Autores: Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira - Fulvio Torres Flores (Orgs.)
Este livro dá sequência à publicação de artigos artigos escritos pelas alunas e alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco através do Colegiado de Ciências Sociais. Em 2013 foi publicado o primeiro volume e agora, em 2014, conclui-se a publicação neste segundo volume também intitulado Escola do Campo – Espaço de vida e de trabalho: a educação rompendo paradigmas. Com este segundo volume também se objetiva contribuir com o debate sobre as ações do estado e da sociedade civil na implementação da educação destinada às populações do campo.
Os temas nele abordados compreendem questões em vários âmbitos, como saberes educacionais, educação ambiental, sustentabilidade, artes e ciências na sala de aula, analisando a necessidade de se oferecer aos moradores do campo, especialmente crianças e jovens, uma educação plena e contextualizada ao que é importante para o campo.
Os saberes populares precisam ser integrados e valorizados na realidade educacional no e do campo, assim como é urgente ressaltar a luta dos movimentos sociais por um ensino vívido e dinâmico a fim de desconstruir estereótipos injustos e prejudiciais para os povos do campo. Não há dúvida de que na sociedade há lugar para a convivência harmônica entre campo e cidade, pois ambos se complementam, cada qual com sua especificidade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0142-2
DOI: 10.24824/978854440142.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira
É professora do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde atualmente é Pró-Reitora de Extensão. Tem doutorado em desenvolvimento socioambiental pela Universidade Federal do Pará, obtido em 2005, e experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, pedagogia, desenvolvimento sustentável, sociologia e sociologia rural.
Fulvio Torres Flores
É professor do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, na qual também é Editor da Extramuros – Revista de Extensão da UNIVASF e Coordenador do Programa Inglês sem Fronteiras. Tem doutorado em dramaturgia norte-americana pela Universidade de São Paulo, obtido em 2013. Coordenador do projeto de extensão Narravis, que oferece cursos a distância nas áreas de educação, literatura, cinema, filosofia, entre outros.