de Medeiros

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993). Tem especialização em Alfabetização e Linguagem (1997), mestrado (2001) e doutorado (2011) em Educação concluídos na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG pelo Programa de Pós-Graduação em Educação /PPGE-FACED. É Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal José Calil Ahouagi (rede pública de ensino de Juiz de Fora) e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente exerce a função de Supervisora do PNAIC - Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa/Núcleo Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, História e Pedagogia. Infância, memória, relações étnico-raciais, cotidiano e práticas escolares são seus temas privilegiados de investigação. É pesquisadora da escola de educação básica vinculada ao Grupo de Pesquisa Cronos (História Ensinada, Memória e Saberes Escolares)/ FACED-UFJF, coordenado pela Profª Drª Sonia Regina Miranda.

Andrés Klaus Runge Pena

Licenciado en Educación: Inglés-Español de la Universidad de Antioquia, Doctor en Ciencia de la Educación de la Universidad Libre de Berlín, Estudiante del Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO). Profesor de Pedagogía y Antropología Pedagógica y Tradiciones y Paradigmas de la Pedagogía de la Universidad de Antioquia, Docente y Asesor en la Maestría y el Doctorado en Educación de la U. de A., profesor invitado del Doctorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud CINDE - Universidad de Manizales y Coordinador del Grupo de Investigación sobre Formación y Antropología Pedagógica e Histórica.

Aristeo Gonçalves Leite Filho

Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Infância (DEDI) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do curso de Pós-graduação em Educação Infantil da PUC/Rio. Diretor da escola Oga Mitá/RJ. Conselheiro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Coordenador da Coordenação de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação da UERJ. Coordenador do subprojeto Pedagogia/Educação Infantil do PIBID - UERJ/CAPES. Membro da Comissão Municipal da cidade do Rio de Janeiro de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Como professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF atua no campo de confluência Estudos do Cotidiano da Educação Popular. É membro da equipe de pesquisadoras do GRUPALFA - Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos e Alunas das Classes Populares, desde 1988 e coordenadora do GEPEMC - Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Memória e Cotidiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professores, cotidiano e prática pedagógica.

Catarina Tomás

Socióloga. Doutorada em Estudos da Criança (Sociologia da Infância) pela Universidade do Minho, Portugal. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho. Autora de várias publicações nacionais e internacionais nas áreas dos direitos da criança, com especial enfoque na participação das crianças (escola, orçamentos participativos), na sociologia da infância e educação de infância. Membro do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, da European Network of Masters on Children’s Rights e da Mediterranean Network on Children’s Rights. Atualmente coordena o Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.

Ecleide Cunico Furlanetto

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação  em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem e Formação. Desenvolve pesquisas e projetos a respeito de narrativas de atores educacionais; formação de profissionais da Educação; trajetórias de formação e pesquisa (auto)biográfica.

Gilvete de Lima Gabriel

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é docente da Universidade Federal de Roraima.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima (GEPAIIRR); é membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (Biograph) e faz parte da diretoria, exercendo o cargo de fiscal suplente; é sócia da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação - ANNHIVIF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa autobiográfica, formação de professor, educação infantil, docência e formação continuada.

José González-Monteagudo

Doctor en Pedagogía y profesor titular de la Facultad de Educación de la Universidad de Sevilla (España). Premio Nacional de Investigación Educativa y Premio Extraordinario de Doctorado. Ha sido profesor invitado e investigador - trabajando en español, inglés, francés e italiano - en universidades de Alemania, Colombia, Dinamarca, Egipto, Francia, Italia, México, Reino Unido y República Dominicana. Pertenece a las asociaciones francófona (ASIHVIF), anglófona (ESREA) y brasileña (BIOgraph) de investigación y formación con foco en historias de vida. Ha participado en varios proyectos europeos de investigación. Ha publicado en diferentes lenguas, sobre teorías educativas contemporáneas, educación de adultos, diversidad cultural, migraciones, investigación cualitativa, etnografía, metodologías biográficas en formación e investigación, estudiantes internacionales y estudiantes no tradicionales.

