Autores: Nájela Tavares Ujiie - Rosana Beatriz Ansai (Orgs.)
O livro Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: ação integrativa e definição de contornos teórico-práticosé resultado de uma trajetória de ressignificação do estágio como campo de conhecimento, junto ao curso de Pedagogia e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE). Uma ação educativa que teve por prerrogativa maximizar a profissionalização docente dos acadêmicos-estagiários, junto ao universo real do campo de atuação docente: a escola.
A obra apresentada é uma coletânea de onze capítulos organizados em duas partes que constituem um todo articulado. A parte 1, denominada O Estágio Supervisionado na Pedagogia: análises e ponderações dos docentes do curso, é composta por seis capítulos, os quais têm por foco conceituar o estágio curricular do curso de Pedagogia em sua configuração e status de importância, como área do conhecimento e do saber, bem como em suas diferentes modalidades. A parte 2 intitula-se O Estágio Supervisionado na Pedagogia: interpretações, vivências e relatos reflexivos, e se compõe por cinco capítulos direcionados à ação experiencial dos estágios de acadêmicos do curso de Pedagogia em coautoria com os docentes orientadores/supervisores das diferentes modalidades de estágio, mas primando pelo respeito à ótica do acadêmico-estagiário.
O livro em si é um constructo coletivo de significados e significâncias forjado no espaço-tempo do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, aberto à leitura, à discussão e à ressignificação, como o conhecimento e o saber em seu fluxo contínuo. Boa leitura a todos!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0118-7
DOI: 10.24824/978854440118.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Débora Passos Guimarães
Pedagoga e Especialista em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como acadêmica bolsista em 2010-2012 e atualmente é supervisora bolsista do subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de União da Vitória-PR e Porto Vitória-PR.
EvenMarila B. Zwierzykowski
Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Especialista em Interdisciplinaridade e Abordagens Ludopedagógicas, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de Mallet-PR.
Franciele Clara Peloso
Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente efetiva do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Núcleo de Estudos Freirianos de Investigação e Ação Social (NEFIAS) pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.
Kelen dos Santos Junges
Pedagoga. Especialista em Pré-Escola e Séries Iniciais. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV) e docente do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais na Formação de Professores (PEFOP), ambos vinculados ao CNPq. 174
Lauriana Rubbo
Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Professora do Curso de Formação de Docentes, da Rede Estadual de Porto União-SC.
Liriane Castro
Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG). Professora atuante na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
Líris Rosalina Kröni Guerra
Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV).
Nájela Tavares Ujiie
Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Colegiado de Pedagogia e Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso, desde 2012, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/ FAFIUV). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Práxis Educativa Infantil: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil” (GEPPEI) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), ambos vinculados ao CNPq.
Michelly Fink
Pedagoga e Psicopedagoga Institucional pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como acadêmica bolsista em 2010-2011 e atualmente é Supervisora Bolsista do Subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Municipal de União da Vitória-PR.
Rosana Beatriz Ansai
Pedagoga. Especialista em Fundamentos da Educação. Mestre em Educação. Orientadora Educacional da E.E.B. Prof. Balduíno Cardoso. Coordenadora e professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e líder do Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores (NEFIPP), vinculado ao CNPq. Coordenadora do Subprojeto Mão Amiga, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).
Roseli Vergopolan
Pedagoga. Bióloga. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais. Mestre em Educação, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Supervisora Bolsista do Subprojeto Mão Amiga (PIBID/CAPES). Professora dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, junto à Rede Pública Municipal de União da Vitória-PR. Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.
Sandra Salete de Camargo Silva
Pedagoga. Advogada. Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Direito e Inclusão (NEPEDIN), vinculado ao CNPq.
Simone Luiza Kovalczuk
Graduada em Letras Português-Inglês, Especialista em Estudos Literários e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Formada no Magistério, pela Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso. Participou como acadêmica bolsista do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu (USF/SETI), em 2009-2010. Atualmente é professora de Arte e Literatura e atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, junto à Rede Pública municipal de União da Vitória – PR. Também é acadêmica bolsista do subprojeto Mão Amiga (CAPES/PIBID) desde 2012. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.175 176
Taís de Fátima Correia da Luz
Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR (UNESPAR/FAFIUV). Pós-graduanda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS. Participou como acadêmica bolsista do Projeto Aprendendo com as Dificuldades (USF/SETI), em 2012-2013.