Juri Meda

Investigador en el Departamento de Ciencias de la Educación, del Patrimonio Cultural y del Turismo de la Universidad de Macerata, donde es profesor de Historia de la escuela y de las instituciones educativas. Es miembro de la junta directiva del Centro di documentazione e ricerca sulla storia del libro scolastico e della letteratura per l'infanzia de la Universidad de Macerata y del consejo editorial de la rivista cientifica internacional History of Education & Children's Literature. Es curador de las colecciones del Museo de la escuela “Paolo e Ornella Ricca” de Macerata. Publicó numerosos estudios sobre los procesos de nacionalización de la infancia en la Época Contemporánea, utilizando como fuentes los periódicos destinados al público infantil, los juguetes, las expresiones graficas infantiles (escritas y dibujadas); desde hace ya tiempo sus investigaciones se orientan hacia el patrimonio histórico-educativo, la cultura material de la escuela y la historia de los procesos económicos relacionados con el desarrollo de la escolarización de masas. Editó con Davide Montino y Roberto Sani el volumen School Exercise Books. A Complex Source for a History of the Approach to Schooling and Education in the 19th and 20th Centuries (2010) y con Ana Badanelli el volumen La historia de la cultura escolar en Italia y en Espana: balance y perspectivas (2013).

Ligia Maria Leão de Aquino

Professora adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) e do Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Bolsa de PROCIÊNCIA/UERJ (2012/2015), Jovem Cientista de Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015). É vice-coordenadora do PROPEd (2012-2015). Lidera o grupo de pesquisa Infância e Saber Docente (CNPq). Atua na coordenação do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão/UERJ(NEI:P&E) e integra a equipe do Ateliê de Infância e Filosofia/UERJ (ATIF). É Membro do Comitê Científico, pelo GT7, da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, políticas públicas e formação de professores.

Luciane De Conti

Professora Adjunta do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Narrativa, Cultura e Desenvolvimento. Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche na Université de Nantes, França. As pesquisas realizadas apresentam interface com as áreas de Psicanálise, Saúde Mental, Assistência Social e Educação,  atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, processos de subjetivação, sofrimento psíquico na infância e dispositivos clínicos em situações de vulnerabilidade social.

Luisa Maria Delgado de Carvalho

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Substituta da Faculdade de Educação UERJ (2013-2014). É assessora pedagógica da Associação Creche Viva (Comunidade da Rocinha). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987). Especialista em Educação Infantil (PUC-2001). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, família e creche, relacionamento, afetividade e instituições infantis.

Maria Helena Camara Bastos

Possui graduação em História (UFRGS, 1972). Mestrado em Educação/Planejamento da Educação (UFRGS, 1984). Doutorado em Educação/História e Filosofia da Educação (USP, 1994). Pós-doutorado no Service d'histoire de l'éducation/SHE-INRP (2000, 2010). Professora Titular em História da Educação – UFRGS (1995). Professora visitante do Institut National de Recherche Pedagogique (1996 e 2005). Atualmente é professora da Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Editora da revista História da Educação/ASPHE. Coordenadora do GT História da Educação da ANPEd (2013-2015). Autora de inúmeros livros, artigos e coorganizadora de coletâneas, sendo as mais recentes:   O curso de Lourenço Filho na Escola Normal do Ceará (1922-1923): as normalistas e a pedagogia da Escola Nova (2009); Manual para os Jardins de Infância Ligeira compilação pelo Dr. Menezes Vieira (1882) (2011); Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008) (2013).

Maria João Mogarro

Professora associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutorada em Ciências da Educação – História da Educação e em Pedagogia – Formação de Professores. Coordenou o projecto "Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas", financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal). Foi coordenadora da secção de História da Educação da SPCE (Portugal). É autora de livros e artigos em revistas especializadas internacionais. É membro de várias associações científicas, em que se destaca a rede SPICAE e participa e organiza regularmente eventos científicos, como os congressos luso-brasileiros e os encontros ibéricos.

Maria do Rosário Longo Mortatti

Professora Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista. Licenciada em Letras (1975) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara-SP. Mestre em Educação (1987) e Doutora em Educação (1991), pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas-SP. Livre-Docente em Metodologia da Alfabetização (1997) pela UNESP. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília. Foi professora e orientadora (1993-1999) no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis; e professora de língua portuguesa e literatura, na rede pública de ensino paulista (1976-1991). É coordenadora do GPHELLB - Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, criado em 1994. Foi Presidente da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização, no biênio 2012-2014.

Maria Teresa Santos Cunha

Professora Associada do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Pós-Graduação em História do Tempo Presente (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Laboratório de Patrimônio Cultural (LABPAC - UDESC). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil. Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Perspectiva (UFSC), Cadernos de História da Educação (UFU/MG), Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), Esboços (UFSC), Montagem (Centro Universitário Moura Lacerda/Rib.Preto/SP), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS), Revista Ágora (UFSC), Revista Mariasepedros (UFAM/AM), Revista Conjectura (UCS/RS), Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA) e Patrimônio e Memória (UNESP/Assis/SP).